“Mano muito do meu coração…” Reconstituição do arquivo pessoal de D. Francisco de Lemos e transcrição das cartas de seu irmão João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho (1775-1779)

  • Ana Maria Leitão Bandeira Arquivo da Universidade de Coimbra

Resumo

Foi identificada a correspondência familiar recebida por D. Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho, que terá feito parte do seu arquivo pessoal. Entre esse núcleo de correspondência, encontram-se as cartas que lhe foram dirigidas por seu irmão João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho. Estas mesmas cartas são agora apresentadas, em transcrição, sendo feita, primeiramente, a descrição arquivística do fundo documental. As relações de amizade que uniam estes dois irmãos transparecem ao longo de todas as missivas, permitindo-nos conhecer a intimidade familiar e a forma como os assuntos públicos e privados são abordados. No período cronológico em que foram redigidas (1775-1779) D. Francisco de Lemos vivia os primeiros anos da implementação da reforma universitária e exercia, simultaneamente, o cargo de governador do bispado de Coimbra, durante a prisão do bispo D. Miguel da Anunciação.

Palavras-chave

D. Francisco de Lemos; Bispo de Coimbra; Universidade de Coimbra; Arquivo Pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-08-30
Como Citar
BANDEIRA, Ana Maria Leitão. “Mano muito do meu coração…” Reconstituição do arquivo pessoal de D. Francisco de Lemos e transcrição das cartas de seu irmão João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho (1775-1779). Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, [S.l.], v. 30, p. 35-160, ago. 2017. ISSN 2182-7974. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/article/view/4586>. Acesso em: 25 set. 2017.
Secção
Instrumentos de Pesquisa Arquivística