Editorial

  • Armanda Pinto da Mota Matos Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.
  • Ana Maria Seixas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.
  • Carlos Folgado Barreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.
  • Maria Filomena Gaspar Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.
  • Maria da Graça Bidarra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.

Resumo

O final do século XX marca, segundo alguns autores, o fim de um sistema de ensino superior moderno, associado à sociedade industrial e ao Estado nação. Os sistemas de ensino superior do século XXI procuram responder aos desafios das sociedades e economias do conhecimento, num contexto de globalização. A massificação e crescente heterogeneidade da população estudantil, com o aumento da participação de “novos públicos”, e a ênfase no desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, entre outros fatores, têm vindo a alterar a organização e o funcionamento das instituições do ensino superior, implicando uma reconfiguração do trabalho docente, das relações interpessoais e dos métodos pedagógicos. Estas
mudanças conduziram a novas maneiras de encarar o ensino, a aprendizagem e a avaliação, apelando‑se mesmo à implementação de um novo paradigma, suscitando da parte de docentes, de estudantes e da comunidade académica,
em geral, posições contraditórias, frequentemente associadas às dificuldades sentidas na sua concretização e às tensões entre uma conceção instrumental de educação, subordinada aos imperativos económicos e sublinhando a relevância do ensino superior na qualificação da força de trabalho, e uma
conceção de educação mais humanista, solidária e cidadã, orientada para a formação de estudantes reflexivos e participativos. (...)
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Publicado
2015-07-08
Como Citar
MATOS, Armanda Pinto da Mota et al. Editorial. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. pp. 5-7, jul. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2318>. Acesso em: 21 fev. 2019.
Secção
Editorial

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