Ensinar e aprender latim no séc. XXI

  • Fátima Ferreira

Resumo

A aposta crescente a que se tem vindo a assistir recentemente na área das Línguas Clássicas, no Ensino Básico e Secundário em Portugal, requer uma revisão dos conceitos da sua didática específica, que traduza uma síntese entre as práticas do passado e as novas tendências dos métodos pedagógicos. A escola do século XXI necessita de entender o Latim como uma disciplina dinâmica, cuja metodologia de ensino se aproxime da metodologia ativa das línguas modernas, valorizando a oralidade, a compreensão textual, a aquisição de vocabulário e, sobretudo, a consciencialização de que esta disciplina representa um pilar imprescindível para muitas áreas de estudo, contribuindo para a formação integral e integradora dos alunos. A importância que o Latim assume nas Humanidades requer que se atualizem os métodos, nomeadamente a abordagem da gramática e a integração da cultura. Desta forma, o presente artigo pretende constituir uma reflexão acerca das perspetivas atuais do ensino das Línguas Clássicas, analisando, em retrospetiva, algumas opiniões de especialistas e acrescentando algumas sugestões metodológicas.

Palavras-chave

Didática do Latim, Latim, Metodologias de ensino

  • Resumo visualizado = 53 vezes
  • PDF visualizado = 55 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-29
Como Citar
FERREIRA, Fátima. Ensinar e aprender latim no séc. XXI. Boletim de Estudos Clássicos, [S.l.], n. 62, p. 125-137, dez. 2017. ISSN 2183-7260. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/bec/article/view/5013>. Acesso em: 18 jun. 2018.
Secção
Didática