Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público é a publicação científica do Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, e pretende ocupar um lugar de referência no espaço lusófono e latino-americano, na publicação de artigos e investigações, na área dos Media do Jornalismo, dando particular ênfase aos aspetos relacionados com as suas incidências no espaço público, nos sistemas políticos e na democracia. É um dos pólos privilegiados de divulgação e internacionalização do trabalho da investigação do Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, devendo dar particular atenção ao desenvolvimento de novas linhas de investigação e à promoção do trabalho de novos investigadores. Não cedendo nas questões científicas essenciais, a Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público pretende ser um projeto acessível a um público aberto e interessado pelas questões da comunicação e pela promoção da cultura científica na área das Ciências da Comunicação, do jornalismo e dos media. A Revista privilegiará o suporte digital e afirmar-se-á no espaço internacional priorizando a divulgação dos textos em língua portuguesa. São aceites textos em língua inglesa, francesa e espanhola, devendo estes ser acompanhados também da respectiva tradução em português. O projeto editorial assume o caráter interdisciplinar do próprio centro de investigação em que se integra, O Centro de Investigação Interdisciplinar do Séc. XX, procurando analisar o campo dos media e do jornalismo a partir de várias ferramentas teóricas e metodológicas das Ciências Sociais e Humanas e de outras áreas científicas, que possam contribuir para abertura de novas perspetivas e para o aprofundar do saber no domínio das Ciências da Comunicação. É um dos objetivos da Mediapolis o estabelecimento de parcerias e a criação de projetos com outras publicações e centros de investigação congéneres, visando, simultaneamente: a promoção e a internacionalização dos investigadores e da investigação realizada em língua portuguesa; a divulgação de investigações e textos científicos de referência internacional no espaço lusófono. A Revista tem uma periodicidade semestral.

 

Processo de Revisão por Pares

Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Taxas para submissão e publicação de textos

A revista Mediapolis não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.

ISSN

Eletrónico: 2183-6019

Impresso: 1645-5681