METAMORFOSES DO RISÍVEL NA SÁTIRA CONTEMPORÂNEA. REGISTOS SATÍRICOS E IMPLÍCITOS AXIOLÓGICOS EM TEXTOS FICCIONAIS DE GONÇALO M. TAVARES

Metamorphoses of the Laughable in Contemporary Satire: Satirical Register and Axiological Assumptions in Gonçalo M. Tavares' Fictional Works

  • Maria do Rosário Neto Mariano CLP - Universidade de Coimbra

Resumo

O trabalho que me propus desenvolver, no âmbito da Sátira literária e Reflexão política/social, partirá de pressupostos ideológicos e contextos civilizacionais pós-modernos, que valorizam o humor nivelador e eticamente neutro ou cético, associado a práticas de socialização já, em grande medida, “pós-humanistas”. Contudo, é no âmbito destes pressupostos e contextos que emerge, contrastivamente, parte da ficção narrativa de Gonçalo M. Tavares em registo satírico, quer seja de dominante paródica e burlesca mas próxima do humor, logo, complacente e inclusiva, quer evidencie maior predominância dos modos irónico, sarcástico ou grotesco, na complexa polifonia desconstrutiva ou demolidoramente crítica assumida pelo autor- -narrador face às patologias das personagens, nas suas práticas sociais, cívicas e/ou políticas. Será concretamente visado o corpus constituído pelas obras O Senhor Valéry e O Senhor Juarroz, do políptico O Bairro, a coletânea de contos Água, cão, cavalo, cabeça e o romance Aprender a rezar na Era da Técnica.

Palavras-chave

Sátira demolidora, sátira humorística/complacente, sociedades pós-modernas, metamorfoses do risível, personagens-alvo

  • Resumo visualizado = 31 vezes
  • PDF visualizado = 23 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Neto Mariano, CLP - Universidade de Coimbra

Maria do Rosário Neto Mariano é Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas. Mestre em Literatura Comparada (sécs. XIX e XX) e Doutora em Literatura Francesa (séc. XX), tem como áreas de investigação e/ou interesse: Literaturas Francesa, Portuguesa e Comparadas, Estudos Culturais, Estudos Artísticos, Ética e Estudos da Mente. É membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX, da mesma Faculdade. Tem participado em diversos Congressos e Colóquios nacionais e internacionais, envolvendo temáticas integradas nas áreas da sua especialidade.

Publicado
2018-07-27
Como Citar
MARIANO, Maria do Rosário Neto. METAMORFOSES DO RISÍVEL NA SÁTIRA CONTEMPORÂNEA. REGISTOS SATÍRICOS E IMPLÍCITOS AXIOLÓGICOS EM TEXTOS FICCIONAIS DE GONÇALO M. TAVARES. Revista de Estudos Literários, [S.l.], v. 7, p. 215-238, jul. 2018. ISSN 2183-847X. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/5858>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Secção
Secção Temática