Estratégias “colaborativas” entre jornalistas e gestores de marca no âmbito das políticas de diferenciação de produtos: análise comparativa de três marcas do sector automóvel

  • Rosa Maria Sobreira Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação, Departamento de Comunicação e Ciências Empresarias, 3030‑329 Coimbra, Portugal. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS_20)
  • Paula Arriscado IPAM ‑‑ The Marketing School, Laureate International Universities 1500‑ 210 Lisboa

Resumo

Através da análise comparativa de um caso do sector automóvel, este trabalho pretende refletir em que medida as notícias contribuem para a ativação e diferenciação de marcas e produtos. O principal objetivo é perceber de que forma as estratégias de comunicação ou assessoria mediática e a narrativa jornalista “colaboram” na obtenção desses objectivos. Para isso procura-se compreender como os jornalistas escrutinam e incorporam a informação proveniente das marcas, como encaram a relação e, por outro, como avaliam o impacto do que escrevem nos consumidores. Metodologicamente, esta investigação assenta em métodos qualitativos. Primeiramente, fez-se análise de conteúdo comparando as narrativas jornalísticas sobre os produtos de três marcas. Estes resultados foram, depois, cruzados com entrevistas semiestruturas a dois jornalistas que escreveram sobre os produtos em análise. Os resultados obtidos foram discutidos à luz da literatura proveniente da gestão da marca, relações públicas e assessoria de imprensa, aportando pistas sobre o tipo de informação que os jornalistas preferem no processo de construção das notícias, como percecionam a relação entre jornalistas e fontes de informação e, por fim, como avaliam o impacto do seu trabalho nas estratégias de diferenciação e posicionamento das marcas.

Palavras-chave

Comunicação de marca, assessoria de imprensa, diferenciação e posicionamento

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Publicado
2018-11-12
Como Citar
SOBREIRA, Rosa Maria; ARRISCADO, Paula. Estratégias “colaborativas” entre jornalistas e gestores de marca no âmbito das políticas de diferenciação de produtos: análise comparativa de três marcas do sector automóvel. Media & Jornalismo, [S.l.], v. 18, n. 33, p. 171-185, nov. 2018. ISSN 2183-5462. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6019>. Acesso em: 19 dez. 2018.