Educação Poética: Um Programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

  • João Manuel Ribeiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Isabel Festas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Maria Helena Damião Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Resumo

Admitindo que o valor educativo da poesia decorre da resposta que as características específicas deste texto desencadeiam nos leitores – a literariedade –, defende-se uma abordagem pedagógica que incida na promoção dos três níveis dessa resposta: foregrounding, desfamiliarização e transformação de conceitos e sentimentos. Assim, foi elaborado um programa com o objetivo de promover esta resposta. Através de um design quase-experimental, foram
criadas três condições, em que participaram 9 professores e 158 alunos do 4.º ano de escolaridade. Os resultados apontam para a superioridade do grupo que participou no programa, relativamente à transformação de conceitos e sentimentos. Os alunos que leram os textos mas que não seguiram o programa não apresentaram qualquer melhoria relativamente a um grupo a quem apenas foi recomendado que respeitasse as orientações curriculares, o que indicia que a mera exposição à poesia não é suficiente para desencadear a resposta adequada.

Palavras-chave

valor educativo da poesia, programa de poesia, literariedade, texto poético

  • Resumo visualizado = 15 vezes
  • PDF visualizado = 10 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-01
Como Citar
RIBEIRO, João Manuel; FESTAS, Isabel; DAMIÃO, Maria Helena. Educação Poética: Um Programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], n. 52-1, p. 81-99 pp., jul. 2018. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/5882>. Acesso em: 25 set. 2018.
Secção
Artigos