O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

Guia de Estilo

Extensão dos Artigos

Os artigos devem ter entre 4000 e 7000 palavras (incluindo notas e bibliografia).
Devem incluir um resumo em português e em inglês (c. 100-150 palavras) e uma lista de palavras-chave até um máximo de 5.

Estilo

Os artigos devem seguir o MLA Style-8 (cf. infra, Lista de Referências, algumas alterações feitas à norma).
As referências bibliográficas são feitas parenteticamente no corpo do texto usando o sistema (Autor, Data: Página) de acordo com a bibliografia final do artigo.
Não deve ser usado negrito.
O uso de itálico está reservado para títulos de obras, palavras estrangeiras e palavras que, por qualquer outra razão, devam ser destacadas; não será usado itálico nas citações.

Ordem das partes do artigo:
(a) na página inicial  deve constar o título do artigo, centrado e em maiúsculas;
(b) não deve constar a autoria;
(c) resumo, em português, com 150 a 200 palavras;
(d) palavras-chave (até cinco);
(e) texto do artigo;
(f ) obras citadas, com o título "Referências";
(g) título em inglês;
(h) abstract, com 150 a 200 palavras (serão recusados abstracts produzidos por tradução automática);
(i) keywords (até cinco).

 
Ficheiros de Imagem

BRASÍLIA incentiva o uso de imagens e outro material ilustrativo. Os autores devem obter permissão para usar imagens ou outro material ilustrativo nos seus artigos, que serão publicados em linha em acesso aberto.
Por favor, numere as Figuras sequencialmente e assinale no documento os lugares de inserção: <Inserir Fig. 1>, <Inserir Fig. 2>, etc. Faça upload dos ficheiros de imagem como ficheiros suplementares no momento da submissão do artigo. Se o artigo for aceite, deve ser fornecida uma versão de alta resolução das imagens (300 dpi).


Identidade dos Autores

De modo a facilitar o processo de 'arbitragem cega' não deve ser incluída qualquer identificação do/a autor/a no ficheiro do artigo. Os elementos de identificação são introduzidos apenas nos metadados de registo do autor e do artigo na plataforma OJS.


Citações

Citações com 3 ou menos linhas devem ser incorporadas no corpo do texto.
Citações com 4 ou mais linhas devem ser destacadas do corpo do texto com uma linha de intervalo. A citação deve manter o tamanho de letra e o espaçamento de linhas, sem aspas, e deve ter um recuo de 0,5 cm à esquerda.
A inclusão de palavras estranhas à citação deve ser indicada entre parênteses retos. A omissão de palavras da citação deve ser indicada pela substituição por três pontos, entre parênteses retos.
Relativamente à referência da citação, é utilizado o modelo autor/data. Se a citação não for precedida no corpo do texto pelo nome do autor e título da obra a referência parentética deve ser a seguinte: (Autor, data: número de página). Caso o nome do autor e o título da obra constem no corpo do texto, imediatamente antes da citação, a referência parentética deve incluir apenas o número de página: (número de página).


Notas

As notas são formatadas como notas de rodapé. As notas de rodapé deverão servir para (i) explicar e detalhar um argumento, e para (ii) a citação de textos em língua estrangeira, cuja tradução deve estar no corpo do texto.
Quando a nota visa indicar referências complementares inicie a nota com “Ver” seguida da referência. Exemplo: [1] Ver Campos, 1969; Santiago, 1982.
Quando indica sugestões de comparação bibliográfica, inicie a nota com “Cf.” seguida da referência. Exemplo: [2] Cf. Schwarz, Roberto (1987). “Marco histórico”. Que horas são? São Paulo, Companhia das Letras, pp. 57-66.
As referências nas notas devem seguir o modelo “Autor, data: número de página”, reservando a referência completa para a lista de referências final.
No corpo do texto a inserção do número da nota deve ocorrer após a pontuação, sem espaço. No caso de notas inseridas em texto entre parênteses, o número deve ser inserido antes do fecho do parêntese. 


Lista de Referências

Os artigos devem seguir o MLA Style-8, com duas pequenas adaptações: na lista de obras citadas a data deve surgir imediatamente a seguir ao nome do autor; o apelido do autor deve grafar-se em maiúsculas. Por favor verifique todas as datas, títulos, grafia de nomes, etc. mencionados no artigo.


Livros

APELIDO, Nome (data). Título, Local de edição, Editora.

Exemplo: PINTO, Edith Pimentel (1990). A Gramatiquinha de Mário de Andrade. Texto e contexto, São Paulo, Livraria Duas Cidades.


APELIDO, Nome, e Nome Apelido (data). Título, Local de edição, Editora.

Exemplo: RESENDE, Beatriz, e Ettore Finazzi-Agró, orgs. (2014). Possibilidades da nova escrita literária no Brasil, Rio de Janeiro, Editora Revan.


Quando é listado mais do que um livro pelo mesmo autor, a partir do segundo o apelido e nome são substituídos por travessão:

— (data). Título. Local de edição: Editora.


Capítulos de Livros

APELIDO, Nome (data). “Título do Capítulo.” Título da Obra, Org. Nome do Organizador, Local de edição, Editora, Números de página.

Exemplo: LAFETÁ, João Luiz (2001). “A representação do sujeito lírico na Paulicéia desvairada.Leitura de poesia, Org. Alfredo Bosi, São Paulo, Editora Ática, pp. 51-77.


Artigos em Revista

APELIDO, Nome (data). “Título do Artigo.” Título da Revista e Volume, Número [em numeração árabe], Números de página.

Exemplo: MERQUIOR, José Guilherme (1987). “Sobre a doxa literária.” Colóquio-Letras, n. 100, pp. 7-18.


URLs ou DOI

Incluir no fim da referência a data de acesso [4 nov. 2018], precedida e seguida por ponto final. Concluir com a inclusão do URL ou DOI.

Exemplo: BAPTISTA, Abel Barros (2009). “Ideia de literatura brasileira com propósito cosmopolita”.ABRALIC, 4 nov. 2018. http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/230

[Novembro de 2018]