Foco e Âmbito

A Territorium apresentou-se em 1994 como sendo a primeira revista portuguesa especializada na área da Geografia Física Aplicada ao Ordenamento do Território e à Gestão de Riscos Naturais.

A multidisciplinaridade dos assuntos abordados por autores de variadas áreas de formação foi, desde cedo, uma aposta do conselho científico da revista. Em 2004, a Territorium passou a propriedade da recém formada RISCOS.

A Territorium, uma revista científica, única no seu género em Portugal e com mais de uma dúzia de anos de existência, tem um público-alvo diversificado.

Consciência dos riscos, perceção dos perigos e gestão das crises são pressupostos fundamentais tanto para uma prevenção séria como para a minimização dos efeitos da plena manifestação dos riscos, as catástrofes, desideratos para os quais a Territorium - como revista de referência - continuará empenhada em trabalhar e divulgar.

---------------------------------------------------

Políticas de Secção

Nota de Abertura

  • Submissões Abertas
  • Indexado

In Memoriam

  • Indexado

Artigos

  • Submissões Abertas
  • Indexado
  • Revisto pelos Pares

Notas

  • Submissões Abertas
  • Indexado
  • Revisto pelos Pares

Notícias

  • Submissões Abertas
  • Indexado

Recensões

  • Submissões Abertas
  • Indexado

---------------------------------------------------

Processo de Revisão por Pares

A revista Territorium é publicada anualmente pela RISCOS, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, e visa divulgar investigação científica relevante efetuada nos domínio das ciências cindínicas, quer versando sobre a temática dos riscos, perigos e crises, quer tratando da respectiva prevenção, do socorro em situações de emergência ou da reabilitação de áreas afetadas pela sua manifestação.

Na Territorium publicam-se textos inéditos, notas e notícias e recensões em português, inglês, francês ou espanhol, o que implica que o artigo não tenha sido submetido a publicação noutra revista.

As opiniões expressas nos artigos são da exclusiva responsabilidade dos autores.

Todos os artigos aceites pelo Editores Associados serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos, “double-blinded, em que nem o revisor tem conhecimento dos autores, nem estes dos revisores científicos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos do Conselho Editorial, os Editores Associados podem determinar que os autores adotem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.

O Conselho Editorial dará conta da sua decisão aos Editores Associados, cabendo a estes comunicar ao(s) autor(es) o resultado da apreciação.

---------------------------------------------------

Periodicidade

A Territorium é publicada anualmente.

---------------------------------------------------

Código de Ética

Este código define um conjunto de princípios e orientações de conduta ética adotados pela revista Territorium. As Melhores Práticas são ambiciosas e desenvolvem-se em resposta aos problemas de natureza ética. A revista Territorium inspira este código nas orientações estabelecidas pelo Commitee on Publication Ethics, adaptado pela Imprenda da Uiversidade de Coimbra (descarregar).

---------------------------------------------------

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, reconhecimento e visibilidade às ciências Cindínicas.

---------------------------------------------------

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

---------------------------------------------------

Indexação

A revista Territorium encontra-se indexada nas seguintes plataformas internacionais:

  • Latindex, nas duas versão disponíveis: (i) Diretório e (ii) no Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina Caraíbas Espanha e Portugal (cumprindo todos os requisitos editoriais, 33 e 36 respetivamente);
  • Qualis da CAPES (2013-2016), nas seguintes áreas: B2 e B3 em Geografia; B4 em Ciências Ambientais; B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B5 em Engenharias I e C em Biodiversidade e em Engenharias III; 
  • ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (desde 25 de maio de 2016);
  • Dialnet, a área das "Geociências. Médio ambiente: Geografia" (desde 21 de novembro de 2016).

---------------------------------------------------

Taxas para submissão e publicação de textos

A revista Territorium não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.

 ---------------------------------------------------

Declaração de direito autoral

Os artigos submetidos a revista Territorium estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento,  consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 .

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

Mais se informa que:

  1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista Territorium são da responsabilidade dos/as autores/as. 

  2. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma OJS da revista Territorium.

  4. O manuscrito não pode conter elementos abusivos, difamatórios, caluniosos, obscenos, fraudulentos ou ilegais, bem como, informação confidencial sujeita a sigilo profissional. Do mesmo modo, cabe aos autores(as) dos manuscritos obter autorização para publicação de material sujeito a Direitos de Autor. Pelo que as opiniões expressas nos artigos são da exclusiva responsabilidade dos autores
  5. Todos os artigos aceites pelos Editores Associados serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores (um Nacional e outro Estrangeiro), sendo a revisão “double-blinded", em que nem o revisor tem conhecimento dos autores, nem estes dos revisores científicos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor.

  6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revista.

 ---------------------------------------------------

Política de privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e pela Associação RISCOS, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.