Desenvolvimento de Competências ou Transmissão de Conhecimento: Acerca da Necessidade de Superar uma Antinomia Curricular no Ensino Universitário

  • Maria Helena Damião Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.

Resumo

A reorganização do ensino superior, conhecida por Processo de Bolonha, está na segunda década de implantação. Depois de um período de intensa discussão sobre os princípios adotados e caminhos seguidos, o funcionamento institucional alcançou uma certa estabilização, o que não significa a extinção de questões concetuais que se lhe associaram no que respeita, nomeadamente, à organização curricular. A antinomia que, de modo recorrente, se estabelece entre “conhecimentos” e “competências” é uma delas, interrogando, por sua vez, o lugar dos “objetivos”. No presente artigo que incide, de modo particular, no ensino universitário, debate‑se, à luz da teoria cognitivista, essa dupla questão, explorando‑se a identidade curricular de cada uma das noções e defendendo‑se a relevância das três no vocabulário curricular atual.
  • Resumo visualizado = 80 vezes
  • PDF visualizado = 357 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Damião, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra.
A autora é membro do “Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX” da Universidade de Coimbra (CEIS20), desenvolvendo investigação no “Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais” (GRUPOEDE).
Publicado
2015-12-11
Como Citar
DAMIÃO, Maria Helena. Desenvolvimento de Competências ou Transmissão de Conhecimento: Acerca da Necessidade de Superar uma Antinomia Curricular no Ensino Universitário. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 59-82, dez. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2574>. Acesso em: 21 fev. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

ensino superior universitário; Processo de Bolonha; teoria cognitivista; conhecimento; competência; objetivo