A Liderança dos Diretores no Contexto Educativo Português: a Ética e a Moral, Quais as Competências e Tendências?

  • Lurdes Neves Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Joaquim Luís Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Resumo

A escola, como unidade básica e espaço de realização de objetivos e metas do sistema educativo, encontra-se em constante remodelação, tornando-se num grande desafio para os diretores, por exigir deles novas competências, conhecimentos, capacidades e atitudes, que convergem na necessidade de desenvolvimento de competências para a tomada de decisões participativas e justas. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer quais as perceções e práticas de liderança exercidas por 30 diretores de Agrupamentos de Escolas. Para alcançar este objetivo, recorreu-se a um estudo misto, tendo sido realizada uma entrevista semiestruturada aos Diretores e aplicadas três escalas de liderança (ética, moral e transformacional). Foi possível constatar perceções de liderança que variam entre o transacional e transformacional e que algumas capacidades do líder são preditoras do tipo de liderança exercida.

Palavras-chave

diretores; educação; liderança

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Publicado
2017-12-13
Como Citar
NEVES, Lurdes; COIMBRA, Joaquim Luís. A Liderança dos Diretores no Contexto Educativo Português: a Ética e a Moral, Quais as Competências e Tendências?. Psychologica, [S.l.], v. 60, n. 2, p. 117-140, dez. 2017. ISSN 1647-8606. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4848>. Acesso em: 24 jun. 2018.
Secção
Articles