Narratologia transmedia e transmedia storytelling

  • Marie-Laure Ryan

Resumo

O termo transmedia storytelling tornou-se viral na área dos media studies. Mas, em que medida é que este termo define um fenómeno verdadeiramente novo e diferente dos conceitos já conhecidos de adaptação e transficcionalidade? O que significa realmente contar uma história através de diferentes media e em que condições isto é uma mais-valia? Neste artigo, serão avaliados vários tipos de projetos que se podem considerar de transmedia storytelling, embora não se enquadrem necessariamente no paradigma transmedia da ‘Costa Oeste’ dos Estados Unidos (i.e. Hollywood), bem como analisados três tipos de discurso associados a este fenómeno – o discurso da indústria, o discurso dos fãs e o discurso académico –, esperando poder diferenciar este último dos outros dois e, assim, definir alguns dos seus objetivos.

Palavras-chave

transmedia storytelling, narratologia, discurso da indústria, comportamento dos fãs, mitologia, transficcionalidade.

  • Resumo visualizado = 129 vezes
  • PDF visualizado = 92 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-03-05
Como Citar
RYAN, Marie-Laure. Narratologia transmedia e transmedia storytelling. Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, [S.l.], n. 6, p. 9-25, mar. 2018. ISSN 2183-6019. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/5358>. Acesso em: 16 nov. 2018.