Humanitas https://impactum-journals.uc.pt/humanitas <p>A <em>Humanitas</em> é a mais antiga revista publicada em Portugal especializada em Estudos Clássicos Greco-Latinos e Renascentistas, mas aberta a contributos de áreas dialogantes (História, Arqueologia, Filosofia, Religião, Arte, Retórica, Receção dos Clássicos, entre outras). Tem mantido um ritmo de publicação anual regular, desde o ano da sua criação, em 1947, e é propriedade do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.</p> pt-PT <p>Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a>&nbsp;que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> cech@fl.uc.pt (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos) gapci2@fl.uc.pt (Humanitas) Sex, 03 Out 2025 10:57:09 +0100 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 The bright side of the flood in the rural world: decoding the Roman rural experience of Nature’s dynamics and environmental knowledge https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17638 <p>This article offers a semiotic analysis of Roman riverine landscapes to reconstruct how rural communities interpreted water, moisture, and floods as meaningful environmental signs. Drawing on agronomic, historical, and poetic sources – including Cato, Varro, Columella, Pliny, Vergil, Seneca, and Livy – the study examines how observable features such as flow, saturation, alluvium, and drought functioned as culturally intelligible perceptual cues. “Signs of meaning” emerged from shared rural experience and shaped both technical instructions and literary representations of landscape.</p> <p>Methodologically, the article identifies recurrent sign-patterns in descriptive passages and evaluates how they were codified in literary language. Particular attention is given to the contrast between agronomic treatises, which reduce explicit symbolic language when addressing practical procedures, and poetic or historical texts, which preserve richer layers of symbolic and emotional meaning. This comparison reveals how different genres articulated the same environmental knowledge with distinct expressive aims.</p> <p>The analysis shows that water operated simultaneously as a material resource and a semiotic agent that structured notions of fertility, balance, risk, and disruption. The study concludes that Roman conceptions of landscape were shaped by a culturally transmitted environmental awareness rooted in agricultural routines, and that literary texts indirectly preserve the perceptual world of the rural “silent people.” More broadly, the article demonstrates how semiotic methods can recover traditional ecological knowledge embedded in ancient representations of rivers, floods, and cultivation.</p> Nelson Henrique da S. Ferreira Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17638 Télefo, grego e bárbaro. Um paradoxo de identidade https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17629 <p>O confronto entre Gregos e Bárbaros conheceu na literatura grega antiga uma popularidade frutuosa. O próprio fluir histórico proporcionou inúmeras oportunidades de ponderar sobre o tema, a partir do momento em que fenómenos como colonização ou conflitos armados – para falar de dois mais relevantes – colocaram frente a frente diversas culturas. O <em>Télefo </em>de Eurípides, uma peça particularmente bem acolhida na produção de Eurípides regressou ao assunto de uma forma particularmente original, sobrepondo numa só personagem os dois estatutos, o que assumia as caraterísticas de uma identidade paradoxal.</p> Fátima Silva; Marisa Henriques Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17629 En torno a Sobre las salazones de Eutidemo de Atenas: un recorrido por las fuentes paralelas de Ath. 3.116 A-C https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17627 <p>La obra <em>Sobre las salazones</em> de Eutidemo de Atenas es únicamente conocida gracias a los pocos fragmentos transmitidos por Ateneo de Náucratis. En Ath. 3.116 A-C, se transmite un fragmento que formaba parte de la mencionada obra de Eutidemo, quien a su vez lo atribuyó a Hesíodo, una autoría cuestionada incluso por el mismo narrador del banquete. Un análisis más detallado de los puntos en común entre estos versos y la poesía didáctica de temática gastronómica, especialmente la <em>Hedypatheia</em> de Arquéstrato de Gela, puede ayudarnos a entender mejor la temática de la obra de Eutidemo, así como la relación de este tratado con la literatura gastronómica de temática similar.</p> Fernando Pérez Lambás Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17627 En torno a Sobre las salazones de Eutidemo de Atenas: un recorrido por las fuentes paralelas de Ath. 3.116 A-C https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17626 <p>La obra <em>Sobre las salazones</em> de Eutidemo de Atenas es únicamente conocida gracias a los pocos fragmentos transmitidos por Ateneo de Náucratis. En Ath. 3.116 A-C, se transmite un fragmento que formaba parte de la mencionada obra de Eutidemo, quien a su vez lo atribuyó a Hesíodo, una autoría cuestionada incluso por el mismo narrador del banquete. Un análisis más detallado de los puntos en común entre estos versos y la poesía didáctica de temática gastronómica, especialmente la <em>Hedypatheia</em> de Arquéstrato de Gela, puede ayudarnos a entender mejor la temática de la obra de Eutidemo, así como la relación de este tratado con la literatura gastronómica de temática similar.</p> Fernando Pérez Lambás Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17626 En torno a Sobre las salazones de Eutidemo de Atenas: un recorrido por las fuentes paralelas de Ath. 3.116 A-C https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17625 <p>La obra <em>Sobre las salazones</em> de Eutidemo de Atenas es únicamente conocida gracias a los pocos fragmentos transmitidos por Ateneo de Náucratis. En Ath. 3.116 A-C, se transmite un fragmento que formaba parte de la mencionada obra de Eutidemo, quien a su vez lo atribuyó a Hesíodo, una autoría cuestionada incluso por el mismo narrador del banquete. Un análisis más detallado de los puntos en común entre estos versos y la poesía didáctica de temática gastronómica, especialmente la <em>Hedypatheia</em> de Arquéstrato de Gela, puede ayudarnos a entender mejor la temática de la obra de Eutidemo, así como la relación de este tratado con la literatura gastronómica de temática similar.</p> Fernando Pérez Lambás Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/17625