A INCÓMODA SÁTIRA: MATIZES SATÍRICOS EM MÁRIO DE CARVALHO

The Inconvenient Satire: Satirical Nuances in Mário de Carvalho

  • Maria João Simões CLP - Universidade de Coimbra

Resumo

A sátira tem sido objeto de estudo ao longo dos tempos, sendo notório, nos nossos dias, um recrudescimento da atenção por parte da crítica relativamente ao seu funcionamento, sobretudo porque se reconhece a sua capacidade de adaptação e de mutação. Com base na investigação de teóricos reconhecidos como Sophie Duval e Fredric V. Bogel, entre outros, procurar- se-á mostrar, neste estudo, a labilidade da sátira que, extravasando os limites genológicos, se difunde por diferentes formas discursivas e literárias e alcança um potencial de modernidade que anteriormente lhe era negado. Apontar-se-ão diferentes abordagens teóricas e investigar-se-á diversidade de elementos que a sátira congrega. Sustentado por essa pesquisa teórica, realizar-se-á uma análise de obras Mário de Carvalho com marcada feição satírica, nomeadamente a obra Quando o diabo reza, tendo como objetivo identificar as principais estratégias e alguns procedimentos utilizados pelo autor para atingir os seus intentos satíricos; observar-se-á ainda a permeabilidade das fronteiras da sátira relativamente a procedimentos estético-estilísticos que lhe são próximos, como a paródia e o humor.

  • Resumo visualizado = 24 vezes
  • PDF visualizado = 19 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria João Simões, CLP - Universidade de Coimbra

Maria João Simões é docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona Literatura Portuguesa e Cultura Portuguesas. Concluiu o Doutoramento, em 2000, com a dissertação intitulada Ideias Estéticas em Eça de Queirós. É membro da APLC e da AILC. É membro da Comissão Executiva do Centro de Literatura Portuguesa. Coordenou a edição dos seguintes volumes: O Grotesco (2005); O Fantástico (2007); O Século do Romance. Realismo e Naturalismo na Ficção Oitocentista (co-editora) (2013); Impressões Surreais: O Surrealismo Português entre os Surrealismos Europeus (2015). Coordenou o Projeto de investigação intitulado Imagotipos Literários: Processos de (Des)Configuração na Imagologia Literária, cujos resultados foram publicados em 2011, com o mesmo título. Coordena atualmente o Projeto interno “Literatura, Emigração e Transnacionalismo: Representação de Migrações” (2014-20).

Publicado
2018-07-27
Como Citar
SIMÕES, Maria João. A INCÓMODA SÁTIRA: MATIZES SATÍRICOS EM MÁRIO DE CARVALHO. Revista de Estudos Literários, [S.l.], v. 7, p. 185-213, jul. 2018. ISSN 2183-847X. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/5857>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Secção
Secção Temática