Perceção do apoio dos professores no desenvolvimento de carreira das crianças e jovens adolescentes: Validação de uma escala de avaliação

  • Rute David Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • José Tomás da Silva Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Maria Paula Paixão Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Resumo

A literatura especializada tem vindo a enfatizar a importância do contexto relacional no desenvolvimento de carreira. Sendo a escola um contexto significativo da vida das crianças e jovens adolescentes, debruçámo-nos sobre a influência dos professores, mais especificamente, na perceção de apoio dos professores por parte dos alunos no seu processo de desenvolvimento de carreira, nomeadamente ao nível dos interesses, perceções de competência e aspirações educativas e profissionais. Face à escassez de medidas deste constructo, apresentamos, neste artigo, dados da validação da tradução e adaptação da versão portuguesa da Teacher Support Scale (McWhirter, 1996). Num estudo com 498 participantes do Ensino Básico (4º, 6º e 8º anos de escolaridades) encontrámos diferenças na perceção do apoio dos professores em função do sexo, nível de escolaridade (idade), nível socioeconómico e nível de aspirações académicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-04-06
Como Citar
DAVID, Rute; SILVA, José Tomás da; PAIXÃO, Maria Paula. Perceção do apoio dos professores no desenvolvimento de carreira das crianças e jovens adolescentes: Validação de uma escala de avaliação. Psychologica, [S.l.], p. 83-99, abr. 2017. ISSN 1647-8606. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4121>. Acesso em: 19 out. 2017.
Secção
Articles

Palavras-chave

desenvolvimento de carreira; crianças e jovens adolescentes; apoio dos professores