Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas

  • Maria Beatriz Costa Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
  • Maria José D. Martins Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
  • Adelaide João Proença Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
  • Ana Mateus Silva Investigadora integrada do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais

Resumo

A entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias.

Palavras-chave

substâncias psicoativas; crenças irracionais; estudantes

  • Resumo viewed = 53 times
  • PDF viewed = 63 times

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-02
Como Citar
COSTA, Maria Beatriz et al. Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas. Psychologica, [S.l.], v. 60, n. 1, p. 19-37, nov. 2017. ISSN 1647-8606. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4753>. Acesso em: 15 dez. 2017.
Secção
Articles