Videojuegos y Teatro en las Escuelas

  • Borja Manero Iglesias Universidad Complutense de Madrid. Facultad de informática. Departamento de ingeniería del software e inteligencia artificial.
  • Javier Torrente Vigil Universidad Complutense de Madrid. Facultad de informática. Departamento de ingeniería del software e inteligencia artificial.
  • Ángel Serrano Laguna Universidad Complutense de Madrid. Facultad de informática. Departamento de ingeniería del software e inteligencia artificial.
  • Baltasar Fernández‑Manjón Universidad Complutense de Madrid. Facultad de informática. Departamento de ingeniería del software e inteligencia artificial.

Resumo

Videojogos e Teatro nas Escolas

O objetivo deste trabalho é analisar o impacto dos videojogos como ferramenta para aumentar o interesse dos jovens pelo teatro clássico. O estudo foi realizado em oito escolas de Madrid e envolveu 754 alunos do ensino secundário, de idades entre 11 e 16 anos. Neste artigo descrevem‑se as diferentes etapas do projeto: (1) adaptação da peça de teatro “La Dama Boba”, de Lope de Veja, a uma aventura educacional gráfica, (2) avaliação do jogo por especialistas e (3) avaliação experimental nas escolas. Para a avaliação do jogo foram utilizados dois grupos de controlo: um grupo de alunos assistiu a uma aula sobre a obra de teatro lecionada pelo seu professor habitual, e um
segundo grupo assistiu a uma aula dada por um dos atores protagonistas da obra (que representou a melhor situação educativa para melhorar o interesse pelo teatro que fomos capazes de encontrar). Os resultados do estudo mostraram que o jogo constitui uma abordagem ligeiramente mais motivadora
do que a sensibilização por um professor, mas o maior interesse pelo teatro é gerado quando feita a apresentação por um ator. O sexo revelou‑se um fator determinante no grupo experimental, constatando‑se um maior aumento do
interesse no sexo feminino.

  • Resumo visualizado = 57 vezes
  • PDF visualizado = 142 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-11
Como Citar
MANERO IGLESIAS, Borja et al. Videojuegos y Teatro en las Escuelas. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 33-57, dez. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2573>. Acesso em: 16 fev. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

videojogos educativos; jogos sérios; teatro; humanidades digitais; sexo