Jovens que Não Aprendem? Pesquisa-intervenção a partir do Teatro-Conversação

  • Libéria Rodrigues Neves Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Ciências Aplicadas à Educação)
  • Ana Lydia Bezerra Santiago Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Ciências Aplicadas à Educação)

Resumo

O presente artigo refere-se à apresentação de uma pesquisa-intervenção realizada com jovens identificados na escola em situação de fracasso escolar, no
que concerne à aprendizagem e/ou ao comportamento. A pesquisa foi desenvolvida junto a quatro turmas de alunos do 3º Ciclo do Ensino Fundamental no Brasil, e teve como objetivo aprender e intervir naquilo que aparece como sintoma na escola. Aqui serão descritos o processo e o resultado referente a uma dessas turmas, a dos alunos considerados, por parte de seus professores, incapazes de aprender. O trabalho aposta na metodologia da Conversação de orientação psicanalítica, introduzindo-se recursos teatrais na produção da palavra, constituindo-se o Teatro-Conversação.

Palavras-chave

pesquisa-intervenção, fracasso escolar, conversação, teatro

  • Resumo visualizado = 25 vezes
  • PDF visualizado = 25 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-01
Como Citar
NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Jovens que Não Aprendem? Pesquisa-intervenção a partir do Teatro-Conversação. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], n. 52-1, p. 63-80 pp., jul. 2018. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/5881>. Acesso em: 16 nov. 2018.
Secção
Artigos