O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto usa uma fonte de 12-pontos e as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

Normas de redacção

  1. A Digitar publica originais em português, castelhano, inglês e francês.
  2. O texto deve ser enviado via email (revistadigitar@gmail.com). O formato aceite é exclusivamente word. Não se aceitam artigos em outros formatos, como pdf. O texto deverá estar escrito em Times New Roman, tamanho 12 a espaço e meio.
  3. Deverão ser tidas em consideração as normas ortográficas e gramaticais vigentes em cada língua. Se os autores, quiserem manter uma ortografia antiga, esse desejo deverá ser expresso. Chama-se a atenção para a não utilização de macros e hiperligações, a formatação deverá seguir as seguintes regras: Existência de um espaço após qualquer sinal de pontuação, início de parágrafo não recolhido, sem deixar espaço interlinear em relação ao parágrafo anterior e ao uso do itálico para as palavras escritas em língua diversa da do texto.
  4. O texto deve ser precedido por uma página de rosto com o título do artigo, nome do autor, filiação institucional, email, resumo (máximo dez linhas) e palavras-chave (entre três e cinco) no idioma do texto e em inglês. Quando o texto é assinado por mais de um autor, deve ser expressamente indicado o autor correspondente.
  5. Nas notas infra-paginais deverá utilizar-se numeração contínua apondo o número da nota em superscript. As notas deverão estar em tamanho 10, a um espaço.
  6. A Bibliografia é limitada aos títulos citados e as citações em texto, como a bibliografia, deverão obedecer à norma de HARVARD. Referem-se as seguintes especificidades: Os autores espanhóis arrolam-se pelo penúltimo nome; as obras gerais vêm identificadas pelo apelido do seu editor ou coordenador.
  7. As ilustrações, deverão estar em formato jpg ou tiff, com definição nunca inferior a 400 dpi. Os autores poderão inseri-las no corpo do texto, ou indicar a localização precisa onde estas devem figurar.
  8. A legenda da figura deverá ter o seguinte modelo; Figura 1- Legenda... em letra tamanho 10.
  9. Parte-se do princípio de que o Autor reviu cuidadosamente o que escreveu. A Redação verificará apenas se a formatação foi feita corretamente.
  10. A Revista reserva-se o direito de recusar a publicação de trabalhos ou por falta de qualidade científica do texto ou por falta de qualidade das ilustrações, justificando-o sempre, excetuando os casos de direito de resposta previstos na Lei de Imprensa.
  11. Todos os artigos serão submetidos à avaliação por pares (peer review).
  12. Não serão aceites artigos que não cumpram as presentes Normas.