Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida

  • Rui Pires Doutor em Ciências da Educação. Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Nova de Lisboa.
  • Mariana Gaio Alves Doutora e Agregada em Ciências da Educação. Unidade de Investigação Educação e desenvolvimento (UIED) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Nova de Lisboa.
  • Teresa N. R. Gonçalves Doutora em Ciências da Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Rio de Janeiro.

Resumo

Partindo do pressuposto amplamente consensual na contemporaneidade de que o desenvolvimento profissional é um processo de aprendizagem ao longo da vida, este artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa doutoral cujo principal
objetivo é caracterizar as perceções dos docentes do ensino não-superior sobre os seus próprios processos de desenvolvimento profissional. No plano conceptual, argumenta-se que o desenvolvimento profissional docente engloba aprendizagens formais e informais existentes em diferentes períodos ao longo da vida. O estudo empírico enquadra-se numa metodologia qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de Focus Groups em que participaram docentes dos vários níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário, que se encontravam em distintos períodos do ciclo de vida profissional. Os resultados alcançados permitem evidenciar algumas diferenças entre as perceções dos docentes, consoante quer o período da vida profissional em que se encontram, quer os níveis de escolaridade em que os docentes lecionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-12-20
Como Citar
PIRES, Rui; ALVES, Mariana Gaio; GONÇALVES, Teresa N. R.. Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 57-78, dez. 2016. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/3865>. Acesso em: 26 set. 2017.
Secção
Artigos

Palavras-chave

desenvolvimento profissional docente; aprendizagem ao longo da vida; período de vida profissional docente