
  ARTIGOS | 237

A invenção da televisão revolucionária – a RTP durante o 
PREC (1974-1975)

The invention of the revolutionary television – the RTP 
during the PREC (1974-1975)
https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_16

Carla Baptista
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA

Resumo
Este artigo analisa o impacto do 25 de Abril de 1974 na programação da RTP, 

em particular os programas informativos não diários produzidos pelo Departa-
mento de Programas Político-Sociais (DPPS). Estes refletem as visões da época 
sobre a natureza e a vocação de uma televisão popular e permitem caracterizar o 
processo de “invenção da televisão revolucionária”, criada para responder ao am-
biente revolucionário do PREC (1974-1975). Este processo, marcado pelas rela-
ções de força que ditaram as orientações das sucessivas administrações e dire-
ções de informação e de programação da RTP, não se esgota no campo político. 
Foi acompanhado de uma discussão alargada sobre o papel do jornalismo televisi-
vo na construção da democracia portuguesa e na articulação com a sociedade. É 
essa discussão, refletida na natureza e tipo de programas criados para responder 
às necessidades de informação e formação do povo identificadas na época, que 
constitui o foco deste artigo.  

Palavras-chave
RTP; 25 abril; PREC; televisão revolucionária; povo

Abstract
This article analyzes how the April 25 revolution, in 1974, impacted on RTP pro-

gramming, in particular, the non-daily information programs produced by the Depart-
ment of Political-Social Programs. These reflect the visions of the time about the na-
ture and the mission of popular television and allow to characterize the process of 
the “invention of the revolutionary television”, created to respond to the information 
needs of the people identified during the PREC revolutionary context (1974-1975). 
This process, marked by the relations of force that dictated the guidelines of succes-
sive administrations and directories of information and programming of RTP, does 
not confine to the political field. It was accompanied by a broad discussion about the 
role of television journalism in the construction of Portuguese democracy and society.

Keywords
RTP; 25 april; PREC; revolutionary television; people  



238 | MEDIA&JORNALISMO

1. A RTP no 25 de abril – de refém dos militares revoltosos a parceira dos 
revolucionários

A RTP foi, desde “as primeiras horas” a seguir ao golpe militar de 25 de Abril de 
1974, para usar uma expressão jornalística da época, um laboratório de experimen-
tação da democracia nascente. Ainda antes de haver um plano para a televisão de-
senhado pela futura administração militar, que se manteve até 1977, foi a montra pri-
vilegiada das mudanças políticas, sociais e culturais provocadas pela revolução. No 
dia 25 abril, era um dos objetivos estratégicos definidos pelo Movimento das Forças 
Armadas (MFA), que incluíam o comando da Legião Portuguesa «LP», a Emissora 
Nacional, o Rádio Clube Português, a RTP, a Rádio Marconi, o Banco de Portugal, o 
Quartel-General da Região Militar de Lisboa, o Quartel-General da Região Militar do 
Porto, o Ministério do Exército, o Aeroporto da Portela, o Aeródromo Base nº 1, a Ma-
nutenção Militar, o Posto de Televisão de Troia e a Penitenciária do Forte de Peniche. 

Este plano de operações deixa claro a importância que os meios de comunica-
ção tinham para os capitães de abril, mas nada diz sobre as estratégias concretas 
de uso e potenciação desses meios. Aparentemente, o MFA apenas tinha determi-
nado que a RTP, bem como as rádios, eram instrumentos cruciais para informar o 
país da evolução dos acontecimentos. Num primeiro momento, a televisão foi uma 
instituição refém dos militares revoltosos, que a capturaram e usaram como veículo 
de transmissão de comunicados, subjugando todo o discurso jornalístico ao forma-
to típico da propaganda. 

A ocupação da RTP pela coluna da Escola Prática de Administração Militar (EPAM), 
comandada pelo capitão Teófilo Bento, exemplifica a estreita forma de pensar o po-
tencial da televisão. Após a neutralização dos 3 polícias que faziam a segurança das 
instalações, a preocupação de Teófilo Bento foi selar o local para impedir fugas de 
informação sobre o contingente militar que comandava (uma coluna com 130 mi-
litares) no âmbito da operação “Fim do Regime”. Foi imposto um rígido controlo de 
presenças, permitindo apenas a entrada de uma pessoa adstrita a uma especiali-
dade. O núcleo de trabalhadores que conseguiu entrar e permanecer nos estúdios 
do Lumiar reduziu-se a 25 pessoas, reforçadas com mais 10 a meio da tarde, com 
instruções para não filmarem absolutamente nada dos acontecimentos que muda-
riam para sempre a história do país. Teófilo Bento admitiu, em entrevista à revista 
Sábado1, ter cometido um erro de avaliação: “Antes de tudo, eu queria era garantir a 
segurança da Televisão – e não podia permitir que as pessoas entrassem e saíssem. 
Portanto, quando me pediram para enviar operadores para ir filmar, porque havia tro-
pas na rua, a minha reação inicial foi: ‘Não, senhor!’.”

O desconhecimento genérico dos militares sobre a atividade televisiva era tão 
grande que a tomada de Mónaco, nome de código da RTP, só não se transformou 
num fracasso devido a um desfecho rocambolesco. Desde logo, não incluíram o 
Centro Emissor de Monsanto no plano de operações. Foi Soares Louro, então chefe 
de serviço e futuro presidente da RTP entre 1978-80, quem os alertou para esse de-

1  Revista Sábado, 25 Abril: as imagens da RTP que desobedeceram aos capitães de abril, 
25-04.2018. Acessível em https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/25-de-abril-as-imagens-da-
-rtp-que-desobedeceram-aos-capitaes-de-abril



  ARTIGOS | 239

talhe crucial quando chegou ao local de trabalho e se confrontou com a ocupação: 
as antenas de Lisboa e do Porto não estavam controladas pelas forças revoltosas. 
E, sem isso, não havia emissão. 

Do outro lado da barricada, Ramiro Valadão, o todo poderoso presidente da RTP 
nomeado por Marcelo Caetano em 1969, uma figura com um papel central na rees-
truturação da televisão durante o marcelismo, foi a primeira coisa em que pensou: 
cortar a antena aos militares, isto é, retirar-lhes a possibilidade de usar a televisão 
como arma. Deu essa instrução aos elementos que faziam a segurança em Monsan-
to, que sabotaram o equipamento, retirando e escondendo uma válvula do emissor 
de imagem. A situação só ficou resolvida a meio da tarde e explica o facto da RTP 
apenas ter entrado no ar às 18 40 do dia 25 de Abril, com uma emissão especial e 
compacta do Telejornal, já totalmente controlada pelos militares. 

Essa emissão histórica foi apresentada pela dupla Fialho Gouveia e Fernando 
Balsinha, rostos habituais do Telejornal desde 1970, com o estatuto de “locutores” 
e não de jornalistas2, o que significava uma circulação ampla entre a apresentação 
do telejornal e alguns programas de entretenimento3. A emissão compila os co-
municados transmitidos durante o dia pelo Rádio Clube Português e apresenta as 
imagens recolhidas por uma equipa da RTP, constituída pelo operador de câmara 
João Rocha e pelo seu assistente, José Saraiva. Contrariando as ordens do capi-
tão Teófilo Bento, escaparam dos estúdios do Lumiar por volta das 16h e foram 
para o Largo do Carmo registar, em filme e sem som, as preciosas imagens da re-
volução em curso que hoje constituem o escasso espólio visual da RTP. Sobre os 
acontecimentos nas instalações da RTP, existem também algumas imagens regis-
tadas pelo operador de câmara José Manuel Tudela, que dão conta da ocupação 
e da chegada ao edifício de cada vez mais pessoas, designadamente jornalistas 
de outros órgãos de informação que acorriam à primeira conferência de imprensa 
marcada pelos capitães. 

É a este reduzido conjunto de imagens fragmentadas e sem som que Fialho 
Gouveia dá sentido na edição especial do Telejornal do dia 25 de abril4, num notável 
exercício de improviso, ao identificar os presentes ao mesmo tempo que vai incor-
porando os acontecimentos do dia e enfatizando a “total sintonia” entre jornalistas e 
militares, o “fino trato e a cordialidade” destes e a adesão imediata que os seus pro-
pósitos libertadores suscitaram junto dos trabalhadores. Em poucas horas, a forma 
de fazer televisão mudara drasticamente em Portugal. Era um prenúncio da tempes-
tuosa mudança que nas semanas seguintes iria transformar a RTP num laborató-
rio vivo de experiências comunicativas híbridas entre o jornalismo e a propaganda. 

2  Até 1969, os redatores da televisão e das rádios não eram considerados jornalistas. Ape-
nas tinham título profissional os jornalistas que trabalhavam para jornais diários nacionais e 
das agências de notícias. Ver, para mais detalhe, Arons Carvalho; Figueiredo; Monteiro Cardoso 
(2012). Direito da Comunicação Social. Lisboa: Texto Editores. 

3  Fialho Gouveia era um dos elementos que, juntamente com Carlos Cruz e Raul Solnado, 
apresentava o Zip-Zip, um programa de entretenimento e entrevistas filmadas no Teatro Vila-
ret, que modernizou a imagem da televisão em 1969, introduzindo novos formatos, linguagens 
e rostos que se tornaram estrelas televisivas. 

4  Disponível em https://arquivos.rtp.pt/conteudos/edicao-especial-do-telejornal-no-dia-25-
-de-abril/



240 | MEDIA&JORNALISMO

Os sinais dessa mudança estão presentes desde a primeira hora da transmissão 
televisiva do 25 de Abril de 1974 e traduzem o desejo de dar visibilidade aos jornalis-
tas como parceiros da revolução, nas imagens que mostram os bastidores do estú-
dio onde decorria a emissão do telejornal, na postura descontraída de Fialho Gouveia 
que fuma e ri em plena emissão, desafiando o protocolo visual que até ai impunha 
seriedade aos rostos e rigidez aos corpos dos apresentadores, e no tom festivo e ex-
plicativo com que comenta os acontecimentos do dia, prometendo continuar a dar 
“agradáveis notícias com certeza”. 

Embora celebratória da liberdade conquistada e beneficiando do fim da censura 
e do afastamento dos quadros apoiantes do regime deposto que até aí controlavam 
a RTP, a nova televisão precisava de uma teoria que sustentasse a sua prática. Essa 
orientação ficou plasmada numa frase do tenente Bargão dos Santos, diretor de in-
formação da RTP, proferida em Abril de 19755, nas vésperas das primeiras eleições 
livres realizadas após o golpe militar: “Uma televisão ao serviço do MFA, o que quer 
dizer uma televisão ao serviço do povo.” É uma formulação tardia para uma políti-
ca que estava em curso desde Junho de 1974, data da criação da 5º Divisão, órgão 
emanado da Comissão Coordenadora do Programa do MFA. 

A génese da 5ª Divisão, herdeira do SIPFA – Serviço de Informação Pública das 
Forças Armadas durante o tempo colonial -  bem como o seu organigrama,6 distri-
buído por quatro comissões: 1) a Comissão Dinamizadora Central (CODICE), respon-
sável pela realização de campanhas de dinamização cultural; 2) o Centro de Escla-
recimento e Informação Pública (CEIP), que publicava o Boletim do MFA, emitia um 
programa de rádio e outro de televisão; 3) o Centro de Sociologia Militar, que organi-
zava cursos, colóquios e preparava atos celebrativos; e 4) o Centro de Relações Pú-
blica, sugerem uma linha de continuidade entre o novo órgão e as funções de infor-
mação e persuasão do público desenvolvidas durante a guerra colonial.7 A história da 
5º Divisão cruza-se com a história da RTP durante o PREC, já que a estação pública 
emitia o Programa do MFA e a programação deste período estava contagiada pelo 
objetivo de explicar a revolução ao povo. Mas seria redutor pensar a ação da 5º di-
visão como uma mera agência de propaganda ao serviço do MFA. Esta visão tática 
e instrumental tende a inflacionar os conflitos partidários e a obliterar a discussão 
paralela sobre o projeto de sociedade e o papel dos media associados. 

Independentemente das inegáveis “estratégias dirigistas” (Mesquita, 1988) postas 
em marcha para controlar a informação produzida e veiculada em muitas redações, 
a diversidade de meios existentes, a exuberante proliferação de forças políticas em 
jogo e as próprias divisões internas do MFA rapidamente frustraram qualquer velei-
dade de impor quadros ideológicos monolíticos. É o reconhecimento dessa inade-

5  Peça inserida no portal Memórias de uma Revolução. Disponível em http://media.rtp.pt/
memoriasdarevolucao/acontecimento/a-televisao-ao-servico-do-povo/

6  Inventário do Fundo do EMGFA. 5a Divisão – Informação e Relações Públicas, 1972 – 
1978 Fundo 06. Disponível  em 

https://www.defesa.pt/institucional/oministerio/Documents/ArquivoDefesaNacional/
f6%20inventario%20emgfa%205div.pdf

7  O SIPFA escrevia os comunicados da situação militar nos teatros de operações, divul-
gava os nomes dos feridos e dos falecidos e produziu alguns programas de rádio e filmes de 
propaganda.



  ARTIGOS | 241

quação que leva à extinção da 5ª Divisão, cumpridos 14 meses de existência. Vasco 
Ribeiro (2014, p. 91) conclui que a 5ª Divisão desenvolveu “um sofisticado trabalho 
de comunicação política governamental, através da tentativa de controlo de informa-
ção interna e das campanhas de instrumentalização da opinião pública”, sublinhando 
que “nunca foi uma estrutura una e indivisível”. 

Ivo Veiga (2014) assinalou que os amplos recursos humanos e materiais coloca-
dos ao dispor da 5ª Divisão “traduziam a reconfiguração da própria esfera militar que, 
num regime de transição, reclamava um papel de natureza interventiva mesmo nas 
esferas política e civil”. As mudanças introduzidas na grelha de programas durante 
o PREC, e a inflação de programas de debate e mesa redonda convocando os “tipos 
sociais” até ai interditos na televisão (intelectuais de esquerda, trabalhadores rurais, 
operários, feministas) são um reflexo da tomada de consciência abrupta do papel 
central dos media numa disputa que, para além dos aspetos materiais, era também 
simbólica. Tratava-se de disseminar e estabilizar o sentido coletivo para conceitos 
chave como democracia, pluralismo e povo. 

A redefinição do campo jornalístico fez-se de forma desordenada, mas movida 
pelo imperativo de responder à evolução política, às mudanças sociais do país e às 
novas oportunidades geradas pelo quadro revolucionário. Desde logo, mesmo se 
existiram tentativas formais de institucionalizar novas censuras, os administradores 
militares não eram os censores da ditadura. Tal como não existiu um modelo hege-
mónico para os projetos de comunicação governamental ou de propaganda, também 
não existiu um modelo único para o jornalismo, que não foi nunca inteiramente sub-
jugado ou apropriado pelas várias e sobrepostas tentativas de controle dos poderes 
partidários e suprapartidários, como é o caso do poder militar. 

O padrão do jornalismo “militante e não explicativo” que, segundo Mário Mesqui-
ta (1988), marcou o período entre 1974-76, coexistiu com formas de afirmação do 
campo jornalístico. Procuramos neste texto valorizar e autonomizar esses movimen-
tos em relação ao campo político. No caso da televisão, trata-se de trilhar o caminho 
de invenção de uma profissão – a de repórter televisivo pleno, não amputado pela 
censura, que tem pela primeira vez a oportunidade de descobrir o país real e dar-lhe 
visibilidade e expressão. Os programas que integram a grelha informativa não diária 
durante o PREC são um exemplo de inovação ao nível de conteúdos, mas também 
formal, recorrendo a formatos e dispositivos narrativos inspirados nas linguagens 
do cinema documental, do teatro de revista, da reportagem televisiva, forjados num 
ambiente criativo e colaborativo que amiúde integrava cineastas, jornalistas, atores, 
escritores, locutores e intelectuais. Eram contributos e equipas até aí improváveis. 

2. A televisão popular: uma utopia revolucionária

As preocupações com a reestruturação da RTP começam logo em 25 de Maio de 
1974, com a ordem de serviço 11/74, na qual a Comissão Administrativa Militar anun-
cia ser seu propósito lançar a semente da “objetividade, independência e honestidade 
da informação” e transformar a RTP num órgão “informativo formativo e isento”. Anun-
cia como valores orientadores a liberdade, a isenção e a honestidade. Inácia Rezola 
(2014), a propósito dos saneamentos na RTP, aponta a “intervenção decisiva” entre 



242 | MEDIA&JORNALISMO

Abril e Agosto de 1974, traduzida na suspensão imediata do Conselho de Programa 
e do Gabinete de Exame e Classificação de Programas e de todos os seus membros, 
assim como de 16 quadros superiores da empresa (diretores gerais e adjuntos, che-
fes de serviço e de divisão). O saldo desta “operação de limpeza” traduziu-se, segundo 
Rezola (2007), no afastamento de 50 funcionários, afetando 4% do quadro de pessoal. 
Entre os saneados estão dois dos rostos mais conhecidos da televisão, os locutores 
Henrique Mendes e Alves Caetano. O ritmo de contratações, expresso em numerosas 
ordens de serviço, acompanha o ritmo de saneamentos e demonstra o carácter frené-
tico do movimento de recomposição e renovação do pessoal da RTP.  

Em 3 de Julho, a ordem de serviço 26/74, refere que, no âmbito da reestruturação 
da RTP, terá grande prioridade a reorganização dos serviços da atual direção geral 
de programas e nomeia José Carlos Megre e Sidónio Pais, dois não jornalistas, para 
coordenar essa tarefa. Em Julho, a ordem de serviço 28/74, autoriza a Divisão de 
Programas de Informação a contratar novos redatores, repórteres e estagiários. Em 
Setembro de 1974 são concretizadas as novas admissões, incluindo nomes como 
Joaquim Letria, José Gabriel Viegas, Amadeu José de Freitas, Anabela Sargaço, 
Manuela Viegas, Cesário Borga, entre outros. A ordem de serviço 42/74, emitida no 
mesmo dia 2 setembro, anuncia também a contratação de Carlos Cruz para orien-
tar a reestruturação dos serviços informativos do 1º canal; e de Joaquim Letria para 
coordenar a reestruturação de um serviço de informação autónomo para o 2º canal. 

É ainda relevante para o nosso estudo a ordem de serviço 44/74, de 9 setembro, 
que contrata como colaborador Vasco Pulido Valente com o objetivo de “iniciar o 
estudo da programação e da produção de programas relativos ao Departamento de 
Programas Políticos e Socioeconómicos”. Pulido Valente, à semelhança  de outros 
quadros, não ocupou o lugar por muito tempo, sendo substituído em Novembro por 
Carlos Megre. A componente Económicos acabou por cair do intitulado do novo de-
partamento, que ficou conhecido apenas pela sigla DPPS (Departamento de Progra-
mas Político-Sociais). 

É no DPPS que surgem os programas informativos não diários, de divulgação e 
de atualidades mais interessantes da televisão do PREC, que colocam os repórteres 
da RTP à descoberta do país real e do povo imaginado. Esta entidade abstrata foi 
construída como lugar de martírio, sofrido, explorado, mantido inculto e embruteci-
do pelo fascismo, mas que, com o estímulo e as aprendizagens certas, iria rapida-
mente politizar-se e apoiar os ideais revolucionários. É esse trabalho emancipador 
do povo que a RTP se propõe fazer, ensinando as pessoas a viver em democracia e 
contribuindo para o esclarecimento cívico necessário à nova condição de cidadão 
eleitor. O primeiro teste seria daí a um ano, em Abril de 1975, data limite de realiza-
ção das eleições para a Assembleia Constituinte. O projeto utópico da televisão po-
pular não tinha tempo a perder. 

3. O DPPS e o programa A Política é de Todos 

DPPS é uma sigla que condensa a dinâmica da grelha informativa pós 25 abril e 
traduz o ambiente sincrético entre a sociedade e a política, indistinguíveis na lógica 
revolucionária. Não só todo o trabalho social era um trabalho político como a política 



  ARTIGOS | 243

não se concebia mais desligada da atuação viva no espaço da sociedade. No início, 
a representação televisiva da política e dos políticos ainda herda os códigos visuais 
do passado, de que são exemplo a recorrência aos lugares protocolares do poder e 
ao formalismo dos gabinetes, mesmo se agora ocupados pelas novas figuras cujos 
rostos a RTP vai apresentando ao país, ajudando a definir as lideranças políticas emer-
gentes. Mas, rapidamente, o que os telespectadores vêem na RTP são políticos que 
arregaçam as mangas e estão na rua a conversar com as pessoas ou em reuniões 
de trabalho com informalidade e dinamismo. A representação do poder político atra-
vés da ação compaginava-se com a ideia do coletivo, das lideranças horizontais, da 
multiplicidade de interlocutores e é importante assinalar este espírito programático 
que inaugura a nova era da televisão. 

Ao adotar este espírito, o DPPS mergulhava a RTP no centro das convulsões so-
ciais e assumia a natureza política da informação. Trata-se de uma viragem que im-
plicou vários gestos de rutura. Os novos formatos colocam a reportagem no centro 
do dispositivo informativo, com tudo o que essa viragem implica: a descoberta da 
rua e do país rural, dando voz ao povo que não falava nunca na televisão, anterior-
mente confinado a um papel de mera figuração. Prolongam-se alguns géneros que 
já existiam na televisão da ditadura, como as entrevistas, as mesas redondas e os 
debates, mas com uma reviravolta dos personagens convidados: quem estava in-
terdito passou a ser presença assídua, sobretudo no campo cultural, com a entrada 
dos escritores, intelectuais e artistas que militaram na oposição ao regime. Altera-
-se o repertório de temas noticiosos: o que era tabu e não se discutia passou a estar 
no centro da programação, designadamente as chagas sociais como a pobreza, a 
desigualdade económica, o analfabetismo; ou os desafios prioritários, como a edu-
cação do povo e a participação popular no processo politico. 

Passamos de uma televisão de boas notícias (que noticiava inaugurações e anun-
ciava medidas positivas) para uma televisão centrada na sinalização de problemas 
e engajada com os objetivos da revolução. Embora com métodos, figuras e estraté-
gias discursivas diferentes, estas duas televisões – a RTP da ditadura e a RTP revo-
lucionária – partilham a característica de serem doutrinárias. É este paradoxo que 
vemos desenrolar-se quando analisamos a programação e a documentação desta 
altura. O MFA tenta inventar uma nova televisão e subtrai-la aos partidos – nas ad-
ministrações militares existe a orientação clara de que a televisão deve transcender 
os partidos e ser conduzida numa lógica pluralista e não partidária – mas acaba por 
ceder à tentação de tomá-la para si, à medida que o próprio MFA se institucionaliza 
no Conselho da Revolução e assume uma vocação de poder.  

Esse caminho faz-se cheio de tensões e de lutas, de vários episódios de novas 
censuras que põem em evidência os limites da liberdade jornalística e originam in-
tromissões censórias praticadas pelos administradores militares. Estes cortes, que 
não teremos tempo de desenvolver neste artigo, incluem uma panóplia variada de 
temas, muitos deles fora do campo estritamente político e levantando questões mo-
rais, religiosas ou até memórias recentes e sensíveis como as relacionadas com as 
práticas da PIDE. Alguns exemplos de reportagens censuradas incluem temas como 
o nudismo nas praias, peças de teatro que parodiavam a igreja católica ou aconte-
cimentos da atualidade como ocupações de fábricas com momentos de expulsão 
dos antigos proprietários. 



244 | MEDIA&JORNALISMO

Ao invés de perspetivar estes conflitos como menorizadores do poder do jornalis-
mo, devemos apreendê-los no contexto de um processo de autonomização do cam-
po dos jornalistas profissionais de televisão que ganham neste período um protago-
nismo intrínseco. Os jornalistas tornam-se mediadores engajados e envolvidos ou, 
noutras palavras, atores políticos. Esse é um estatuto inteiramente novo. A distância 
entre o jornalismo e a política, anteriormente tão esmagadora, reduz-se imenso e os 
jornalistas passam a conviver fraternalmente com os representantes dos novos po-
deres. Este rumo implicou perdas de objetividade, com pouca distância crítica, com 
olhares parciais sobre uma realidade mais complexa e fragmentada do que a televi-
são revolucionária dava a ver, acompanhando a explosão das parcialidades políticas 
e das correntes de opinião. Mas os ganhos que permitiu em termos de diversificação 
dos conteúdos e profundidade das abordagens fazem deste período um momento 
fundacional para o jornalismo televisivo português, comparável ao movimento de 
profissionalização e renovação que vinha ocorrendo para os jornalistas da imprensa 
desde há uma década e que finalmente chega ao bastião informativo do poder: a RTP. 

Não podemos compreender o facto destas mudanças terem coincidido com a 
revolução, enquanto nos outros meios de comunicação social foram acontecendo 
ainda durante o Estado Novo8, sem reforçar o papel instrumental que a RTP desem-
penhou na estratégia de poder e na política informativa de Salazar e de Marcelo 
Caetano. Até ao 25 abril, foi um bastião inexpugnável ao serviço da política de infor-
mação do regime. Depois do 25 de Abril, e sendo feita já em liberdade, a mudança  
é exuberante e explosiva. Em síntese, é uma televisão de génese revolucionária, tal 
como essa é também a origem da democracia portuguesa.

Logo em Maio de 1974, a Comissão Administrativa Militar nomeou 4 diretores 
para garantirem o funcionamento da Direcção-Geral de Programas. O comunicado de 
3 de Maio de 1974 que anuncia os nomes de Álvaro Guerra, Artur Ramos, Manuel Fer-
reira e Manuel Jorge Veloso como os novos responsáveis pela programação da RTP, 
preconiza que esta deve “assegurar as condições necessárias para que este meio de 
comunicação social se realize, integral e imparcialmente, em completa liberdade de 
expressão e informação”.9 A nova orientação da RTP foi apresentada ao público pelos 
quatro diretores, no programa Diálogo, emitido a 9 de Maio, numa clara sinalização aos 
telespectadores de que a nova televisão se desejava agora transparente e participada.

Álvaro Guerra (escritor e jornalista no República) ficou encarregue da Informação 
e das Atualidades. Teves (2007) aponta que uma das suas primeiras preocupações foi 
apelar, através de um comunicado, ao sentido de responsabilidade dos jornalistas da 
redação do Telejornal para resistirem às constantes manipulações de informação: “A 
partir desta data (3.7.1974), a confirmação da autenticidade das notícias a transmi-
tir pelo Telejornal deve obedecer às mais estritas regras de segurança e rigor. Qual-
quer que seja a fonte de informação invocada deve ser feita, sempre, a contraprova.”

Os títulos dos programas do DPPS surgidos no PREC são quase autoexplicativos, 
traduzindo a vontade de descobrir o povo, uma categoria forjada pela imaginação 

8  O movimento de rejuvenescimento e diversificação dos perfis profissionais começa na 
imprensa portuguesa a partir da década de 60 do século XX. Ver, para mais detalhe, Batista, 
Correia (2007). Jornalistas, do Ofício à Profissão. Caminho: Lisboa. 

9  Ordem de serviço nº 5/74.



  ARTIGOS | 245

revolucionária, e dar-lhe voz e expressão. Procuram fornecer alguma educação histó-
rica básica, responsabilizando a ditadura pelos males estruturais do país, e estimular 
uma aprendizagem política rápida sobre os mecanismos burocráticos da democra-
cia, incluindo nas suas formas populares (assembleias, comissões de moradores, 
cooperativas, etc.). Existe também uma preocupação com a divulgação cultural, fruto 
do acesso que uma elite intelectual ganha à televisão, e da crença enraizada de que 
a cultura é um instrumento de capacitação para uma discussão política produtiva. 
Alguns dos programas mais representativos da nova grelha são “Vamos Decidir em 
Conjunto”, “No Mundo do Trabalho”, “Responder ao País”, “Escrever é Lutar”, “Nome 
Mulher”, “A Gente que Nós Somos”, “Diálogo”, “Os Movimentos Políticos e a Econo-
mia”, “Sonhos e Armas”, “A Lei e o Povo”, “Canto Livre” e “A Política é de Todos”.10 

Merece menção especial o programa “A Política é de Todos”, por condensar o es-
pírito e o corpo da televisão revolucionária que temos vindo a caracterizar, e por ter 
alcançado uma elevada qualidade formal e estilística. Em 1974, recebeu o prémio 
“Melhor Programa do Ano” atribuído pela Casa da Imprensa. Começou a ser emiti-
do em maio de 1974, sendo classificado dentro da categoria Programas Especiais. 
Ao todo, foram emitidos 7 programas, 3 em 1974 e 4 em 1975. Os 2 primeiros têm 
uma natureza didática, revelando aspetos formais do processo democrático (alguns 
exemplos são como se organizam eleições para as juntas de freguesia, como se 
faz uma assembleia geral de trabalhadores, como se contam os votos). As restan-
tes rubricas oferecem um fresco do país e dos seus enormes atrasos em matérias 
cruciais, como a saúde ou a educação. Uma das reportagens acontece numa esco-
la primária e o foco é saber se a escola faz os alunos felizes, se os faz pensar, se 
lhe ensina artes, se está articulada com idas à biblioteca ou a visitas de estudo que 
possam complementar a educação formal. É visível o incómodo da professora que 
procura ganhar espaço na entrevista, enquanto a jornalista se interessa sobretudo 
pelos depoimentos das crianças. 

Os temas abordados no programas de 1975 abordam os efeitos do fascismo no 
esmagamento das pessoas e da sua capacidade de pensar, na proibição de ler, no 
medo de falar em público e expressar a sua opinião livremente, na descrença ou sus-
peição em relação à liberdade. Existem programas dedicados à literatura proibida em 
Portugal, e um centrado sobre as desigualdades transversais no mundo do trabalho 
operário e rural: entre assalariados e patrões, entre homens e mulheres. 

Estes programas denotam o fascínio dos intelectuais pela descoberta do povo 
que encontram nas fábricas e nas aldeias inacessíveis por ausência de estradas, ain-
da paralisado pelo mutismo e pelo conformismo. É notório o empenho do jornalista 
(Fernando Balsinha) para obter respostas, para conseguir que falem, que digam de 
sua justiça, que percam o medo. A partir de intervenções e comentários de vários 
intelectuais, um deles João Bénard da Costa, é repetido um mantra quase terapêu-
tico: O Voto é a Arma do Povo. Reis (2009, p. 333) resume o espírito do programa:  
“A mensagem parece ser esta: o malefício que o regime deposto trouxe foi a igno-
rância política, o medo, e, no geral, a resignação à miséria. A revolução – através da 

10  Ver, para mais detalhe, o livro de Vasco Hogan Teves, RTP, 50 anos de História. Disponí-
vel em https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/Livro/DecadaDe70/ODificilCaminhoParaANacionali-
zacao/Pag7/default.htm. 



246 | MEDIA&JORNALISMO

presença da televisão – nestes contextos de miséria, vem trazer a política, vem en-
sinar a utilizar a ferramenta da reivindicação”. 

As opções de realização valorizam os sujeitos filmados que ganham coragem 
para falar ou contar a sua história e apresentam um caderno reivindicativo (as mais 
comuns são exigências salariais, sonhos progressistas, esperanças partilhadas). Em 
alguns momentos fascinantes, assistimos a uma politização em direto que ocorre 
no curto espaço de uma conversa gravada em televisão.

Conclusão

Procuramos neste texto apresentar as principais linhas de força que marcam a 
programação da televisão durante o PREC. Trata-se de uma televisão orientada por 
objetivos revolucionários, apostando no tratamento jornalístico da atualidade e na 
documentação dos problemas sociais do país para fins de formação política do povo. 
Move-se num registo duplo: entre a premência da lógica informativa do acontecimento, 
e os contextos históricos e políticos enquadrados pela lógica revolucionária. Embo-
ra muito devedora da estratégia do MFA para a RTP, a linha de programação seguida 
neste período não está inteiramente subordinada ao jogo político resultante das lutas 
entre os poderes emergentes. É também fruto, e neste aspeto nos focámos, de um 
projeto jornalístico abrangente construído num ambiente de grande conflitualidade 
interna nas redações, mas também de grande valorização do jornalismo enquanto 
campo social e disciplina profissional. 

Referências bibliográficas

Cádima, F. R. (2001). Os Media na Revolução. In Brandão, José Manuel (Coord.) Revolução e 
Democracia – O País em Revolução (pp. 321-351). Lisboa: Editorial Notícias.

Castrim, M. (1996). Televisão e Censura. Porto: Campo das Letras. 
Cerezales, D. (2003). O Poder caiu na Rua. Crise de Estado e Ações Coletivas na Revolução Por-

tuguesa 1974-1975. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Philippe, V. (2017). El Discurso de la “Radiotelevisão Portuguesa” sobre la conflictividad laboral 

durante el PREC. Historia, Trabajo y Sociedad, nº8, 87-112.
Figueira, J. (2007). Os Jornais Como Atores Políticos. O Diário de Notícias, Expresso e Jornal 

Novo no Verão Quente de 1975. Coimbra: Minerva Coimbra.
Mesquita, M. (1988). Estratégias liberais e dirigistas na Comunicação Social de 1974- 1975. Da 

Comissão Ad Hoc à Lei de Imprensa. Revista de Comunicação e Linguagens, 8, 85-113.
Mesquita, M. (1994). Os Meios de Comunicação Social. In: Reis, António (coord.), Portugal, 20 

anos de Democracia (pp. 360-405). Lisboa: Círculo de Leitores.
Ribeiro, Nelson (2002). A Rádio Renascença e o 25 de Abril. Lisboa: Universidade Católica.
Reis, A. (1992). A revolução de 25 de Abril de 1974, o MFA e o processo de democratização. In 

Reis, António (dir.) Portugal Contemporâneo. Lisboa: Alfa. 
Reis, M. S. (2009). A Hipótese de uma Televisão Revolucionária. Estudos do Século XX, 9, 

325-346. 
Rezola, M. I. (2007). Mitos de uma Revolução. Lisboa: Esfera dos Livros. 



  ARTIGOS | 247

Rezola, M. I. (2014). A RTP no PREC (1974-1975: Sem recuos nem Tibiezas em ordem à Lim-
peza Radical. In Rezola, Maria Inácia; Gomes, Pedro Marques (Coord.). A Revolução nos 
Media (pp. 17-51). Lisboa: Tinta-da-China.

Ribeiro, V. (2014). Os Primeiros Passos da Comunicação Política Democrática em Portugal: a 
5ª Divisão do MFA como motor da propaganda revolucionária no PREC. História, VI Série, 
Volume 4, 79-91.

Teves, V. H. (2007). RTP, 50 Anos de História. Disponível em https://museu.rtp.pt/livro/50Anos/
Livro/DecadaDe70/ODificilCaminhoParaANacionalizacao/Pag7/default.htm

Veiga, I. (2014). A 5ª Divisão do Estado-maior-General das Forças Armadas no processo revolu-
cionário português. Modelos, apoios e antagonismos. Ler História, 67, 155-168. Disponível 
em https://journals.openedition.org/lerhistoria/917

Nota biográfica

Carla Baptista é doutorada em Ciências da Comunicação pela NOVA FCSH. Professora 
Auxiliar da NOVA FCSH, Investigadora do ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA e membro 
da direção da revista Media & Jornalismo.

Ciência Vitae: FF1B-13F5-CE58
Email: carlamariabaptista@gmail.com 
Morada: Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Comunicação da NOVA, Av. de Berna, 

26-C - Lisboa 069-061, Portugal

Financiamento

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência 
e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/COM-JOR/28144/2017 – Para uma história do 
jornalismo em Portugal.

*Submetido: 2018.12.26
*Aceite: 2019.08.07


	17. A invenção da televisão revolucionária – a RTP durante o PREC (1974-1975)



