The Business Plan in the Context of Corporate Entrepreneurship: A Literature Review

  • Sara Cerdeira

Resumo

Planear um negócio é visto por muitos autores como um passo importante no processo empreendedor, apoiando as empresas no seu desenvolvimento. No entanto, não há unanimidade sobre a importância do plano de negócios, uma vez que do planeamento surgem tanto benefícios como custos. Este artigo pretende contribuir para este debate, analisando o plano de negócios no contexto do empreendedorismo corporativo através de uma revisão da literatura. Dado que planear o negócio requer o uso de recursos, mas ajuda a empresa a obter financiamento, a nossa análise leva à conclusão de que o plano de negócios assemelha‑‑se a um investimento: é necessário despender recursos para obter mais recursos e, portanto, a escolha da empresa em planear dependerá da sua avaliação de que o financiamento obtido ultrapassará os recursos gastos.

Palavras-chave

Entrepreneurship, corporate entrepreneurship, entrepreneurial process, business plan

  • Resumo visualizado = 9 vezes
  • PDF visualizado = 7 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-01
Como Citar
CERDEIRA, Sara. The Business Plan in the Context of Corporate Entrepreneurship: A Literature Review. Notas Económicas, [S.l.], n. 46, p. 99-115, jul. 2018. ISSN 2183-203X. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/notaseconomicas/article/view/5963>. Acesso em: 22 out. 2018.
Secção
Artigos