Garantir a validade de conteúdo na construção de instrumentos: O caso do Cenas para Processamento de Informação Social na Adolescência

  • Paula Vagos Research Unit of the Cognitive and Behavioral Research and Intervention Center, Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra
  • Daniel Rijo Research Unit of the Cognitive and Behavioral Research and Intervention Center, Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra
  • Isabel M. Santos Center For Health Technology and Services Research (CINTESIS) and Department of Education, University of Aveiro

Resumo

O Cenas para Processamento de Informação Social na Adolescência (SSIPA) propõe avaliar diversos passos cognitivos sugeridos pelo modelo de processamento de informação social, além de considerar estados emocionais que podem interferir com este processamento racional. A avaliação psicométrica deste instrumento aponta para a sua validade de constructo, mas muito pouca informação foi avançada acerca do seu processo de construção, de forma a garantir que reflete adequadamente, como se propõe, as experiências sociais únicas de adolescentes. Este trabalho apresenta informação detalhada acerca dos três processos que foram considerados para desenvolver o SSIPA: 1) três grupos focais com um total de 23 adolescentes e utilização das suas verbalizações para construção de itens; 2) análise da validade facial dos itens por 7 peritos, que avaliaram cada item de acordo com o conteúdo pretendido para cada item, e 3) avaliação da usabilidade, compreensibilidade e pertinência geral do instrumento numa nova amostra de 23 adolescentes. Os grupos focais e a avaliação dos itens constituíram ferramentas apropriadas para construir itens que cumprissem o princípio de aceitabilidade inicial e captassem com precisão o processamento de informação social de adolescentes, resultando num instrumento inovador e psicometricamente robusto, passível de utilização em contextos clínicos e de investigação.

Palavras-chave

validade de conteúdo, Cenas para Processamento de Informação Social na Adolescência, processamento de informação social, desenvolvimento de instrumento, adolescência, abordagem participativa

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Publicado
2018-02-09
Como Citar
VAGOS, Paula; RIJO, Daniel; SANTOS, Isabel M.. Garantir a validade de conteúdo na construção de instrumentos: O caso do Cenas para Processamento de Informação Social na Adolescência. Psychologica, [S.l.], v. 61, n. 1, p. 51-67, fev. 2018. ISSN 1647-8606. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/5209>. Acesso em: 15 dez. 2018.
Secção
Artigos