https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/issue/feedMediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público2025-07-31T14:38:10+01:00João Mirandajmiranda@uc.ptOpen Journal Systems<p><em>Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público</em> é a publicação científica do Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, e pretende ocupar um lugar de referência no espaço lusófono e latino-americano, na publicação de artigos e investigações, na área dos <em>Media</em> do Jornalismo, dando particular ênfase aos aspetos relacionados com as suas incidências no espaço público, nos sistemas políticos e na democracia. É um dos pólos privilegiados de divulgação e internacionalização do trabalho da investigação do Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, devendo dar particular atenção ao desenvolvimento de novas linhas de investigação e à promoção do trabalho de novos investigadores. Não cedendo nas questões científicas essenciais, a <em>Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público</em> pretende ser um projeto acessível a um público aberto e interessado pelas questões da comunicação e pela promoção da cultura científica na área das Ciências da Comunicação, do jornalismo e dos <em>media</em>. A Revista privilegiará o suporte digital e afirmar-se-á no espaço internacional priorizando a divulgação dos textos em língua portuguesa. São aceites textos em língua inglesa, francesa e espanhola, devendo estes ser acompanhados também da respectiva tradução em português. O projeto editorial assume o caráter interdisciplinar do próprio centro de investigação em que se integra, O Centro de Investigação Interdisciplinar do Séc. XX, procurando analisar o campo dos <em>media</em> e do jornalismo a partir de várias ferramentas teóricas e metodológicas das Ciências Sociais e Humanas e de outras áreas científicas, que possam contribuir para abertura de novas perspetivas e para o aprofundar do saber no domínio das Ciências da Comunicação. É um dos objetivos da <em>Mediapolis</em> o estabelecimento de parcerias e a criação de projetos com outras publicações e centros de investigação congéneres, visando, simultaneamente: a promoção e a internacionalização dos investigadores e da investigação realizada em língua portuguesa; a divulgação de investigações e textos científicos de referência internacional no espaço lusófono. A Revista tem uma periodicidade anual.</p>https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/16592A Afirmação da Publicidade como Indústria Cultural (1860-1960)2025-07-31T14:38:10+01:00Eduardo Cintra Torreseduardocintratorres@ucp.ptPedro Almeida Leitãopedroalmeidaleitao@gmail.com<p>A investigação académica da história da publicidade vem incidindo especialmente em aspectos como o estudo de representações na publicidade e a presença de actividades económicas ou culturais em anúncios, originando bastantes artigos monográficos. Todavia, pode dizer-se que os principais temas da investigação académica sobre a história da publicidade visaram, em vários países, o cartaz e também a imprensa, nomeadamente sobre as suas origens.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2024 https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/15686La Eva mecánica: Imagen comercial de la mujer en la publicidad de bicicletas durante la belle époque.2025-01-28T13:49:00+00:00Raúl Eguizábal Mazar.eguizabal@ccinf.ucm.esLuis Eguizábal Jiménezluiseguizabaljimenez@ucm.esIsidro Jiménez Gómezisidroji@ucm.es<p>¿Por qué hay tantas representaciones iconográficas de mujeres manejando una bicicleta?</p> <p>¿Por qué esas representaciones se concentran alrededor de 1900?</p> <p>Para dar respuesta a estas dos preguntas, y a otras que vayan surgiendo, realizaremos un pequeño análisis de los anuncios, cubiertas y fotografías de la llamada Belle Époque.</p> <p>Se han tomado, con este fin, un grupo de imágenes de mujeres realizadas con distintas técnicas. En total han sido 473. De esta primera selección, realizada con el único criterio de que la mujer sea protagonista del mensaje, y aunque no pretendemos hacer un análisis cuantitativo, se ha obtenido ya un primer conocimiento, las “mujeres ciclistas” conforman el segundo grupo numéricamente tras las “mujeres lectoras”. Siguiendo a Barthes, podemos ya afirmar que aquello que se repite tiene un significado, y que nuestra misión deber ser descubrir qué hay tras las numerosas representaciones de esa mujer ciclista.</p>2025-07-31T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicohttps://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/14860Marcas de produção, marcas de comércio. O sector vitivinícola português no pós-Primeira Guerra Mundial2025-02-13T16:12:27+00:00Carla Sequeiracferreira@letras.up.pt<p>No presente artigo iremos analisar as marcas de diferentes empresas, comerciantes e produtores representativos das várias regiões vitivinícolas Portuguesas no pós Primeira Guerra Mundial, a partir dos pedidos de registo de marcas publicados no <em>Boletim de Propriedade Industrial </em>entre 1918 e 1924.</p> <p>O objetivo é quantificar e compreender a relação entre marcas e denominações de origem, procurando identificar, através da análise semiótica, elementos representativos e identificativos da indicação de proveniência, utilizados em inúmeras marcas.</p> <p>O artigo está estruturado da seguinte forma: após um breve enquadramento histórico e apresentação da questão de investigação, faremos a revisão da literatura sobre o tema; de seguida, apresentaremos a metodologia utilizada e os resultados obtidos; por fim, as conclusões que a investigação permite obter nesta fase do estudo.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicohttps://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/14478Empreza do Bolhão: artes gráficas e publicidade nas décadas de 1920 e 19302024-11-07T17:58:45+00:00Pedro Almeida Leitãopedroalmeidaleitao@gmail.comRui Teles de Menezesrmenezes@cm-maia.pt<p>Sucessora da primeira agência publicitária moderna em Portugal, fundada por Raul de Caldevilla, a Empreza do Bolhão seria, a partir de 1923, uma das principais produtoras de material gráfico e publicitário do país. Das suas oficinas saíram emblemáticos cartazes assinados por distintos artistas nacionais. Menos estudados foram, no entanto, os trabalhos de rotulagem, que representavam o principal formato encomendado à empresa.</p> <p>Não assumindo as funções de agência publicitária desde a saída de Caldevilla, uma parte substancial do processo de desenvolvimento do material gráfico estava a cargo dos funcionários da Empreza do Bolhão. Angariadores comerciais e maquetistas, a partir das instruções fornecidas pelo cliente, contribuíam para a conceção e para a eficácia daqueles objetos como meio de promoção comercial. Ao invés do modelo de agência completa representado pelo ETP, a orientação publicitária destes trabalhos era, assim, assumida em partes variáveis pelo cliente e pela gráfica que os executava.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicohttps://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/14480Figuração das personagens na publicidade de imprensa portuguesa ao televisor no século XX2024-11-07T18:34:54+00:00Andreia Galhardogalhardo@ufp.edu.pt<p>Os anúncios de imprensa contam histórias por via de dois sistemas de signos, os verbais e os visuais. Focando a atenção nas personagens, colocamos a seguinte questão: que significados transmitem as personagens, dada a sua relação com o espaço da imagem e com outros elementos visuais do anúncio?<br />A primeira parte da questão leva-nos para a geografia do anúncio de imprensa, mostrando os resultados que o uso do espaço é estratégico; a segunda parte da pergunta coloca a personagem em relação com outras personagens, com o objeto publicitado ou com o recetor, para ativar transferências de significados. <br />O corpus de análise foi constituído por 441 anúncios, dos anos 1957 a 2000, de dois jornais diários portugueses.<br />As personagens foram lidas em categorias e subcategorias, e o conteúdo examinado, através de uma análise exploratória para identificar informação relevante. A grelha de análise foi definida usando procedimentos da análise de conteúdo.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicohttps://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/15961Entrevista com o publicitário Jacques Séguéla2025-04-01T09:02:25+01:00Eduardo Cintra Torreseduardocintratorres@gmail.com<p>Jacques Séguéla, publicitário francês, continuava activo, no Grupo Havas, quando me deu esta entrevista, em forma de depoimento, no ano final do confinamento, em 12 de Março de 2021. A seu pedido, prosseguimos a conversa no dia 15 do mesmo mês. Nasceu em Paris, em 23 de Fevereiro de 1934. Entrou na publicidade por acaso, como explicou na conversa. Veio a ser um dos publicitários de maior êxito, prestígio e influência em França e no mundo, como criativo e como empresário, sendo co-fundador da agência RSCG em 1970, integrada na Havas em 1996, do grupo Vivendi, em que se encontrava quando o entrevistei. É autor de 35 livros, dos quais duas vintenas sobre publicidade. A sua experiência e reflexão de seis décadas na publicidade francesa e mundial ficaram patentes nesta entrevista.<br />Durante mais de uma hora, a conversa decorreu por meio audiovisual Paris-Lisboa. A entrevista foi proporcionada por Pedro Graça, presidente da Havas Worlwide Portugal, no âmbito do conjunto de entrevistas que realizei para complementar e esclarecer a investigação para a História da Publicidade em Portugal - Com Estudo de Caso do Grupo CUF (Parede: Principia, 2023). Pelos temas abordados, que não versaram a publicidade em Portugal, a entrevista acabou por ser apenas utilizada pontualmente, o que justifica a sua publicação, aliás solicitada a Séguéla no início da conversa. Editei a entrevista por motivos de espaço e de clareza e de forma a acrescentar o carácter de depoimento, mas mantendo a fluência da oralidade</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicohttps://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/14551Publicidade online nos diários generalistas digitais em Cabo Verde e Angola2025-01-28T12:27:28+00:00Carlos CabralCarlos_Alberto_Cabral@iscte-iul.ptStover EzequiasStover_Eduardo_Ezequias@iscte-iul.ptJorge Verissimojverissimo@escs.ipl.pt<p style="font-weight: 400;">O presente artigo é um estudo comparativo da publicidade <em>online</em> nas <em>homepages</em> de jornais generalistas cabo-verdianos e angolanos. Especificamente, tentou-se perceber a dinâmica, os tipos de formatos presentes nas homepages dos jornais em análise, a forma com estão organizados, as tipologias de interatividade que proporcionam aos internautas e os níveis de frequências com que cada formato aparece nos jornais estudados. As evidências empíricas sugerem que o potencial da Internet como plataforma interativa de veiculação de publicidade é escassamente explorado pelos anunciantes cabo-verdianos e angolanos. Os anúncios são estáticos, reativos e não interativos, e o nível de interatividade que os formatos proporcionam à comunidade <em>online</em> é baixo. Verifica-se a predominância dos formatos tradicionais de publicidade <em>online</em>. Além disso, apesar de nos jornais angolanos terem sido identificados mais formatos de publicidade <em>online</em> em termos de quantidade, em Cabo Verde, verifica-se mais diversidade e especificidades em termos de produção de formatos. É imperativo e urgente que se aposte nas tecnologias disponíveis no mercado e profissionais preparados e dotados de criatividade, para que se possa produzir formatos de publicidade <em>online</em> de grande envergadura, aproveitando todas as potencialidades da Internet, proporcionando um maior grau de interatividade, dinamismo e engajamento em o público-alvo visado e os anúncios <em>online</em>.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicohttps://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/14442O factor "initimidade"2025-01-28T12:28:36+00:00Catarina Sarugas-csaruga@ucp.ptAlexandre Duartealexandre_arte@yahoo.co.uk<p>Numa era em que a publicidade tradicional perde credibilidade, os indivíduos procuram saber o que as suas personas favoritas dos meios de comunicação social estão a experienciar. Num mundo cada vez mais digital, que promove conexões sem proximidade física, as relações parassociais tendem a prosperar. Este fenómeno é muito evidente nos <em>podcastings</em>, onde não raras vezes o público estabelece conexões íntimas com os apresentadores. Tendo percebido isso, cada vez mais profissionais de marketing estão a escolher esta ferramenta de comunicação para anunciar suas marcas. A influência que as relações parassociais têm nos anúncios de <em>podcast</em> é uma interação complexa onde o fomento de conexões e a potencial manipulação do consumidor se encontram. Compreender como, e por que os indivíduos confiam nos apresentadores dos <em>podcasts</em> é hoje uma vantagem para qualquer marca, no que diz respeito ao comportamento do consumidor.</p>2024-06-28T00:00:00+01:00Direitos de Autor (c) 2025 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público