Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais: Reflexão sobre uma Experiência

  • Ana Paula Almeida Centro para a Qualificação e Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira/ Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal.

Resumo

A recente entrada em funcionamento dos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), após encerramento dos Centros Novas Oportunidades (CNO), lançou novos desafios e impulsionou fortes dinâmicas territoriais na área da educação e formação de adultos.
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência desenvolvida num CQEP, contextualizando o projeto, e refletir sobre o processo e os resultados alcançados.
O Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira lançou um projeto inovador em sede de candidatura que inclui várias parcerias de modo a responder às necessidades do território em que se insere, constituindo-se um verdadeiro trabalho em rede. Uma destas parcerias concretizou-se no desenvolvimento
de Processos de RVCC Profissional para obtenção de qualificação de Operador de Jardinagem e Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes.
Estes processos permitiram a certificação profissional de 12 adultos. Em termos pessoais, verificaram-se ganhos a nível da autoestima, motivação para novas aprendizagens e autoconfiança. No entanto, estes processos não tiveram
impactos na situação profissional dos adultos.
  • Resumo viewed = 22 times
  • PDF viewed = 56 times

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-12-20
Como Citar
ALMEIDA, Ana Paula. Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais: Reflexão sobre uma Experiência. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 79-95, dez. 2016. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/3866>. Acesso em: 21 nov. 2017.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Centro para a Qualificação e Ensino Profissional; reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais; parcerias; adultos