Ser Professor Universitário: estudo exploratório em torno de concepções e de práticas

  • Piedade Vaz-Rebelo Universidade de Coimbra
  • Teresa Pessoa Universidade de Coimbra
  • Carlos Barreira Universidade de Coimbra

Resumo

Este estudo visa uma caracterização e análise de concepções e práticas sobre o que é Ser Professor Universitário, procurando identificar os principais indicadores sobre a temática. Tem como referencial a consideração das múltiplas funções do docente universitário, que envolvem o ensino mas, também, a investigação e actividades de gestão, entre outras, e um modelo da complexidade da própria docência, onde se jogam elementos que vão das crenças, aos objectivos ou às práticas de ensino-aprendizagem. Neste contexto, elaborou-se um guião de entrevista semi-estruturada, que incidiu em temas fundamentais, nomeadamente na caracterização dos percursos e funções do professor universitário; nas concepções, intenções e práticas da docência universitária; nos aspectos positivos e negativos da concretização do processo de Bolonha; na caracterização dos modelos de formação e sugestões para o desenvolvimento profissional do docente universitário. Com base na análise de conteúdo dos dados obtidos foram identificados um conjunto de subcategorias e de indicadores que, apesar do carácter exploratório do estudo, constituem um contributo para a caracterização e análise da temática.
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Publicado
2010-07-01
Como Citar
VAZ-REBELO, Piedade; PESSOA, Teresa; BARREIRA, Carlos. Ser Professor Universitário: estudo exploratório em torno de concepções e de práticas. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. p. 63-82, jul. 2010. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1271>. Acesso em: 18 dez. 2017.
Secção
Caderno Temático