PÓS-COLONIALISMO E PÓS-MODERNISMO EM CONTEXTO PRÉ-MODERNO E MODERNO – O LOCAL E O NACIONAL NAS LITERATURAS DOS CINCO E AS ILUSÕES DA LITERATURA-MUNDO

  • José Luís Pires Laranjeira

Resumo

As literaturas africanas de língua portuguesa, emergentes, são modernas, mesmo quando usam alguns processos pós-modernos ou referenciam hábitos pré-modernos. Partem de uma base localizada, castiça e realista, para afirmarem uma identidade nacional descolonizada. Somente com raras exceções – e após as independências – se inscrevem num cosmopolitismo que desmerece o enraizamento localista e nacional, mas dificilmente optam por aderir a uma estratégia de literatura-mundo, na sua vertente transnacional e pós-moderna, isto é, globalizada.

Palavras-chave

literatura-mundo, literaturas africanas de língua portuguesa, pós-modernidade

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-17
Como Citar
PIRES LARANJEIRA, José Luís. PÓS-COLONIALISMO E PÓS-MODERNISMO EM CONTEXTO PRÉ-MODERNO E MODERNO – O LOCAL E O NACIONAL NAS LITERATURAS DOS CINCO E AS ILUSÕES DA LITERATURA-MUNDO. Revista de Estudos Literários, [S.l.], v. 5, p. 17-47, jun. 2017. ISSN 2183-847X. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/4282>. Acesso em: 24 out. 2017.