Debater a Europa, fundada em 2009, é um periódico editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, vinculado ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) e ao Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A Revista tem como finalidade principal analisar, questionar, problematizar e debater temáticas candentes da nossa realidade de hoje, na Europa. Visa, ainda, a criação de um de diálogo imprescindível à maturação da consciência europeia.
A Revista está aberta a colaborações na forma de artigos, recensões críticas, entrevistas, documentos inéditos e publicação de actas de encontros científicos organizados pelos proprietários da Revista.
O número temático pode eventualmente conter uma Vária.
Cada número conterá as principais actividades científico-pedagógicas desenvolvidas em cada semestre pelos proprietários e parceiros da Revista.

Revista electrónica com arbitragem científica. Encontra-se indexada na ERIH PLUS e no Impactum UC.

Processo de Revisão por Pares

Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Taxas para submissão e publicação de textos

A revista Debater a Europa não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.