Rota das Emoções

Paisagem Cultural e Turismo no Polo Costa do Delta

  • Vicente de Paula Censi Borges Universidade Federal do Piauí

Resumo

A política de turismo no Brasil, nos últimos 13 anos, foi baseada no objetivo de dinamizar a economia regionalmente através de atividades relacionadas ao turismo, utilizando, basicamente, recursos locais, identidade cultural e paisagem. Desta forma, entre os produtos gerados pela política implementada, destacam-se as novas rotas turísticas. Assim, este artigo trata da influência do turismo na região costeira do Piauí, que faz parte do principal produto turístico da região meio-norte, a Rota das Emoções. Portanto, com base numa metodologia qualitativa, a pesquisa incide na área que compreende os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, que delimitam o território de estudo, denominado "Polo Turístico Costa do Delta". O presente trabalho tem como objetivo destacar o atual cenário de turismo na Rota das Emoções, apresentando influências na paisagem cultural do Polo Turístico da Costa Delta. Inquirida a população residente, os resultados apontam para um impacto negativo no ambiente natural, transformação no modo de vida local e novas perspectivas econômicas para a região costeira do Piauí, que explicam a modelagem das formas de relação entre os sujeitos com a natureza e espaço turístico.

Palavras-chave

Rota das Emoções, Polo Turístico Costa do Delta, Impactos do Turismo, Paisagem Cultural

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Publicado
2018-07-26
Como Citar
BORGES, Vicente de Paula Censi. Rota das Emoções. Cadernos de Geografia, [S.l.], n. 37, p. pp. 81-97, jul. 2018. ISSN 2183-4016. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/view/4502>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Secção
Artigos