O Papel do Autocontrolo no Desempenho Académico na Transição da Adolescência para a Idade Adulta

  • António Castro Fonseca Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Marta Oliveira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • José Tomás da Silva Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Resumo

A relação entre autocontrolo e desempenho académico ainda está insuficientemente estudada, particularmente, o papel desempenhado pelas diferentes componentes do autocontrolo nesse processo. A análise desta última questão constitui o principal objetivo do presente trabalho. Utilizou-se uma amostra de 448 participantes que foram seguidos desde o ensino básico até ao fim da terceira década de vida. Muitas das informações foram fornecidas pelos participantes numa entrevista individual; outras informações foram recolhidas junto dos professores do ensino básico. Os resultados mostraram um efeito moderado de algumas componentes do autocontrolo (v.g., preferência por atividades físicas, tomada de risco e a preferência por tarefas simples) nas medidas de desempenho académico, mesmo após se ter controlado estatisticamente o efeito das variáveis concorrentes. Seria interessante examinar, em trabalhos futuros, a generalização dos resultados a outros aspetos do desempenho académico e comprovar a robustez preditiva das dimensões do autocontrolo e a sua utilidade na promoção do sucesso escolar.

Palavras-chave

autocontrolo; adolescência; desempenho académico; jovem adulto

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Publicado
2017-10-31
Como Citar
FONSECA, António Castro; OLIVEIRA, Marta; SILVA, José Tomás da. O Papel do Autocontrolo no Desempenho Académico na Transição da Adolescência para a Idade Adulta. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], n. 51-1, p. 5-25, out. 2017. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/4764>. Acesso em: 15 dez. 2017.
Secção
Artigos