A PROPÓSITO DA PÁTERA DE BANDIS ARAVGELENSIS

  • Jorge de Alarcão Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

Na pátera do Museo Nacional de Arte Romano (Mérida) consagrada a Bandis Araugelensis, a figura feminina representada tem sido considerada como a do próprio deus indígena. Isto suscita um problema, visto que, pelos epítetos, Bandis era uma divindade masculina. Sugere-se que a figura não é a do deus, mas a da localidade de Araocelum, representada alegoricamente por figura feminina com coroa turriforme, oferecendo um sacrifício a Bandis.

Palavras-chave

Bandis, pátera romana

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Publicado
2016-12-20
Como Citar
ALARCÃO, Jorge de. A PROPÓSITO DA PÁTERA DE BANDIS ARAVGELENSIS. Conimbriga, [S.l.], v. 55, p. pp. 145-155, dez. 2016. ISSN 1647-8657. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/conimbriga/article/view/5091>. Acesso em: 16 jul. 2018.
Secção
Artigos