JOÃO MELO: IDENTIDADE NACIONAL E MASCULINIDADES EM CRISE

  • Mário César Lugarinho Universidade de São Paulo

Resumo

O desenvolvimento dos estudos de gênero possibilitou a investigação específica das masculinidades hegemônicas e subordinadas, pondo em evidência a relação entre o exercício da masculinidade e do poder. A sociedade burguesa enfatizou a masculinidade em função da identidade dos estados nacionais europeus e, para isso, construiu paradigmas que se representavam em suas literaturas nacionais. Tendo em vista a crise contemporânea das identidades de gênero, a obra do angolano João Melo, no alvorecer do século XXI, reconhece o estado de crise experimentado pelas masculinidades que recusam continuamente as predeterminações que aproximam o gênero e o poder.

Palavras-chave

Gênero, Masculinidades, Identidade nacional, Ficção angolana, João Melo

  • Resumo viewed = 29 times
  • PDF viewed = 22 times

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário César Lugarinho, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Universidade de São Paulo na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desde 2001, detém bolsa de produtividade em pesquisa (nível 2) do CNPq. Possui graduação em Letras (1988) e especialização em Teoria Literária (1989) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (1993) e doutorado (1997) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (2002), prestou concurso de Livre-docência, para a área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2012) e encontra-se em estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Foi Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, nas áreas de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (1994-2007). Com outros pesquisadores, fundou em junho de 2001 a Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH). Publicou três livros (Portuga, Brasil), vários artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, no Brasil e no Exterior. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Pós-coloniais, Estudos Culturais e Estudos "queer.

ResearcherID: E-4551-2013

USP-URL: http://dlcv.fflch.usp.br/node/539

Publicado
2017-06-21
Como Citar
LUGARINHO, Mário César. JOÃO MELO: IDENTIDADE NACIONAL E MASCULINIDADES EM CRISE. Revista de Estudos Literários, [S.l.], v. 5, p. 189-219, jun. 2017. ISSN 2183-847X. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/4327>. Acesso em: 11 dez. 2017.