A Automatização da(s) Biblioteca(s) da Universidade de Coimbra

  • Carla Ferreira Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de informatização da(s) biblioteca(s) da Universidade de Coimbra, liderado pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Apesar de cobrir todo o período que vai desde o momento em que os bibliotecários de Coimbra compreenderam as vantagens que o uso do computador traria às várias operações executadas nas bibliotecas (1964) até à implementação do atual Sistema Integrado de Bibliotecas (2003) utilizado pelas dezenas de bibliotecas da Universidade de Coimbra, este estudo acaba por focar com mais relevo os anos 80 e 90, período em que decorreu o estudo, parametrização e implementação dos primeiros sistemas.
Este estudo é, essencialmente, um trabalho de recolha e de compilação de informação dispersa e confinada apenas ao arquivo interno da BGUC. Com ele pretende-se contribuir para a história da informatização das bibliotecas em Portugal, que ainda se encontra por fazer.
  • Resumo viewed = 26 times
  • PDF viewed = 15 times

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-19
Como Citar
FERREIRA, Carla. A Automatização da(s) Biblioteca(s) da Universidade de Coimbra. Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, [S.l.], v. 45, fev. 2015. ISSN 1647-8436. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/bbuc/article/view/2184>. Acesso em: 18 dez. 2017.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Automatização; Bibliotecas; Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra; Portugal