A variação da temperatura do ar, ao longo do percurso Ponte Nova-Ubá - MG (Brasil) nos anos de 2014 e 2015

  • Leonardo Brandão Léo Universidade Federal de Viçosa - UFV

Resumo

No Brasil os estudos climatológicos foram iniciados tardiamente e apenas a partir da década de 1960 foi possível observar a produção de trabalhos na escala regional e local. Dessa maneira, torna-se cada vez mais importante o estudo climático regional que abranja áreas nas quais ainda se mostrem incipientes. Seguindo essa lógica, o presente artigo tem o intuito de compreender a variação térmica do percurso entre os municípios de Ponte Nova à Ubá, na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, Brasil. O recorte temporal consiste nos anos de 2014 e 2015. Para a espacialização e posterior interpretação, os dados foram divididos sazonalmente em tabelas e mapas.

Palavras-chave

Temperatura do ar, Variação térmica espacial, Zona da Mata Mineira

  • Resumo visualizado = 6 vezes
  • PDF visualizado = 0 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Brandão Léo, Universidade Federal de Viçosa - UFV
Bolsista de iniciação científica CNPq do laboratório de Biogeografia e Climatologia BIOCLIMA- UFV, Graduando em Geografia pela mesma instituição - Universidade Federal de Viçosa.
Publicado
2018-07-26
Como Citar
LÉO, Leonardo Brandão. A variação da temperatura do ar, ao longo do percurso Ponte Nova-Ubá - MG (Brasil) nos anos de 2014 e 2015. Cadernos de Geografia, [S.l.], n. 37, p. pp. 55-69, jul. 2018. ISSN 2183-4016. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/view/4087>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Climatologia;Brasil;temperatura