
  ARTIGOS | 249

Romper com o passado: a Revolução nos Média 
(Portugal, 1974-1975)

Breaking with the past: the Revolution in the Media 
(Portugal, 1974-1975)
https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_17

Maria Inácia Rezola
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH

Resumo
Tempo de ruturas, o 25 de Abril de 1974 é, incontestavelmente, um acontecimen-

to central na história de Portugal. Com este artigo, propomo-nos analisar algumas 
das mutações então operadas no campo dos média, procurando lançar pistas para 
uma reflexão mais ampla sobre a relação dos media com o(s) novo(s) poder(es) 
político(s) e sobre o seu lugar na luta política do Portugal Revolucionário. Partindo 
de investigações por nós anteriormente desenvolvidas sobre a Revolução de 1974-
1975 e, ainda, sobre os saneamentos levados a cabo nas empresas de comunica-
ção social (nomeadamente na RTP e na Emissora Nacional ), analisaremos algumas 
mudanças centrais nas relações laborais e na estrutura empresarial, e, tendo como 
pano de fundo a enorme conflituosidade que percorreu o sector, a complexa relação 
dos media com os novos centros de poder. 

Palavras-chave
história dos média; revolução portuguesa de 1974-1975; transição para a demo-

cracia; média e política

Abstract
Times of revolution and ruptures, the 25th of April 1974 is undoubtedly a cen-

tral event in Portuguese history. With this article, it is our aim to analyse some of 
the mutations that took place in the media in 1974-1975, seeking to shed light on 
a broader reflection on the media- political power(s) relationship and on their place 
in the political struggle during the revolutionary period. Based upon our previous re-
searches on the 1974-1975 Revolution and on the purges carried out in the media 
companies (namely in the RTP and the National Radio Broadcasting) , we will look 
at some central changes in labour relations and corporate structure as well as to 
the complex media-political/military powers’ relation under the background of the 
enormous political fights.

Keywords
media history; portuguese revolution of 1974-1975; transitions to democracy; 

media in politics



250 | MEDIA&JORNALISMO

Os média no 25 de Abril

O derrube da ditadura a 25 de Abril de 1974 é, incontestavelmente, um aconteci-
mento central na história de Portugal. Tempo de rutura, gerador de “profundas alte-
rações nos valores e na vida social nacional”, ele assinala, segundo José Medeiros 
Ferreira, uma “Era”, marcando um “antes” e um “depois” e tornando comuns expres-
sões como: “ ‘Antes do 25 de Abril…’, ‘só com o 25 de Abril’, ‘depois do 25 de Abril’ ” 
(Ferreira, 1994, p. 11). A imagem utilizada por Lélia e Sebastião Salgado de um país 
“profundamente triste” que, subitamente, entra em efervescência, materializando 
um sonho de liberdade e “felicidade nacional”, é por muitos partilhada, revelando um 
“Outro País” (Tréfaut, 1999) em que as mudanças transcendem a mera alteração de 
sistema político.

Medeiros Ferreira foi um dos primeiros académicos que, rompendo com o mito 
da falta de distanciamento, se aventurou na história do Portugal de 74-75. Outros se 
lhe seguiram, dentro e fora das fronteiras nacionais, com obras de cariz, âmbito e 
importância diversificadas (cf. Rezola, 2007, pp. 18-21). 

No domínio dos média, dispomos já de um conjunto notável de estudos que nos 
dão conta do impacto da Revolução. A sua tónica dominante incide na ideia da “satu-
ração ideológica dos órgãos de informação” e da “impossível neutralidade jornalística”. 
De acordo com Mário Mesquita, a transição portuguesa foi palco de uma intensa luta 
entre os “herdeiros do antigo regime, que procuravam retardar o pleno desmantelamen-
to dos mecanismos censórios”, os “defensores de teses revolucionárias e vanguardis-
tas” que, paradoxalmente, eram favoráveis “à adoção de formas de censura a poste-
riori”, e os “partidários de conceções pluralistas do sistema de comunicação social”, 
preconizando o fim da repressão administrativa e censória (Mesquita, 1994, p. 361). 

No mesmo sentido, num estudo centrado em três órgãos de imprensa (Diário de 
Notícias, Expresso e Jornal Novo), João Figueira revela como eles se empenharam 
“e lutaram, cada qual à sua maneira, por um projeto político para Portugal” (Figueira, 
2007, p. 216). Se esta imagem do jornalista militante e dos média como “atores po-
líticos” é sucessivamente evocada, também o são casos que atingiram um media-
tismo inusitado, como o do jornal República (Rebelo, 1994), da Rádio Renascença 
(Ribeiro, 2002; Reis, 2018) ou do Diário de Notícias (Gomes,2014).

Para o observador mais precipitado, a imagem a reter é a de uma comunicação 
social que, depois de 48 anos de ditadura, se quer livre e redefine. No entanto, sob 
esta capa, escondem-se outras realidades. Tal como acontece em todos os domínios 
da sociedade portuguesa, a comunicação social foi percorrida por fortes tensões e a 
já referida “saturação ideológica” e o forte controlo político exercido sobre os media 
têm, segundo Cádima, “um efeito bumerangue, criando fortes resistências, tanto no 
plano militar como na opinião pública” (2001, p. 329). O estudo de Pedro M. Gomes 
(2018) sobre os títulos criados em 1975, como uma alternativa à imprensa estatiza-
da e dominada por forças de esquerda, confirma esta tese.

Com este artigo, propomo-nos analisar algumas das mutações operadas no cam-
po dos média, procurando lançar pistas para uma reflexão mais ampla sobre as re-
lações dos media com o(s) novo(s) poder(es) político(s) e sobre o seu lugar na luta 
política do Portugal Revolucionário. Partindo de investigações por nós anteriormen-
te desenvolvidas sobre a Revolução de 1974-1975 e, ainda, sobre os saneamentos 



  ARTIGOS | 251

levados a cabo nas empresas de comunicação social (nomeadamente na RTP e na 
Emissora Nacional1), analisaremos algumas mudanças centrais nas relações laborais 
e na estrutura empresarial, e, tendo como pano de fundo a enorme conflituosidade 
que percorreu o sector, a complexa relação dos media com os novos centros de po-
der. Adotando o conceito de transição proposto por Roudakova (2012, pp. 250-251) 
– perspetivando que pode “significar uma mutação de um conjunto de regularida-
des para outro”, mas também, “mais sutilmente, uma mudança da regularidade para 
a indeterminação” – focaremos a nossa atenção em questões paradigmáticas, para 
ilustrar o quadro mais amplo que pretendemos reconstituir. Isto porque, ainda que 
nos reportemos a um período breve, a vertigem de acontecimentos que então têm 
lugar obrigam-nos a assumir uma perspetiva forçosamente generalista e seletiva. 

A passagem de um sistema de rígida censura e controlo da informação para 
um de liberdade e pluralismo é o aspeto mais imediato a assinalar, no panorama 
das transformações do sistema dos media. Da mesma forma, é impossível ignorar 
a imprensa escrita, dado o peso que continua a ocupar, reforçado pela explosão do 
número de títulos e das tiragens a que se assiste. Finalmente, cumpre assinalar a si-
tuação vivida nas rádios e na Rádio Televisão Portuguesa (o único canal de televisão 
então existente), num momento em que emergem novas visões sobre o seu papel e 
funções no contexto de um país em revolução. 

Liberdade de expressão e informação: uma gestão difícil

A par da mobilização popular ocorrida no dia 25 de abril, a abolição da censura 
constitui um dos sinais mais evidentes da rutura revolucionária. Apesar do seu caracter 
genérico, entre as medidas a implementar depois de derrubada a ditadura, o Programa 
do MFA previa a abolição da censura e do exame prévio, a promulgação da “liberda-
de de expressão e pensamento sob qualquer forma” e a publicação de uma nova Lei 
de Imprensa (cf. Rezola, 2007). Depois de meio século de regime censório e de forte 
controlo, os capitães davam voz a uma reivindicação há muito apresentada, abrindo 
as portas a uma profunda mutação nos média e, sobretudo, nas práticas jornalísticas.

Cabe no entanto assinalar que, a pretexto da necessidade de “salvaguardar os se-
gredos dos aspetos militares e evitar perturbações na opinião pública, causadas por 
agressões ideológicas dos meios mais reacionários”, o Programa previa também a 
constituição de uma Comissão «Ad Hoc» para a Imprensa, Rádio e Televisão. Apresen-
tada como transitória, a medida deixa patente uma consciência sobre as dificuldades 
da transição e a necessidade de garantir alguma vigilância depois de abolida a censura.

Antecedida pela constituição de comissões para cada um dos órgãos, a Comis-
são «Ad Hoc» para a Imprensa, Rádio e Televisão é criada a 25 de junho de 1974.  
O decreto que lhe dá vida estipula que se mantenha em funções até à publicação da 
nova Lei de Imprensa, definindo os temas passíveis de sanções (ofensas a novos 
dirigentes políticos, referências a operações militares, incitamento a greves e mani-
festações não autorizadas, ataques ao Programa MFA, etc.) assim como as multas 
(até 500 000$00) e penas a aplicar (até 60 dias de suspensão) (Mesquita, 1988).

1  Cf. Bibliografia final.



252 | MEDIA&JORNALISMO

Dependendo diretamente da Junta de Salvação Nacional (JSN), a Comissão é 
constituída apenas por militares. A sua ação gera, desde o início, protestos de órgãos 
de comunicação social, do Sindicato dos Jornalistas e de organizações políticas. Será, 
no entanto, a sua discordância com a suspensão exigida por António de Spínola, a pro-
pósito da publicação de notícias sobre uma manifestação de extrema-esquerda, no Re-
pública, A Capital e Diário de Lisboa, que conduz à demissão dos seus membros. Recon-
figurada a 9 de setembro de 1974, a intervenção da comissão incidirá sobretudo sobre 
a imprensa regional nesta fase. Só formalmente extinta em finais de 1975, cessa fun-
ções com a aprovação da Lei da Imprensa (Decreto-lei n.º 85-C/75, de 26 de fevereiro).

Considerada como das mais avançadas da época, a nova Lei de Imprensa con-
sagra os princípios consignados no Programa do MFA e a ideia de que “Não se pode 
conceber o processo democrático em curso sem a liberdade de expressão de pen-
samento”. Contudo, a sua promulgação não impede que, no verão de 1975, surjam 
novos projetos de repressão administrativa. O primeiro, conhecido como «Projeto 
Jesuíno», pretendia criar uma comissão de análise dos média com capacidade para 
aplicar multas e penas de suspensão, sem possibilidade de recurso. Pouco depois, 
é publicada a «Lei da Censura Militar» (Lei nº 11/75, de 9 de setembro), que proíbe a 
divulgação de relatos, notícias, comunicados, moções ou documentos sobre acon-
tecimentos ou tomadas de posição em unidades ou estabelecimentos militares, sal-
vo se provenientes de fontes militares oficiais. Ainda que nunca postas em prática, 
estas propostas causam enorme controvérsia, sendo contestadas não só por tra-
balhadores do sector, como também pelas diferentes forças político-partidárias que 
lutam pela instauração de uma ordem democrática (cf. Rezola, 2006, pp. 406 e ss.).

Imprensa: o despertar do vulcão

O slogan “O República é do povo, não é de Moscovo”, entoado pelos manifestan-
tes que, a 19 de maio de 1975, se concentram junto às instalações do jornal, onde 
o diretor (Raul Rego) e vários jornalistas se encontravam ‘sequestrados’, é um dos 
mais conhecidos do processo revolucionário português.

Assumindo um rápido e inusitado mediatismo nacional e internacional, o caso 
República eclode no momento em que, legitimados pelas eleições para a Assembleia 
Constituinte, vários partidos políticos saem à rua contestando o poder militar. Um 
conflito laboral? Uma luta por uma comunicação social livre? Uma luta ideológica? 
Um problema laboral que adquire contornos políticos? Apesar das dúvidas que pos-
sam subsistir, uma ideia é consensual: esta é uma questão que depressa transcen-
de o seu âmbito restrito e se transforma num profundo e multifacetado confronto.

Os acontecimentos que desencadeiam a crise são conhecidos: depois de uma longa 
contenda quanto à orientação e linha editorial, a Comissão Coordenadora de Trabalho 
do República afasta o diretor, acusando-o de ter transformado o jornal no órgão oficioso 
do Partido Socialista (PS). Depois de décadas de precária sobrevivência sob a pressão 
censória, Rego desabafa: “Nem no tempo de Salazar...” (Diário de Notícias, 26/5/75).

A decisão começa por dividir o República uma vez que a maioria dos jornalistas 
apoia a direção e contesta a decisão da comissão de trabalhadores. Mas se, aparen-
temente, tudo indicava tratar-se de um conflito laboral, a situação altera-se quando, 



  ARTIGOS | 253

no próprio dia 19, o PS emite um comunicado clarificando que o que está em jogo 
é a liberdade de expressão e mobiliza uma manifestação em favor da redação do 
jornal. Os socialistas saem à rua em defesa do República, da liberdade de informa-
ção e, sobretudo, em posição de ataque ao Partido Comunista Português (PCP) que 
acusam de ter promovido os incidentes.

O Caso República é um dos mais mediáticos da revolução portuguesa, com 
consequências em diversas frentes2, dividindo profundamente a opinião pública, os 
partidos políticos e o próprio CR a quem cabe o duro e nem sempre bem-sucedido 
papel de mediador (cf. Rezola, 2008, p. 216 e ss). Mas não é o único. O slogan en-
toado a 19 de maio é, aliás, adotado pelos manifestantes que, a 5 de novembro, se 
concentram junto às instalações de O Século: “O Século é do povo não é de Mosco-
vo” (Diário de Lisboa, 6/11/75).

Dias antes, o Sindicato dos Jornalistas emitira um comunicado em que, sob o 
título “Por um jornalismo ao serviço do povo”, denunciava os problemas vividos na 
Sociedade Nacional de Tipografia – SNT, empresa proprietária de O Século (ASJ. Pas-
ta 299, Comunicado n.º 16). Enquanto isso, os trabalhadores reivindicam o contro-
lo do jornal argumentando que, desta forma, ele ficaria “aberto a todas as correntes 
antifascistas e patrióticas que não caluniem o Povo” (Jornal Novo, 31/10/75). Esta 
exigência não constitui novidade dado que há muito reclamavam o “saneamento de-
mocrático e imediato” da empresa (O Primeiro de Janeiro, 14/5/74). 

Iniciado poucos dias depois do fim da ditadura, o confronto culmina com o afas-
tamento do diretor (Manuel Figueira), decidido em plenário (fevereiro de 1975), e na 
ocupação (outubro de 1975). No entanto, a greve de O Século (10 a 14 de maio de 
1974) é substancialmente mais breve que a desencadeada pelos trabalhadores do 
Jornal do Comércio a 22 de agosto de 1974, como medida de pressão para o afasta-
mento do diretor (Carlos Machado). A greve arrasta-se durante vários meses3, provo-
cando reações de solidariedade de vários órgãos de imprensa. As redações agitam-se.

Cumpre assinalar que a exigência de saneamentos não é exclusiva do Jornal do 
Comércio e O Século. A 2 de maio de 1974, o diretor do vespertino A Capital (Henri-
que Martins de Carvalho) é substituído pelo então chefe de redação Rodolfo Iriarte 
(O Primeiro de Janeiro, 3/5/1974). No dia seguinte, o Diário de Lisboa anuncia uma 
ampla reestruturação que passa pela entrega da gestão jornalística à sua redação, 
agora independente da administração da empresa (Diário de Notícias, 3/5/1974). No 
Diário de Notícias, o de maior circulação à época, os trabalhadores mobilizam-se e 
afastam o diretor, administradores e outros quadros acusados de conivência e cola-
boracionismo com a ditadura (cf. Gomes, 2007). Estes são apenas alguns exemplos 
de como os média não escapam às purgas políticas que percorreram todos os sec-
tores de atividade durante a revolução, neles atingindo níveis inéditos dada a ampla 
capacidade de mobilização de jornalistas e tipógrafos. De facto, depois do inevitável 

2  É incontornável referir, a este respeito, a demissão dos ministros socialistas do IV Gover-
no Provisório (10-07-1975) mas também a internacionalização da revolução portuguesa – cf. 
Gomes, 2015; Luís, 2015.

3  Sobre a greve no Jornal do Comércio ver, por exemplo, Comunicado do Sindicato dos 
Jornalistas de 4/09/74 (ASJ. Pasta 299); “Prossegue a justa greve dos trabalhadores do ‘Jor-
nal do Comércio’” in Luta Popular, 12/9/74; “Manifestantes tentaram invadir ‘O Século’” in Diá-
rio Popular, 6/11/75.



254 | MEDIA&JORNALISMO

encerramento de títulos conotados com o regime deposto (como o Época4 ou o No-
vidades) e das agências Lusitânia e ANI (Agência Noticiosa de Informação) (Fonse-
ca, 1995; Fonseca & Carvalho, 2016; Fonseca & Gomes, 2017), assiste-se a uma vaga 
de contestação que conduz ao afastamento de administradores, diretores, chefes de 
redação, e outros quadros dirigentes de títulos como A Capital, Diário Popular, Diário 
de Lisboa, Comércio do Porto, Vida Mundial, Diário de Notícias. 

A capacidade de mobilização e o poder das comissões de trabalhadores tornam-
-se evidentes depois do 28 de Setembro e do afastamento de Spínola da Presidência 
da República, assistindo-se ao progressivo controlo pelos trabalhadores da Informa-
ção na maior parte dos jornais, sobretudo dos diários.

Esta realidade tem inevitáveis reflexos nos conteúdos jornalísticos e, segundo o 
Conselho de Imprensa (1979, p. 101), “os jornais passam a ser carregados de ideo-
logia, verificando-se uma explosão de tendências abrangendo os leques de opções 
políticas possíveis nas várias fases da Revolução”. Disputados pelas diferentes for-
ças políticas e militares, os jornais tornam-se atores políticos (Figueira, 2007; Mesqui-
ta, 1993), assemelhando-se “a um puzzle de mensagens contraditórias, misturadas 
ao sabor da força das células partidárias e dos grupos de pressão”. Como observa 
Mário Mesquita, “a capacidade de análise e seleção era diminuta”, confundindo-se 
“o essencial com o acessório”. A informação “era servida em bruto, mal digerida, tal 
como saía dos palácios governamentais, das sedes partidárias ou dos quartéis mais 
influenciados pelas doutrinas partidárias” (Mesquita, 1993, p. 363).

A estatização dos jornais que pertenciam aos grupos económicos abrangidos 
pelas nacionalizações de março de 1975 reforça esta tendência. O número de publi-
cações que se conserva no sector privado é reduzido – República, Primeiro de Janei-
ro, Expresso, … – ainda que revigorado com o aparecimento de títulos como o Jornal 
Novo (abril), O Tempo (maio), O Jornal (maio), A Luta (agosto) (Gomes, 2018). No 
verão-outono de 1975, estes jornais irão protagonizar uma luta para quebrar a infor-
mação estatizada e monolítica, num contexto de recrudescimento da confrontação 
político-ideológica. Segundo o Conselho de Imprensa (1979, pp. 41-42), foi neste pe-
ríodo que “se acentuou a influência e a manipulação partidária na imprensa, desig-
nadamente por elementos afetos ao PCP e a organizações de extrema-esquerda”, 
sobretudo através das organizações de trabalhadores.

Dar voz à revolução 

Fundamental no desencadeamento das movimentações militares do 25 de Abril, 
também a rádio participa intensa e diretamente na luta política da Revolução. Dois 
casos, fortemente polarizadores da opinião pública, ilustram esta realidade: a Emis-
sora Nacional (EN) e a Rádio Renascença.

A 28 de abril de 1974, a JSN nomeia uma Comissão Administrativa militar (Adal-
berto Machado e Moura, José Mª de Azevedo e Delfim de Campos Moura) para dirigir 

4  Sobre o assunto ver, por exemplo, “O jornal ‘A Época’ (com outro nome) deve transformar-
-se num jornal ao serviço dos trabalhadores” in O Primeiro de Janeiro, 4/5/74; ou “A situação 
dos trabalhadores do jornal ‘Época’” in O Primeiro de Janeiro, 3/1/75.



  ARTIGOS | 255

a EN. Ainda que breve, é no seu mandato que se desencadeiam algumas das mais 
decisivas mudanças na emissora e se inaugura uma tendência de militarização dos 
cargos diretivos que se manterá durante todo o período revolucionário. 

Atuando sob o signo do MFA, a prioridade da Comissão recai na orientação e grelha 
de programas. Vários programas conotados com a ditadura (como “A Voz do Ociden-
te”, “Rádio Rural” ou “Ginástica Matinal”) são imediatamente suspensos, mantendo-se 
outros que, durante décadas, tinham contribuído para o prestígio da emissora (sobre-
tudo no domínio da música clássica)5. Paralelamente, inicia-se a reestruturação da em-
presa, em termos técnicos e humanos, de maneira a responder aos “naturais anseios” 
dos seus profissionais de “construção de obra nova” (AH RTP/RDP, OS 13, 15/5/74).

A par da constituição de uma comissão técnica de apoio à reestruturação (AH 
RTP/RDP, Informação da ABM, 22/5/74), é neste contexto que se cria uma Comissão 
Coordenadora de Programas que, dirigida por Álvaro Belo Marques, integra elementos 
com experiência na imprensa escrita (como Eugénio Alves ou José Jorge Letria) e 
na rádio (como Nuno Martins ou Carlos Albino) (AH RTP/RDP, OS 3, 1/5/74). A antiga 
estrutura vertical e fortemente hierarquizada (presidente, direção, subdireções), dá 
lugar a uma estrutura horizontal de cinco serviços (Programas e Planificação; criati-
vos; informativos; realização; de apoio) encimada apenas pela Direção de Programa. 
Um projeto complexo que será continuado pela Direção de José Guilherme Calvão 
Borges que, em finais de maio, substitui a Comissão Administrativa. 

A reorganização da EN passa ainda pelo afastamento de pessoas comprometidas 
com o anterior regime. Com um quadro de pessoal de cerca de 800 funcionários, as 
suspensões efetuadas no primeiro mês são significativas, afetando cerca de 9% do 
pessoal (quadros dirigentes e de chefia; corpo de correspondentes no estrangeiro; 
outros órgãos e gabinetes) (Rezola, 2017; Santos, 2017). 

Os saneamentos são especialmente amplos na EN dado que à fase inicial de 
afastamento de elementos tidos como afetos à Ditadura6, se segue uma mais vasta, 
reflexo da luta entre diferentes propostas políticas que progressivamente domina o 
país (cf. Rezola, 2017, p.9 e ss). 

Se, desde o início, o mandato de Calvão Borges (maio de 1974-julho de 1975) foi 
difícil7, a radicalização da revolução (na sequência do 11 de Março e das eleições para 
a Assembleia Constituinte de abril de 1975) cria uma situação insustentável. A con-
testação inicia-se no interior da emissora com exigências de transformações mais 
profundas8. Lidera o processo a organização de esquerda radical Liga de Unidade e 

5  Sobre o assunto ver, por exemplo, “Emissora Nacional - suprimido o programa ‘A Voz do 
Ocidente’” in O Primeiro de Janeiro, 5-5-1974.

6  A Comissão Administrativa procede a mais de 70 suspensões incidindo não apenas sobre 
quadros de chefia (chefes de divisão e de repartição, directores de serviços, intendentes de emisso-
res regionais), mas igualmente sobre órgãos e gabinetes (Conselho de Programas, Conselho Peda-
gógico, Conselho de Planeamento de Programas, Gabinete de Estudo de Programas, Gabinete de 
Apoio à Informação, Gabinete de Análise de Programas) e vários correspondentes no estrangeiro. 
Sobre o assunto ver AH RTP. Pasta EN – Recursos Humanos. Ordens de Serviço, Série A (1974), Or-
dens de Serviço n.º 1 (30/4/74), n.º 4 (2/5/74), n.º 6 (7/5/74), n.º 7 (9/5/75) e Determinação (2/5/74).

7  Cf. “A Emissora Nacional tem nova direcção constituída por militares” in Diário de Notí-
cias, 19/6/74 ou “Confirmada a saída da direcção da Emissora Nacional” in Expresso, 10/5/75.

8  Sobre o assunto ver, por exemplo, “Saneamento ‘Não legalista e Revolucionária’” in Jornal do Co-
mércio, 21/3/75; “Finanças da Emissora Nacional vítimas de ‘saneamento legalista’” in Expresso, 22/3/75. 



256 | MEDIA&JORNALISMO

Ação Revolucionária (LUAR)9. No campo oposto, os trabalhadores socialistas denun-
ciam uma escalada de “grupelhos de pseudo-revolucionários” em curso na empresa 
(Portugal Socialista, 14/5/75). Em finais de maio, a hipótese de a EN ser controlada 
pelos trabalhadores é ventilada (Jornal Novo, 22/5/75).

Este ambiente explosivo, que culmina na demissão de Calvão Borges, não é exclu-
sivo da EN. A partir da primavera de 1975, os média agitam-se, com os casos Repú-
blica e Renascença e o crescente conflito em empresas como a RTP, RCP e Século. 
A dissolução da coligação que sustentava o IV Governo Provisório dá conta da crise 
política que afeta o país e o próprio poder militar (Rezola, 2007).

Dispondo de uma estreita ligação à entourage de Vasco Gonçalves, a direção de 
Manuel Bouza Serrano (julho- setembro de 1975) será breve e atribulada, não resistindo 
à queda do primeiro-ministro e à constituição do VI Governo Provisório (cf. República, 
30/9/75; Jornal Novo, 30/9/75). As denúncias de que a EN estaria dominada pelo PCP 
e pela 5.ª Divisão, fazendo parte de uma estratégia de controlo dos média, sucedem-se 
(cf. A Luta, 29/8/75; O Primeiro de Janeiro, 29/8/75; Luta Popular, 4/9/75). O pretexto 
para o seu afastamento, por intervenção direta do ministro Almeida Santos, é a decisão 
dos trabalhadores de não acatar a ordem de ocupação das estações de rádio e televisão 
determinada por Pinheiro de Azevedo, na sequência do assalto à embaixada de Espanha.

A entrada em funções de João Figueiredo (30 de setembro de 1975) parece, no 
entanto, não pacificar a situação. Os problemas sucedem-se com a ocupação do 
Emissor Regional da Madeira10 e os constantes confrontos com o pessoal de Lisboa. 
A divisão dos trabalhadores agrava-se. De um lado, a célula do PCP, denunciando es-
tar em curso um saneamento à esquerda11. Rebatendo esta posição, a comissão de 
trabalhadores revela publicamente o seu apoio ao VI Governo Provisório12.

É neste ambiente que chegamos ao 25 de Novembro, dia em que a EN é ocupada 
por forças da Polícia Militar e do COPCON. Os seus apelos à revolução, em nome do 
poder popular, são rapidamente neutralizados com a passagem da emissão para o 
Porto. A revolução chegara ao fim. A 3 de dezembro, o governo anuncia a sua decisão 
de nacionalizar todas as estações de rádio. 42 funcionários da EN são imediatamente 
suspensos por alegada implicação no 25 de Novembro (Rezola, 2017, p. 17). Outros 
serão suspensos dias depois. A emissora “do povo”, e “para o povo”, volta a ser uma 
voz ordeira num país que dá os últimos passos para a normalização democrática.

Também a Rádio Renascença (RR), propriedade do Patriarcado de Lisboa e da 
Conferência Episcopal Portuguesa, foi palco de episódios de grande dramatismo que 
culminam, a 7 de novembro de 1975, na destruição à bomba dos seus emissores da 
Buraca (ocupada por funcionários e apoiantes do “poder popular”) (cf. Ribeiro, 2002).

9  Cf. “A LUAR denuncia acções reaccionárias na EN” in Diário Popular, 19/3/75; “Política Revo-
lucionária de saneamento na EN proposta pelos núcleos da LUAR e do MES” in República, 3/4/75; 
“Manobras reaccionárias na EN denunciadas pela LUAR e PCP” in Diário de Lisboa, 10/5/75.

10  “Inquérito aos acontecimentos do Emissor Regional da EN na Madeira” in O Primeiro de 
Janeiro, 13/10/75; “A direcção da Emissora Nacional não admite saneamentos no emissor da 
Madeira” in República, 13/10/75.

11  Comunicado nº 1 da Comissão de Trabalhadores da Emissora Nacional de Radiodifusão 
- AH RTP/RDP – Documentos da Comissão de Trabalhadores (1974/Março 1976).

12  “A comissão de trabalhadores da Emissora Nacional apoia o VI Governo” in Jornal Novo, 
19/11/75.



  ARTIGOS | 257

Passavam poucos dias do 25 de Abril quando, pela primeira vez, os noticiaristas 
da RR entram em greve, depois de proibidos de transmitir as reportagens da chega-
da a Lisboa de Mário Soares e Álvaro Cunhal. Em maio, um novo confronto: perante 
a exigência de autogestão dos trabalhadores, o Conselho de Gerência pede a inter-
venção da JSN. A ocupação militar das instalações da RR acalma temporariamente 
os ânimos até que se alcance um acordo (julho) (cf. Rezola, 2006, p. 290). 

O conflito reacende-se em setembro, de forma mais virulenta (O Primeiro de Ja-
neiro, 10/9/74). Em causa estão diferentes perspetivas quanto aos critérios de orien-
tação da programação e de admissão/despedimento de pessoal. O fosso entre o 
Conselho de Gerência (apoiado pela Conferência Episcopal) e a Comissão de Traba-
lhadores alarga-se, traduzindo-se em ocupações e greves sucessivas. A mais longa 
durou de 19 de fevereiro a 11 de março de 1975, data em que os trabalhadores põem 
a estação a funcionar a pedido das autoridades militares (Vida Mundial, 5/6/75). A 
ameaça de rutura leva o governo a intervir sem que seja possível encontrar uma pla-
taforma de entendimento (Rezola, 2005, p. 291). Em fins de maio, poucos dias após 
o início do “caso do República”, e na sequência de uma nova ocupação dos estúdios 
de Lisboa e do centro da Buraca, a rutura consuma-se: apoiados em organizações 
partidárias e sindicais, um grupo de trabalhadores passam a dirigir a estação que 
agora se diz “ao serviço dos trabalhadores” (Vida Mundial, 5/6/75).

Apresentado pelos trabalhadores como um problema laboral e pela Gerência como 
um conflito político-ideológico, o caso polariza a opinião pública nacional e internacional. 

A 7 de junho, numa conferência de Imprensa no Patriarcado de Lisboa, o Conse-
lho de Gerência denuncia a passividade das autoridades, apresentando o problema 
da RR como um atentado a uma Igreja livre. Sob o espetro de uma nova “questão 
religiosa”, a Igreja abandona a prudência que caracterizara até então a sua atuação, 
denunciado a fraqueza do poder político-militar e o perigo de um “totalitarismo in-
desejável” (Ferreira, 1994, p. 263). Depois da hesitante intervenção do COPCON nos 
incidentes ocorridos no Patriarcado (18 de junho), a situação extrema-se quando o 
Conselho da Revolução anula a decisão governamental de devolver a RR à Igreja (1 
de julho) (Cf. Expresso, 12/7/75). A forte crise que se acomoda, patente na mobiliza-
ção dos católicos e no seu envolvimento na frente anti-gonçalvista liderada pelo PS, 
no “verão quente” (cf. Rezola, 2007, p. 199-201), apenas se superará quando, a 28 de 
dezembro de 1975, a emissora é restituída à sua proprietária (Jornal Novo, 29/12/75).

Por uma televisão do povo

Considerada por Mesquita como o “nó górdio” do sistema de comunicação social 
português, a RTP é mais um caso paradigmático de como os média viveram a Re-
volução. Não se limitando a ser um espelho das convulsões que atravessam o país, 
a televisão está presente e participa nos acontecimentos desde que, na noite de 25 
de Abril, revela o rosto dos homens que integram a JSN (Rezola, 2014, pp. 21-22).

Poderoso aparelho de propaganda da ditadura (Cádima, 1996), a televisão sofre 
profundas mudanças. Desde logo, no que diz respeito aos conteúdos e orientação. 
A Revolução impõe um “novo tempo televisivo” que privilegia “os debates, as me-
sas redondas (…) com a participação de intelectuais, militares e líderes políticos; 



258 | MEDIA&JORNALISMO

as reportagens de rua; os programas culturais e as entrevistas (…); e as rubricas 
pedagógicas onde se ensinava os telespectadores, por exemplo, a reunirem em 
assembleia” (Reis, 2008, p. 343). Com a busca de um mapa-tipo que se coadunas-
se com as novas realidades do país13, a estética e o discurso televisivo alteram-
-se dando lugar a uma programação televisiva revolucionária, a uma televisão “do 
povo” e “para o povo”. 

De facto, a definição da nova televisão acompanha os desenvolvimentos do pro-
cesso revolucionário. Se num primeiro momento se denota uma aposta numa tele-
visão moderna e criativa, veículo de uma informação livre e plural e espaço de entre-
tenimento (Reis, 2008), progressivamente, com a radicalização da luta política, esse 
projeto é questionado e emergem tentativas de o condicionar. Marcadamente ideo-
lógico e propagandístico, o Programa do MFA é um sinal desta realidade, integran-
do uma campanha mais ampla da 5.ª Divisão de promoção da “aliança Povo-MFA”. 

Estes anos são também férteis em mutações em termos de estrutura, funciona-
mento, direção e pessoal. À demissão das principais chefias, segue-se uma depu-
ração dos quadros conotados com o antigo regime (Rezola, 2014, pp.27-28). O pro-
cesso provoca sucessivos confrontos entre trabalhadores mas também entre estes 
e a administração. As constantes mudanças no Conselho de Administração da RTP 
(oito, no espaço de dois anos) são um reflexo das perturbações desse período. Num 
primeiro momento, a gestão é entregue ao Capitão Fernando Barbeitos que, na qua-
lidade de delgado da JSN, assegura controlo de todas as atividades relacionadas 
com a informação pública (AH RTP/RDP, OS s/n/, 27/4/74). A situação regulariza-se 
quando, a 2 de maio, a JSN nomeia uma comissão administrativa militar para gerir a 
RTP (Conceição da Silva, Costa Brás e Duarte Ferreira) (AH RTP, OS 5/74, de 2/5/74). 
A experiência é curta uma vez que, por determinação do governo, a 25 de maio de 
1974, esta comissão dá lugar a um Conselho de Administração civil: Manuel Belo 
(presidente) e António de Sousa Gomes (AH RTP, OS 13/74, s.d). A substituição de 
Manuel Belo pelo coronel Casimiro Gomes, a 7 de agosto (AH RTP. Pasta 158 RTP/
TV Rec. Humanos, OS 35/74, de 21/8/74), assinala o regresso dos militares à direção 
da RTP, tendência que se manterá para além do período revolucionário.

Tido como homem de confiança de Spínola, Casimiro Gomes é afastado pouco 
depois da sua demissão da Presidência da República (AH RTP, O Saneamento na ra-
diotelevisão Portuguesa. Maio -74/ Março – 76, p. 14). Curiosamente, o oficial que 
lhe sucede na Presidência, Ramalho Eanes, até então diretor de Programas, prestara 
serviço na Guiné durante os mandatos de Spínola como governador. 

A Presidência de Eanes (28/10/74-11/3/75) é abruptamente interrompida na se-
quência dos acontecimentos do 11 de Março. A complexidade do momento político, 
mas também a agitação que percorre os quadros da empresa naqueles momentos, 
torna espinhosa a missão de o substituir. Lobo de Oliveira apenas permanece no 
cargo 6 horas, sendo sucedido por João Figueiredo que, empossado a 13 de março, 
renuncia seis dias depois. O seu sucessor, José Emílio da Silva, permanece à frente 

13  Sobre este assunto ver, a título de exemplo, “Movimento na RTP” in Expresso, 27/4/74; 
“Normas orientadores para a RTP” - AH – RTP/RDP -Ordem de Serviço nº 52/74, 20/9/74; “De-
legados sindicais reclamam saneamento urgente na RTP” in Diário de Lisboa, 29/1/75; Entre-
vista de Maria João Avillez com Bargão dos Santos, chefe do departamento de Informação da 
RTP in Expresso, 7/6/75



  ARTIGOS | 259

da RTP poucos dias. A nomeação do tenente-coronel Valentino Tavares Galhardo, a 
31 de março de 1975, abre um breve interregno nesta vertiginosa sequência de pre-
sidentes. No entanto, a 9 de setembro de 1975, num momento em que o clima po-
lítico subia de tom, sob o espectro de um golpe de estado, Galhardo pede a demis-
são. Ao major Pedroso Marques (14/10/75-1/9/76) caberá a administração da RTP 
num período particularmente conturbado, a gestão da crise político-militar do 25 de 
Novembro e, finalmente, a preparação da empresa para as novas realidades da nor-
malização democrática (cf. Rezola, 2017). 

Apesar da vertigem dos acontecimentos, é possível detetar tendências no que 
diz respeito às purgas políticas e lutas que percorrem a empresa em 1974-197514. 
O primeiro momento (abril - agosto de 1974) caracteriza-se por um rápido sanea-
mento que atinge essencialmente a administração e funcionários conotados com a 
ditadura. Estruturas como o Conselho de Programas e o Gabinete de Exame e Clas-
sificação de Programas são automaticamente suspensas. Esta intervenção, que re-
sulta no afastamento de 50 funcionários, é a mais ampla de todo o período revolu-
cionário. Afetando cerca 4% dos quadros de pessoal da RTP, esta purga motiva as 
primeiras mobilizações dos trabalhadores. Nos inícios do verão de 1974, assiste-se 
a uma guerra de comunicados e abaixo-assinados que deixa patente divisões rela-
tivamente ao caminho a seguir.

Com Casimiro Gomes, o ritmo dos saneamentos abranda, tendência que se 
mantém no mandato de Ramalho Eanes. O ambiente é, no entanto, tumultuoso. A 
comissão de saneamento designada pela direção é alvo de forte contestação dos 
trabalhadores que exigem uma intervenção mais decisiva e participada. O braço de 
ferro com a Administração endurece-se.

O pedido de demissão de Eanes, na sequência das acusações que lhe foram teci-
das na Assembleia do MFA na noite do 11 de Março (O Primeiro de Janeiro, 15/3/75), 
abre uma grave crise na RTP. Como referimos, num espaço de três semanas são no-
meados três Presidentes. O mandato de Tavares Galhardo (março – outubro de 1975) 
traduz-se na fase mais agitada. Inaugura-se sob os auspícios de uma mudança de 
estatuto da empresa (Jornal Novo, 23/4/75), processo que culminará, em finais do 
ano, na nacionalização. No entanto, o ambiente encontra-se visivelmente radicaliza-
do. A divulgação a 16 de maio, nas páginas do República, de uma lista funcionários 
a sanear é um sintoma da situação e o motor de novas e insanáveis divisões. Além 
da sua extensão (cerca de 60 nomes), em causa estavam os argumentos apresen-
tados para fundamentar os afastamentos. Acusações duríssimas, frequentemente 
relativas à vida privada dos visados. Conhecido como o “caso Veloso”, este episódio 
foi um dos mais polémicos e mediáticos do processo de saneamento na RTP (Re-
zola, 2014, p. 43).

Manuel Jorge Veloso era membro da célula do PCP na RTP, organização particu-
larmente ativa e influente. Divulgado em maio (Expresso, 31/5/75 e 7/6/75), o docu-
mento data de 24 de março, uma curiosa coincidência temporal com um manifesto 
da referida célula (“Por uma Televisão ao Serviço do Povo”) sobre a urgência de um 
saneamento revolucionário. No rescaldo do 11 de Março, a revolução acelerava o 
seu passo também na RTP.

14  Para mais detalhes sobre este processo ver cf. Rezola, 2017, pp. 27 e ss.



260 | MEDIA&JORNALISMO

A célula do PCP na RTP apressa-se a repudiar a autoria do documento e Veloso 
é suspenso, depois de um agitado plenário de trabalhadores (Expresso, 31/6/75). O 
episódio transcende as portas da empresa, transformando-se em mais uma peça 
da luta entre o PS, PCP e organizações de extrema-esquerda que entrava então, de-
cisivamente, no campo da comunicação social.

Deparando-se com crescentes dificuldades de gestão15, Galhardo pede a demis-
são a 8 de setembro. Apesar das mudanças mais amplas em curso, na sequência 
do afastamento de Vasco Gonçalves e da Assembleia de Tancos, na sua nota de de-
missão Galhardo exorta os trabalhadores a continuarem o saneamento e a luta pelo 
“avanço do processo revolucionário”. O clima era favorável a todas as radicalizações 
tornando a missão do novo presidente, Pedroso Marques, complexa (Diário de Lis-
boa, 17/10/75). A ocupação da RTP, por 48 horas, em finais de setembro é insufi-
ciente para controlar a situação. A imagem de Duran Clemente no pequeno écran 
é um dos símbolos do 25 de Novembro, data em que, uma vez mais, a RTP está no 
centro dos acontecimentos.

O 25 de Abril nos média

Como assinalámos no início deste artigo, o 25 de Abril assinala um tempo de rup-
tura, pleno de significados e consequências, proporcionando mudanças que trans-
cendem a mera alteração do sistema político. O percurso através de diferentes epi-
sódios e realidades que fazem a história dos média do Portugal de 74-75 permite-nos 
concluir que, também neste domínio, esses foram anos de profunda transformação. 
O conceito de transição proposto por Roudakova – uma mudança da regularidade 
para a indeterminação – revela-se particularmente útil para explicar a Revolução nos 
média, dado que esta não significou apenas a abolição da censura ou mesmo a pro-
mulgação de uma nova lei de imprensa. 

Em 1974-1975, o campo jornalístico caracterizou-se pela incerteza e pelas difi-
culdades em definir novas normas e rotinas profissionais num clima de diálogo. Os 
saneamentos – sejam os conduzidos por estruturas formais, sejam os “espontanea-
mente” liderados por trabalhadores – são apenas uma faceta da mudança encetada, 
quase sempre sob o signo da confrontação. 

Paralelemente, cumpre destacar a multifacetada estratégia de controlo dos mé-
dia que, protagonizada por diferentes forças civis e militares, é indissociável da luta 
política pela definição de um novo regime. Se, no decurso da revolução, os quartéis, 
os campos, as fábricas e as ruas foram palcos centrais da confrontação entre dife-
rentes projectos políticos, as redacções não ficaram alheias ao processo. Em causa, 
distintas propostas quanto ao futuro do país mas também relativamente ao papel, 
lugar e relações dos média com o poder político. A crise do estado, os novos cen-
tros de poder militar, a crescente força dos movimentos e partidos políticos, assim 
como a indefinição quanto ao rumo a seguir e a consciência do poder dos média, são 
alguns dos fatores que contribuem para que estes se transformem num alvo ape-

15  Ver, por exemplo, “Resposta de 48 trabalhadores da RTP a ‘17 jornalistas do Telejornal’” 
in O Primeiro de Janeiro, 15/8/75.



  ARTIGOS | 261

tecível e disputado. Campo de experimentação particularmente influente, os meios 
de comunicação não foram meros canais de transmissão das mensagens da nova 
classe dirigente. Lugar privilegiado na luta política do Portugal Revolucionário, foram 
ativos participantes na criação de mensagens políticas, na dinamização de iniciativas 
revolucionárias e na mobilização da opinião pública, num processo que começou no 
interior das próprias redacções. Os média e os seus profissionais assumem-se como 
parte ativa da revolução deixando patente que a relação entre política e média é uma 
relação de poder que encerra várias dimensões.

Referências bibliográficas

Cádima, F. R. (2001). Os Media na Revolução (1974-1976). In Brito. J. M. B. (Coord), O País em 
Revolução. (321-358). Lisboa: Editorial Notícias.  

Fonseca, W. (1995). À sombra do poder –a história da Lusitânia 1944 –1974. Lisboa: Ed. Me-
mórias do Tempo.

Fonseca, W. & Carvalho, M. (2016). Heróis anónimos –Jornalismo de agência, história da ANOP 
e da NP 1975 –1986. Lisboa: Perfil Criativo.

Fonseca, W. e Gomes, A. S. (2017). Heróis anónimos 2 –Jornalismo de agência, história da Lu-
sitânia e da ANI 1944–1975. Lisboa: Perfil Criativo.

Conselho de Imprensa (1979). A Imprensa Escrita em Portugal (abril de 1974 a Julho de 1975). 
Lisboa: Conselho de Imprensa.

Ferreira, J. M. (2001). Portugal em Transe. In Mattoso, J. (Dir.), História de Portugal (Vol. VIII). 
Lisboa: Ed. Estampa. 

Figueira, J. (2007). Os jornais como actores políticos. O Diário de Notícias, Expresso e Jornal 
Novo no Verão Quente de 1975. Coimbra: MinervaCoimbra.

Gomes, M. (2015). Para onde vai Portugal? / Dove va il Portogallo? A Revolução de Abril na Im-
prensa Italiana (1974-1976). (Tese de doutoramento em Letras, Faculdade de Letras da 
Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal).

Gomes, P. M. (2018). Jornais, Jornalistas e Poder: A Imprensa que nasce na Revolução e as 
lutas políticas de 1975. (Tese de Doutoramento em História, FCSH-UNL, Lisboa, Portugal). 

Gomes, P.M. (2014). Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias no Verão Quente de 1975. 
Lisboa: Alêtheia Ed.

Luís, R. (2015). Spain and the Portuguese revolution of 1974-1975: the limits of a surveilled 
press. (Tese de Doutoramento, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha).

Mesquita, M. (1994). O Caso República. Um incidente crítico. Revista de História das Ideias, 
16, 507-554.

Mesquita, M. (1994). Os Meios de Comunicação Social. In Reis, A. (Dir), Portugal 20 Anos de 
Democracia (pp.361-405). Lisboa: Círculo de Leitores. 

Reis, A. et al. (2018). Dicionário de História de Portugal – o 25 de Abril. (8 Vols.).  Porto: Figuei-
rinhas.

Reis, M.S. (2008). A Programação Televisiva Revolucionária – RTP 1974-1975. (Tese de Mes-
trado em História de Portugal do Século XX, FCSH-UNL, Lisboa, Portugal).

Rezola, M.I. (2006). Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição 
para a Democracia em Portugal (1974-1976). Lisboa: Campo da Comunicação.

Rezola, M.I. (2007). 25 de Abril: Mitos de uma Revolução. Lisboa: Esfera dos Livros.



262 | MEDIA&JORNALISMO

Rezola, M.I. (2014). A RTP no PREC (1974-1975). In Rezola, M.I. & Gomes, P.M. (Coords.), Os 
Media na Revolução (pp. 17-51). Lisboa: Tinta da China.

Rezola, M.I. (2017). Emissora Nacional (1974-1975): uma estação do povo, ao serviço do povo. 
Revista Portuguesa de História da Comunicação, 0, 121-138.  

Ribeiro, N. (2002). A Rádio Renascença e o 25 de Abril. Lisboa: UCP. 
Roudakova, N. (2012). Comparing Processes: Media, ‘Transitions’, and Historical Change. In 

Hallin, D. C. et al (Ed.), Comparing Media Systems Beyond the Western World (pp.246-277). 
Cambridge: Cambridge U. Press.

Santos, R. (2017). A Emissora Nacional e as mudanças políticas (1968-1975). Coimbra: Mi-
nervaCoimbra.

Tréfaut, S. (1999). Outro País [documentário]. Lisboa: SP Filmes.

Nota biográfica

Maria Inácia Rezola é doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela 
NOVA FCSH, investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e Profes-
sora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

Ciência ID: 1A16-2CD1-C083
Email: irezola@escs.ipl.pt 
Morada: Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Campus 

de Benfica do IPL, 1549-014 Lisboa, Portugal; Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Histó-
ria Contemporânea, Av. de Berna 26, 1050-099 Lisboa, Portugal. 

*Submetido Received: 2019.01.15
*Aceite /Accepted: 2019.08.23


	18. Romper com o passado: a Revolução nos Média (Portugal, 1974-1975)



