Perceção da Transferência das Aprendizagens em Educação e Formação de Adultos: Um Estudo num Centro de Emprego e Formação Profissional

  • Letícia Raquel Gonçalves Lopes Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda.
  • Maria da Graça Amaro Bidarra Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Carlos Manuel Folgado Barreira Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Resumo

O presente artigo pretende ser um contributo para o estudo da perceção da transferência das aprendizagens em educação e formação de adultos, tendo como base o modelo de Holton e colaboradores (Holton, Bates, & Ruona, 2000), retomado por Caetano (2007), e na metodologia que lhe está associada, envolvendo deste modo a adaptação do Learning Transfer System Inventory (LTSI), na versão portuguesa de Velada (2007). Participaram no estudo 190 formandos, integrados em cursos de Educação e Formação de Adultos num Centro de Emprego e Formação Profissional, de diferentes áreas de formação, com diferentes habilitações e equivalências escolares e com idades compreendidas entre os 21 e 50 anos. Os resultados obtidos indicam uma positiva perceção da transferência, em termos globais, revelando-se diferenças significativas quanto ao sexo, às habilitações académicas, ao motivo da frequência da formação, à satisfação com a formação e ao grau de confiança na aquisição de um trabalho em consequência da formação.

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Publicado
2016-12-20
Como Citar
LOPES, Letícia Raquel Gonçalves; BIDARRA, Maria da Graça Amaro; BARREIRA, Carlos Manuel Folgado. Perceção da Transferência das Aprendizagens em Educação e Formação de Adultos: Um Estudo num Centro de Emprego e Formação Profissional. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 97-116, dez. 2016. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/3867>. Acesso em: 26 set. 2017.
Secção
Artigos

Palavras-chave

formação profissional; Educação e Formação de Adultos; transferência de aprendizagens