https://impactum-journals.uc.pt/bec/issue/feedBoletim de Estudos Clássicos2025-05-01T16:26:37+01:00Paula Barata Diaspabadias@hotmail.comOpen Journal Systems<p>O<em> Boletim de Estudos Clássicos</em> é uma Publicação anual promovida pela <em>Associação Portuguesa de Estudos Clássicos</em> em colaboração com o <em>Instituto de Estudos Clássicos</em> da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e com o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, com sede na Universidade de Coimbra. O BEC assume como principal missão a investigação e a divulgação em Estudos Clássicos numa perspetiva de ensino e de aprendizagem dos mesmos em contexto pedagógico, para o ensino superior e não superior. O BEC visa promover o diálogo entre investigadores, especialistas, docentes, estudantes e amadores dos Estudos Clássicos, com especial foco no que se investiga em Estudos Clássicos (língua, cultura, literatura, pedagogia e didática, recepção), mas também no que se faz e acontece no mundo contemporâneo que reflita a relevância dos Estudos Clássicos para a compreensão da atualidade.</p>https://impactum-journals.uc.pt/bec/article/view/16092Curator pontium2025-05-01T16:26:37+01:00Jos´é d'Encarnaçãojde@fl.uc.pt<p>Fornecem as inscrições honoríficas as mais relevantes informações acerca do complexo e bem organizado sistema político-administrativo romano, porque, ao mostrarem o currículo das personalidades homenageadas, nos dão conta, por vezes, de funções insuspeitadas. É o caso do <em>procurator pontium,</em> o cavaleiro incumbido de zelar pela segurança das pontes<em>. </em>A singela análise da inscrição CIL XI 5697 vai permitir-nos sugestiva incursão nesse domínio.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/bec/article/view/16086“A QUICONQUE LIRA CE MANUSCRIT”: uma obra inédita de Silvestre Pinheiro Ferreira sobre Pantomima Clássica.2025-04-30T23:57:03+01:00Xavier vanxbinnebeke@hotmail.com<p>Resumo: O estudo apresenta de modo breve e introdutório o Mémoire sur l'origine et les progrès des Pantomimes chez les anciens, a primeira obra de Silvestro Pinheiro Ferreira (1769-1846). Este ensaio de juventude sobre a pantomima clássica nunca foi publicado pelo autor e só chegou até nós através de um único testemunho, um manuscrito autógrafo que se conserva no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa. Esquecido até agora, trata-se de um texto no qual reconhecemos um estudo original e verdadeiramente arquetípico de Silvestre Pinheiro Ferreira.<br>Palavras-chave: Silvestre Pinheiro Ferreira; pantomima clássica; recepção clássica saec. XVI-XVIII; iluminismo português; Congregação do Oratório de Lisboa; Académie des Inscriptions et Belles-Lettres de Paris.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/bec/article/view/16074Satyricon: a decadência de Roma através do espaço público da Graeca urbs2025-04-27T16:35:42+01:00Pedro Mansomanso.fluc@gmail.com<p>A crise dos paradigmas tradicionais constitui uma temática central no <em>Satyricon</em> de Petrónio, manifestando-se não apenas nas atitudes e comportamentos dos jovens, mas também nos valores de determinados grupos sociais.</p> <p>Partindo da <em>sapientia</em> de Vitrúvio, o presente estudo propõe-se a analisar essa crise à luz das referências à arquitetura e ao desenho urbano da <em>Graeca urbs</em>, com destaque para a escola de retórica, as ruelas e o fórum. Tentaremos igualmente aferir se Petrónio, através dessas matérias, terá satirizado a decadência de Roma, tecendo assim uma subtil crítica a algumas das ideias morais e políticas que alicerçavam a sociedade romana.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/bec/article/view/16076Sobre a tradução da segunda pessoa genérica num tratado latino de Tomé Correia2025-04-25T15:05:05+01:00Rui Verdascaruipedro.verdasca@hotmail.com<p>Dado à estampa nos anos setenta do século XVI e republicado em 1590, em Bolonha, o <em>De elegia </em>de Tomé Correia (1536-1595), o primeiro tratado de importância consagrado ao género elegíaco, não raro comporta construções da chamada segunda pessoa genérica. Pensado para a didáctica do latim, este artigo oferece a exploração de um excerto que espelha com clareza o referido uso gramatical e que debate o conceito retórico-poético de <em>decorum </em>no âmbito da genologia literária. De acordo com a prática corrente, propõe-se a tradução da segunda pessoa genérica por uma construção impessoal reflexa.</p>Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/bec/article/view/16046AI and the Academic Mind: A Review of Impact on Student Well-Being in Higher Education 2025-04-16T20:47:58+01:00Sohail Vermadrsohailverma@gmail.com<p>As artificial intelligence (AI) becomes increasingly embedded in higher education, its influence extends far beyond academic performance, raising critical questions about student mental health, emotional well-being, and social connection. This mini-review explores the dual nature of AI’s impact on university students by synthesizing empirical studies that examine how AI- driven tools shape both learning and lived experience. While AI enhances personalized education, mental health support, and accessibility, it also introduces challenges including technostress, loneliness, reduced face-to-face interaction, and ethical dilemmas surrounding privacy and job displacement. Drawing on a systematic review of peer-reviewed studies from Scopus and Web of Science, the paper underscores the urgent need for a human-centered framework in AI integration one that values emotional resilience and authentic connection alongside technological efficiency. The findings highlight both the promise and peril of AI in academic environments, calling for policies that preserve the human essence of education while responsibly leveraging AI’s potential to enrich learning.</p>Direitos de Autor (c)