Dinamização multifuncional dos centros históricos: propostas a partir dos centros histórico-marítimos da Galiza (Espanha)

  • Inês Gusman GRUPO ANTE (ANALISE TERRITORIAL) - UNIVERSIDADE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Resumo

Para além de serem peças fundamentais da estrutura urbana, os centros históricos são espaços singulares de alto valor simbólico. São espaços diferenciados do restante tecido urbano pelas suas dinâmicas físicas, sociais e funcionais específicas. Guardam vestígios do urbanismo de dif erentes épocas, sendo por isso elementos representativos da memória coletiva de uma população. Quando localizados em zonas costeiras, os Centros Históricos incorporam testemunhos da relação entre o ser humano e o mar e das atividades económicas e sociais por esta geradas. Neste contexto, o presente artigo centra-se na análise das dinâmicas destes espaços que, devido às suas caraterísticas físicas e identitárias, se denominam de “Centros Histórico-Marítimos”. Recorrendo a uma proposta metodológica que, através da contabilização de edifícios dos municípios, permite a seleção das unidades territoriais de estatística oficial mais adequadas à captação das dinâmicas socioeconómicas dos centros históricos. Desenvolveu-se assim uma análise de três casos de estudo na Comunidade Autónoma da Galiza, Espanha - Muros, Baiona e Combarro - e elaborou-se um diagnóstico dos principais desafios territoriais que afetam este tipo de espaços. Com base nos resultados, apresentam-se propostas de linhas de atuação para alcançar a revitalização multifuncional destes centros históricos, baseada na sua dinamização cultural, comercial, residencial e turística.


Dada a necessidade de conhecer as realidades que afetam estes centros propomos uma metodologia multidisciplinar capaz de captar o seu estado em diferentes âmbitos, a partir da realização de três estudos de caso na Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha): Baiona, Combarro e Muros. Como resultado teremos uma metodologia de análise inovadora e transferível para outros territórios, bem como uma caraterização de três modelos diferentes de integração do turismo num centro histórico marítimo. Terminamos o estudo elaborando propostas de atuação adaptadas às necessidades de cada tipologia, e definimos os caminhos comuns para a sustentabilidade da multifuncionalidade desses centros históricos.

Palavras-chave

Centros históricos, Património cultural marítimo, Galiza, Revitalização multifuncional

  • Resumo visualizado = 1 vezes
  • PDF visualizado = 0 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-26
Como Citar
GUSMAN, Inês. Dinamização multifuncional dos centros históricos: propostas a partir dos centros histórico-marítimos da Galiza (Espanha). Cadernos de Geografia, [S.l.], n. 37, p. pp. 99-110, jul. 2018. ISSN 2183-4016. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/view/4540>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Secção
Artigos