EDUCAÇÃO, RISCOS E CURRÍCULOS ESCOLARES

Resumo

Na escola do século XIX, o território é um elemento apologético e identificador, de que se exalta a fertilidade da terra e o caráter benigno do clima. A denúncia de fragilidades e desequilíbrios ambientais surge quase como contra natura. Já no século XXI, os currículos escolares passaram a abordar os riscos, particularmente na disciplina de Geografia. Contudo, o seu ensino tende a seguir a tradição da memorização de conceitos e regras e desvaloriza o estudo da realidade local, do território vivido pelos alunos. O desafio consiste em colocar os alunos a desenvolverem trabalho de campo e a discutirem casos concretos que lhe sejam, tanto quanto possível, próximos e significativos. Em Portugal, há projetos surgidos no país, como o Nós Propomos!, ou de origem internacional, como o Eco-Escolas, que têm demonstrado ser possível mobilizar os jovens para a resolução de problemas socioambientais. A educação para os riscos constrói-se na inovação das práticas educativas e estende-se da escola para a comunidade e para todos os atores e instituições comprometidos com a prevenção dos riscos.

Palavras-chave

Geografia, manuais escolares, reformas, boas práticas, cidadania.

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Publicado
2018-06-01
Como Citar
CLAUDINO, Sérgio. EDUCAÇÃO, RISCOS E CURRÍCULOS ESCOLARES. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 5-18, jun. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/5664>. Acesso em: 25 set. 2018.
Secção
Artigos