Investigação arqueobotânica dos sedimentos arqueológicos de Paço dos Lobos da Gama: um arrabalde islâmico da cidade de Évora (séculos XI-XII)

  • Ginevra Coradeschi Laboratório HERCULES, Universidade de Évora, Largo do Marquês de Marialva, n.º 8, 7000, Évora, Portugal CHIDEUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e sociedades
  • Anne-France Mourer Laboratório HERCULES, Universidade de Évora
  • José Rui Santos CHIDEUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e sociedades
  • Gonçalo Lopes Arqueólogo
  • Cristiano Vignola Università ‘La Sapienza’
  • Laura Sadori Università ‘La Sapienza’
  • Cristina Dias Laboratório HERCULES, Universidade de Évora

Resumo

O Paço dos Lobos da Gama é uma residência senhorial do século XVII, construída pela família Lobo da Gama. Situa-se sensivelmente a meio da Rua Serpa Pinto, em Évora. Entre 2008 e 2009 foi alvo de escavações arqueológicas de emergência que se concentraram principalmente no logradouro, atrás do imóvel. Em particular o sector 6 forneceu um conjunto importante de vestígios arqueológicos dos séculos I-II d.C. até ao final da Época Moderna, com especial destaque para o período islâmico. Os macrorestos vegetais, objeto deste estudo provêm exclusivamente de contextos islâmicos que, excetuando uma unidade estratigráfica, pertencem a estruturas negativas. Entre todas, destaca-se uma fossa séptica de onde provêm os sedimentos analisados que se revelaram particularmente ricos em sementes e frutos mineralizados, na maior parte pertencentes a arvores/arbustos de fruto. O estudo destina-se sobretudo à caracterização do uso e consumo de vegetais por parte desta comunidade entre o final do século XI e o princípio do século XII. São também relevantes os aspetos relacionados com a exploração e uso da madeira. As análises estão ainda a decorrer, pelo que serão aqui apresentados somente os resultados preliminares.

Palavras-chave

Arqueobotânica; Macrorestos vegetais; Dieta alimentar; al-Āndalus

  • Resumo visualizado = 21 vezes
  • PDF visualizado = 13 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-03-14
Como Citar
CORADESCHI, Ginevra et al. Investigação arqueobotânica dos sedimentos arqueológicos de Paço dos Lobos da Gama: um arrabalde islâmico da cidade de Évora (séculos XI-XII). digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, [S.l.], n. 4, p. 33-40, mar. 2018. ISSN 2182-844X. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/digitar/article/view/5402>. Acesso em: 17 jul. 2018.
Edição
Secção
Artigos