Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro

  • Lars Thøger Christensen University of Southern Denmark
  • Joep Cornelissen VU University Amsterdam

Resumo

A teoria e a prática da comunicação corporativa são habitualmente orientadas por interesses disciplinares para além dos do campo da comunicação organizacional. Por outro lado, o foco na preocupação com a integridade e consistência das mensagens corporativas tem vindo a influenciar cada vez mais os estudos contemporâneos da comunicação organizacional. Neste contexto, apresentamos uma revisão crítica sobre as pesquisas feitas no âmbito da comunicação corporativa, por forma a constituir uma plataforma que permita destacar cruzamentos importantes com as pesquisas tradicionais da comunicação organizacional e que possibilite uma maior integração entre estes dois domínios de investigação. O objetivo desta revisão é, por um lado, esbater os tradicionais pressupostos subjacentes às pesquisas de comunicação corporativa e, por outro, mostrar como essas dimensões interagem no âmbito das análises organizacionais e de comunicação, demonstrando, assim, as potencialidades de um cruzamento21 benéfico para as duas áreas. Esse cruzamento, como iremos ilustrar, enriquece a teorização da comunicação corporativa nle da comunicação organizacional e pode melhorar a relação das entre as análises micro e macro.

Palavras-chave

Comunicação corporativa, consistência, integridade e cruzamento de campos

  • Resumo visualizado = 17 vezes
  • PDF visualizado = 10 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-09
Como Citar
CHRISTENSEN, Lars Thøger; CORNELISSEN, Joep. Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, [S.l.], n. 4, p. 39-69, nov. 2017. ISSN 2183-6019. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/4776>. Acesso em: 15 ago. 2018.