Estudos Europeus em Portugal

  • Maria Manuela Tavares Ribeiro Professora Catedrática Aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Coordenadora de Investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20

Resumo

Analisar, interpretar e pensar a Europa, com base em estudos orientados por uma pluridisciplinaridade multifocal tem como linha-mestra fomentar a aprendizagem e a reflexão crítica, a fim de se fazer o diagnóstico das estruturas e das representações geográficas, históricas, políticas, sociais, económicas, culturais, religiosas, como ainda das mentalidades e das aspirações, tendo sempre presente a alteridade em todas as suas dimensões. É no prosseguimento deste desiderato que se insere a criação em Portugal de cursos em Estudos Europeus. Em várias áreas têm sido igualmente oferecidos cursos vocacionados para a formação de economistas, de juristas, de docentes, de políticos, de politólogos, de historiadores dos Estudos Europeus.
Enquadrados no âmbito de várias Universidades, Institutos e Escolas Superiores, Centros de Investigação, Fundações, os Estudos Europeus mobilizam também saberes humanísticos.

https://doi.org/10.14195/1647-6336_15_1

  • Resumo visualizado = 17 vezes
  • PDF visualizado = 135 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-11-07
Como Citar
RIBEIRO, Maria Manuela Tavares. Estudos Europeus em Portugal. Debater a Europa, [S.l.], n. 15, p. 7-23, nov. 2016. ISSN 1647-6336. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/debatereuropa/article/view/3812>. Acesso em: 18 set. 2019.

Palavras-chave

Europa; Portugal; Estudos Europeus; Construção Europeia; Ensino Superior