Geographic Information System (GIS) Application Method for Technological Innovation in Tourism

Abstract

Os Sistemas de Informação (SI) e a Internet têm transformado as relações entre indivíduos e grupos sociais e, consequentemente, agregado novas dimensões às práticas turísticas. Diante disso, destacamos a ampla possibilidade de uso do SIG/Webgis tanto por planejadores e gestores da atividade turística, assim como, pelos usuários finais dos produtos turísticos: os turistas. Dessa maneira, o presente estudo pretende apresentar uma proposta metodológica de aplicação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a elaboração de roteiros turísticos com vistas ao uso pela demanda turística, de modo que estes possam se apropriar e utilizar as informações específicas geocodificadas antes e durante sua estada no destino. Metodologicamente fez-se necessário a elaboração de inventário turístico, tratamento e construção de simbologias e proposição de roteiros turísticos para lançar, através de webgis, em plataformas específicas. Esperamos que os procedimentos e técnicas de uso dos SIG’s sejam executados por diversos destinos turísticos, em formato de sites interativos e/ou aplicativos alimentados pelos gestores locais do turismo, se consolidando como ferramenta básica para a tomada de decisões, proporcionando um maior domínio das noções espaciais, expandindo e intensificando as experiências turísticas.

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Author Biographies

Cristiane Alcântara de Jesus Santos

Geógrafa. Doutora em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental, Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Geografia, Universidade Federal de Sergipe. Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe, Brasil.

Antonio Carlos Campos, Universidade Federal de Sergipe

Geógrafo. Doutor em Geografía, Planificacióon Territorial y Gestión Ambiental, Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Geografia, Universidade Federal de Sergipe. Porfessor do Departamento de Geografia, Universidade Federal de Sergipe, Brasil.

Larissa Prado Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Published
2019-07-05
Section
Articles