O CÂNONE LITERÁRIO E O ENSINO: REFLEXÃO A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR BRASILEIRA

  • Susana Elaine Fernandes de Araújo CLP, Universidade de Coimbra

Resumo

O lugar da Literatura em uma sociedade é marcado significativamente pela escola. Partindo do currículo nacional brasileiro, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o cânone literário em contexto de ensino. Para isso, consideramos a proposta da Nova Base Nacional Comum Curricular nos pontos que se referem à Literatura no Ensino Médio. Por refletir recente discussão sobre o currículo no Brasil, podemos pensar em alguns aspectos a nortear o trabalho em sala de aula. No confronto entre a proposta curricular e a realidade escolar situa-se o professor, em seu papel de definir caminhos pelos quais o literário pode vigorar; é dele, em grande medida, o encargo de preencher as lacunas de definição dos autores e das obras a serem trabalhados – tarefa fundamental na concretização da Literatura que, partindo da escola, pode se projetar pela vida afora.

Palavras-chave

literatura, cânone, currículo, ensino

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Publicado
2017-12-27
Como Citar
DE ARAÚJO, Susana Elaine Fernandes. O CÂNONE LITERÁRIO E O ENSINO: REFLEXÃO A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR BRASILEIRA. Revista de Estudos Literários, [S.l.], v. 6, p. 465-497, dez. 2017. ISSN 2183-847X. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/4899>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Secção
Secção Não-Temática