
  ARTIGOS | 117

“Recomeçar a construção do socialismo”:  
O jornal A Luta na revolução de Abril

“Restarting the construction of socialism”:  
A Luta in the April revolution

“Recomenzar la construcción del socialismo”:  
El periódico A Luta en la revolución de Abril
https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_8

Pedro Marques Gomes
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social 
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa

Resumo
No período de transição da ditadura para a democracia em Portugal é inegável 

a relevância dos media. Estes criaram factos políticos e estiveram, eles próprios, no 
centro de alguns dos mais emblemáticos combates então travados. 

Neste artigo, analisa-se o contexto dos jornais e do modo de praticar jornalismo 
na revolução, através de um estudo de caso: do jornal A Luta, criado em agosto de 
1975. Próximo do Partido Socialista, A Luta tomou posições e assumiu-se, inequi-
vocamente, como defensor da legalidade democrática enquanto via política para o 
futuro do país.

Palavras-chave
imprensa; revolução; lutas políticas, jornalismo revolucionário; A Luta

Abstract
In the transitional period from dictatorship to democracy in Portugal, the relevance 

of the media is undeniable. The media created political facts and were, themselves, 
at the centre of some of the most emblematic battles them fought. 

In this article, we analyze the context of journals and the ways of practicing jour-
nalism in the revolution, particularly the case of A Luta, created in 1975. With close 
ties with Socialist Party, A Luta established unequivocally as advocate for democra-
tic legality as a political route for the future of the Portugal.

Keywords
press; revolution; political battle; revolutionary journalism; A Luta

Resumen
En el período de transición de la dictadura a la democracia en Portugal no es po-

sible negar la importancia de los medios de comunicación. Estos crearon hechos po-



118 | MEDIA&JORNALISMO

líticos y estuvieron, ellos mismos, en el centro de algunos de los más emblemáticos 
combates entonces trabados.

En este artículo, se va a analizar el contexto de los periódicos y el modo de prac-
ticar periodismo en la revolución, a través de un estudio de caso: del periódico A Luta 
(La Lucha), creado en agosto de 1975. Cerca del Partido Socialista, A Luta tomó po-
siciones y se asumió, inequívocamente, como un defensor de la legalidad democrá-
tica como vía política para el futuro del país.

Palabras clave
prensa; revolución; luchas políticas; periodismo revolucionario; A Luta

No verão de 1975, a revolução portuguesa atravessava o seu período mais radi-
calizado. Depois de, a 11 de Março, o poder militar ser institucionalizado – através 
da criação do Conselho da Revolução (CR) – e ser aprovada a nacionalização da 
banca e dos seguros, acentua-se o clima conflituoso, sendo apresentadas múltiplas 
propostas políticas para o futuro do país (Reis, 1993; Ferreira, 2001; Rezola, 2006).

Aos jornais não faltavam acontecimentos para cobrir, personalidades para en-
trevistar, opiniões para publicar e imagens para ilustrar tudo isso. Porém, a suces-
são de episódios e as informações que, sobre eles, chegavam a todo o momento, 
contradizendo-se frequentemente, constituíam uma dificuldade acrescida ao traba-
lho do jornalista.

Num período em que a “neutralidade jornalística” era praticamente uma miragem, 
em que emerge a ideia do “jornalista militante” (Mesquita, 1994a), os jornais foram 
“atores políticos” (Borrat, 1989, Figueira, 2007) determinantes quando noticiavam ou 
silenciavam acontecimentos, mas também ao participar e estar no centro de muitos 
deles, assumindo posições concretas ao longo do Processo Revolucionário em Curso 
(PREC) (Mesquita, 1994a; Cádima, 2001; Figueira, 2007; Lima, 2012; Gomes, 2018).

Os media viveram, entre 1974 e 1975, um período de transformação, com a na-
cionalização de muitos títulos de imprensa, o fim de vários jornais e a criação de ou-
tros, uma vaga de saneamentos políticos que ocorre nas administrações, direções 
e redações, inúmeros conflitos que se sucedem nas empresas jornalísticas, uma 
acentuada crise económico-financeira e uma indefinição de políticas públicas para 
o setor (Gomes, 2018).

As lutas pelo controlo da Imprensa intensificaram-se, sobretudo no contexto do 
pós 11 de Março, em que se verifica um crescente protagonismo do Primeiro-minis-
tro Vasco Gonçalves, do setor militar a ele associado (conhecido por «gonçalvista») 
e do Partido Comunista Português (PCP) na cena política. O relatório do Conselho 
de Imprensa relativo a este período sublinha “a influência e a manipulação partidária 
na Imprensa, designadamente por elementos afetos ao Partido Comunista e a orga-
nizações de extrema-esquerda”1. Vários autores admitem que tal se tratava, efetiva-
mente, de um plano previamente definido por essas forças políticas. O historiador 
António Reis, por exemplo, fala numa “estratégia de domínio da comunicação social” 

1  A Imprensa Escrita em Portugal (abril de 1974 a julho de 1975), Relatório do Conselho 
de Imprensa (1979), p. 43.



  ARTIGOS | 119

por parte do PCP, “que já controlava o Diário de Notícias, O Século, o Diário de Lisboa, 
a Emissora Nacional e a RTP” (Reis, 1993, p. 430). Por sua vez, Helena Lima destaca 
“a articulação entre os interesses do Partido Comunista instalados nos organismos 
de representatividade das redações e do setor da impressão com a cúpula militar 
que passou a dominar o poder a partir do II governo provisório” (Lima, 2012, p. 207).

Existem já vários trabalhos que nos permitem obter uma visão abrangente de 
como o clima conflituoso percorreu vários órgãos de informação, desde a televisão 
e rádio públicas (Rezola, 2014 e Santos, 2017), até aos amplamente mediatizados 
casos do Diário de Notícias (Gomes, 2014), República (Rebelo, 1994 e Mesquita, 
1994b) e Rádio Renascença (Ribeiro, 2002), os dois últimos acabando mesmo por 
ser dos episódios mais marcantes da revolução. Em suma, trata-se, como sustenta 
Mário Mesquita, de um período em que a “comunicação social esteve sempre na or-
dem do dia” e em que “os episódios pitorescos, ridículos e tragicómicos multiplica-
ram-se” (Mesquita, 1994a, p. 378).

Perante este panorama, iniciou-se um movimento de criação de jornais privados2, 
que se apresentavam como alternativas a muitos dos títulos existentes. Desde logo, 
porque, por serem privados, afastavam-se do “rótulo” dos jornais estatizados, que os 
identificava com o poder instituído. Depois, porque, grosso modo, assumiam como 
adversários Vasco Gonçalves, os que lhe eram próximos, e, em parte, o PCP, ao con-
trário de vários dos periódicos existentes. Como nota António Telo, estava a nascer 
um “movimento de fundo” que alterou “o panorama dos órgãos de comunicação so-
cial” nacionais, “onde os periódicos entretanto nascidos se afirmam num crescimento 
pujante e apresentam uma coloração diversificada” (Telo, 2007, pp. 129-130). Neste 
artigo, analisamos um desses jornais – A Luta – e a conjuntura da sua criação, em 
agosto de 1975. Procuramos entender as suas particularidades no contexto do jor-
nalismo da época, que objetivos presidiram à sua criação e como se envolveu nas 
lutas político-militares de então. No fundo, pretendemos aferir qual o papel que este 
novo periódico desempenhou em 1975. Para tal, seguimos, sobretudo, uma perspe-
tiva histórica, de análise e confronto de fontes diversificadas, como bibliografia va-
riada, recolha de testemunhos de jornalistas e de materiais de imprensa. Adotando 
uma postura interpretativa e contextualizadora, estudamos o projeto editorial, a or-
ganização interna e as circunstâncias em que o jornal surgiu e se desenvolveu e a 
forma como narrou alguns assuntos políticos.

Do «caso República» à criação de um novo diário

Em maio de 1975, o República, que, conjuntamente com o Diário de Lisboa, fi-
zera a oposição possível (num regime de censura) à ditadura, vive um momento de 
grande tensão entre os seus trabalhadores. De um lado, a Comissão de Trabalhado-
res que decide suspender a direção e chefia de redação sob acusação de estarem 
ao serviço do Partido Socialista (PS). Do outro, a maioria dos jornalistas do Repú-
blica (22 contra 2), que se coloca do lado dos colegas suspensos. O clima rapida-

2  Destacam-se, entre outros, o Jornal Novo (17 de abril), O Jornal (2 de maio), Tempo (29 
de maio) e A Luta (25 de agosto).



120 | MEDIA&JORNALISMO

mente sobe de tom, passando a um confronto que envolvia, pelo menos, PS, PCP 
e extrema-esquerda. Em frente à sede do jornal, na Rua da Misericórdia, manifes-
tam-se políticos socialistas como Mário Soares, Salgado Zenha e Manuel Alegre. 
O República acaba selado e noticiado internacionalmente (sobretudo em França), 
sendo propagada até à exaustão a tese de que o jornal socialista tinha sido ocupa-
do por comunistas3. 

Voltará às bancas em julho. À margem do Conselho da Revolução, que determi-
na a reabertura do jornal de acordo com a Lei de Imprensa (segundo a qual a orien-
tação de um jornal deveria ser definida pelo seu director e conselho de redação), o 
COPCON entrega o República à Comissão de Trabalhadores. Surge então, a 10 de 
julho, com uma redação praticamente toda renovada. Para os socialistas, o que se 
passava no jornal estava naturalmente inserido na estratégia do Partido Comunista 
de controlo dos media, de que era exemplo a substituição da direção do Diário de 
Notícias (próxima do PS), em abril, por dois diretores ligados ao PCP. Porém, como 
observa Mário Mesquita, não foram os comunistas que tomaram conta do periódi-
co. “A extrema-esquerda reabriu o jornal transformando-o num órgão de propagan-
da revolucionária” (Mesquita, 1994a, p. 375), o que sugere múltiplas interpretações, 
além daquela que é veiculada, ainda hoje, pelos socialistas.

Entretanto, o grupo de jornalistas, diretores (Raul Rêgo e Vítor Direito) e chefe de 
redação (João Gomes) afastados, lançam, a 29 de maio, um periódico de luta: o Jor-
nal do Caso República. O conteúdo tinha naturalmente que ver com a luta do grupo 
de jornalistas, o que fica explícito no cabeçalho: “jornalistas em luta pela liberdade 
de expressão”4. Ao folhear as várias edições do periódico, o leitor vai tomando co-
nhecimento em detalhe do caso que envolveu o República, dos apoios que os jorna-
listas iam recebendo, de tomadas de posição de figuras de fora do jornal, de textos 
relacionados com a liberdade de imprensa e ainda os nomes e valores dos cidadãos 
que resolveram apoiar financeiramente o projeto.

Entre os jornalistas que alinharam na aventura deste projeto encontrava-se João 
Grego Esteves, segundo o qual “o Jornal do Caso República surgiu como um instru-
mento de resistência”, mas também como forma “de sobrevivência para um conjun-
to de gente que ficou desempregada e sem acesso a nada”. É então que, perante 
“o entusiasmo com que foi feito e a receção que teve logo dentro das pessoas, ger-
minou a ideia, que se calhar já estaria em cérebros mais estratégicos, de lançar um 
jornal”5. Francisco Belard, outro dos redatores, lembra a atitude do grupo perante o 
contexto político então vivido: “Nós não queríamos deixar de fazer jornalismo. Ainda 
por cima aquilo era quase uma militância. Era também uma luta política, para nós, 
pela liberdade de expressão”6.

A ideia de preparar um novo periódico parte de uma figura bem conhecida da re-
dação, o líder do PS, Mário Soares, que avança com uma proposta aos jornalistas: “a 
fundação de um novo jornal diário, sucessor do irrecuperável República, com a mes-
ma direção, a mesma administração, as mesmas chefias, os mesmos redatores, por-

3  Sobre o «Caso República» veja-se, por exemplo, Mesquita, 1994b.
4  Jornal do Caso República, 29 de maio de 1975.  
5  Entrevista a João Grego Esteves, Lisboa, 2017.
6  Entrevista a Francisco Belard, Lisboa, 2017.



  ARTIGOS | 121

ventura acrescendo novos elementos” (Foyos, 2016, p. 101). As reuniões multiplicam-
-se, tendo Gustavo Soromenho (fundador do PS e antigo administrado do República) 
um papel determinante. “A grande força, a grande alma daquela casa foi o Dr. Soro-
menho. Foi realmente a força que nos manteve coesos”, lembra a jornalista Helena 
Marques7. Soromenho virá também a ser administrador do novo projeto jornalístico.

As “ruidosas reuniões” decorriam “constantemente” e “toda a gente falava o que 
queria para tentar estabelecer consensos”. Presente, “a cúpula de jornalistas, que 
vinha da República, uns com mais protagonismo do que outros, e gente ligada ao 
Partido Socialista”8. Optaram por organizar-se em vários grupos de atuação, com 
tarefas específicas no processo de preparação do novo jornal, que se pretendia que 
fosse o mais célere possível: “Um pensava como é que se iria organizar o novo jor-
nal, o outro ía fazer um levantamento do custo das impressões em várias oficinas…”, 
conta Helena Marques9. 

Um dos debates iniciais prendia-se com o nome a dar ao novo periódico. Em 
cima da mesa estiveram várias hipóteses. Francisco Belard recorda-se de algumas: 

Eu na altura sugeri um título que era O Mundo, que tinha sido um jor-
nal antigo. O título era detido pelos irmãos Tavares Rodrigues, portanto não 
estava disponível. O título O Diário também foi falado, mas era considerado 
demasiado neutro. O Raul Rêgo foi partidário do título que ficou, que era A 
Luta, inspirado no antigo A Lucta, de Brito Camacho10.

Conseguem-se também instalações para a futura redação. Um apartamento, 
situado num prédio da Rua do Loreto, no “bairro dos jornais”, o Bairro Alto de Lisboa. 
As condições estavam longe de serem as ideais. João Gomes destaca o empenho 
da redação, apesar das limitações com que se defrontavam: “Era um andar normal. 
Nós fizemos a redação ao fundo, onde as pessoas cabiam muito apertadas (…). Dada 
aquela falta de meios que havia, nós todos recorríamos um bocado a uma militância 
para que o jornal fosse um êxito”11. Maria Antónia Palla também se refere ao assunto, 
dizendo que as “condições de trabalho eram precárias”, tendo ficado, com a colega 
Antónia de Sousa, “instaladas na cozinha”. “Talvez por sermos mulheres…”, relembra 
(Palla, 2014, p. 166). Apenas o diretor teve direito a um gabinete individual. Mas, a 
par das instalações, havia também falta de equipamento e materiais. “A redação foi 
montada com as nossas próprias máquinas de escrever”, conta também a jornalis-
ta12. Terão, porém, havido apoios financeiros internacionais, caso do Partido Social 
Democrata, da Alemanha. 

7  Entrevista a Helena Marques, Oeiras, 2017. João Gomes, no mesmo sentido, recorda o 
“respeito e consideração” que os jornalistas tinham por Soromenho, dado o seu passado de 
luta contra a ditadura”. Entrevista a João Gomes, Lisboa, 2017.

8  Entrevista a João Grego Esteves, Lisboa, 2017.
9  Entrevista a Helena Marques, Oeiras, 2017.
10  Entrevista a Francisco Belard, Lisboa, 2017. Foi então criada uma sociedade cooperati-

va que, segundo a ficha técnica do jornal, se intitulou “Editorial A Luta, Sociedade Cooperativa 
de Responsabilidade Limitada”.

11  Entrevista a João Gomes, Lisboa, 2017.
12  Entrevista a Maria Antónia Palla, Lisboa, 2013.



122 | MEDIA&JORNALISMO

Um ritmo intenso de trabalho e a ligação ao Partido Socialista

A Luta chega às bancas a 25 de agosto, dia em que são feitas duas edições. 
Jornal diário, vespertino, com 16 páginas e um preço de 4$00, prometia, no texto de 
apresentação, esforçar-se “para a construção de uma sociedade onde caibam todos 
os portugueses, comunidade verdadeiramente socialista e livre”. O “socialismo” está, 
aliás, marcadamente presente neste texto, até porque, defende o corpo redatorial do 
jornal, “nem há socialismo sem democracia, sem liberdade de opinião e de expressão”. 
Quanto ao contexto político vivido – especificamente as lutas políticas entre fações 
com projetos políticos distintos para o país – também esse é objeto de reflexão no 
jornal. Mais: sem referir concretamente a quem se dirige, A Luta lança várias farpas 
aqueles que se imaginam serem os seus adversários em termos político-ideológicos:

Saímos de uma luta contra o totalitarismo e não vamos depor as armas 
diante daqueles que, só por se dizerem democratas, se atribuem situações 
de favor e seguem na esteira dos que, até 25 de Abril, nos algemaram. Não 
nos interessam os nomes que se deem à tirania, à usurpação, ao fascismo; 
nem basta dizer-se progressivo para se ser democrata. (…) O que classificá-
vamos de crime antes de 25 de Abril, não vamos agora chamá-lo de virtude13.

O cabeçalho da primeira página revelava também a sua “linha orientadora”. A frase 
escolhida, por sugestão de Mário Soares (Foyos, p. 101) – “Jornal socialista, pluralis-
ta e independente” – ainda que longe de ser pacífica, dadas as várias interpretações 
possíveis sobre os três conceitos, afigurava-se como uma tentativa, por parte do pe-
riódico, de fixar uma imagem sobre si próprio. No fundo, demarcar-se dos jornais que 
tanto criticava e que considerava não se integrarem em nenhum dos três conceitos. 

A palavra “socialismo” é, sem dúvida, a que mais interrogações suscita. Ainda 
que o socialismo possa ser entendido num sentido mais vasto – e que, à época, es-
tava presente na linguagem e linhas de ação de partidos políticos e grupos militares 
ideologicamente muito distintos – acaba por acentuar ainda mais as ligações do 
jornal ao PS. 

Tendo como administrador um fundador do PS (Gustavo Soromenho) e como di-
retor (Raul Rêgo) e chefe de redação (João Gomes), além de fundadores, deputados 
à Assembleia Constituinte pelo partido, as ligações d’A Luta ao PS são evidentes. 
Maria Antónia Palla assume claramente esse facto, algo que, esclarece, não “atin-
giu” o seu trabalho: “Não me chocou ser um jornal do Partido Socialista, porque o 
PS, naquela altura, (…) foi a principal força contra uma nova ditadura”14. O seu colega 
Grego Esteves é taxativo ao afirmar que não existiu influência partidária “do ponto de 
vista técnico-profissional da cobertura” jornalística. Nota, porém, algumas tensões 
que surgiram a este propósito:

Que o jornal era muito próximo do PS, sim. Mas posso dizer-lhe que, 
já nessa altura, de vez em quando, havia um pouco de tentativa de ajusta-

13  A Luta, 25 de agosto de 1975.
14  Entrevista a Maria Antónia Palla, Lisboa, 2013.



  ARTIGOS | 123

mento entre as pessoas do projeto mais próximas do PS e as pessoas que, 
sendo da área e sobretudo sendo do projeto, não eram nem tencionavam ser 
militantes do partido. Portanto, logo de início começou a haver uma hiper-
sensibilidade à história do partido meter o pé. E ali valeram na altura muito 
os valiosíssimos e discretos esforços de uma velha raposa e ultra diploma-
ta que era justamente o Gustavo Soromenho… Lá ia, digamos, apaziguando 
tensões que iam surgindo15.

No seio da redação, existiam, segundo Francisco Belard, “pessoas que se sen-
tiam na obrigação de veicular as posições oficiais do Partido Socialista e que o fa-
ziam, sem autoritarismo mas faziam-no na prática”16. No entanto, A Luta não deixa 
de propagar a sua independência partidária, estando essa questão plasmada no 
Estatuto Editorial. Publicado exatamente um mês após o primeiro número do jornal, 
o Estatuto referia que o periódico “não é órgão de qualquer partido político”. Garante 
ainda defender “a unidade das forças progressistas, antifascistas e anticapitalistas”, 
recusando qualquer tipo de ingerência nos seus conteúdos jornalísticos:

A Luta garante ao público o exercício da atividade profissional dos 
seus jornalistas em inteira liberdade, não sendo admitida qualquer espécie 
de censura, interna ou externa, nem interferências do poder político, do poder 
económico ou de quaisquer grupos de pressão17.

Perante as acusações que são dirigidas ao grupo de fundadores d’A Luta de te-
rem criado uma espécie de jornal “oficioso” do PS, este Estatuto Editorial apresenta-
va-se – conforme é, aliás, costume num texto desta natureza – como uma afirma-
ção da sua independência e de luta contra qualquer tipo de controlo da Informação. 
De acordo com o Estatuto, a direção e o conselho de redação tinham uma posição 
preponderante em matéria editorial, em representação de toda a redação18.

Em suma, embora propagando exaustivamente a sua independência, algo comum 
na Imprensa da época, A Luta não conseguirá demarcar-se do PS. No ano de 1975, 
a proximidade, no plano ideológico, é evidente. Para tal, muitos fatores parecem ter 
contribuído. Por um lado, o seu conteúdo informativo, mas também as ligações da 
redação ao partido ou, ainda, as figuras que vão escrevendo artigos de opinião no 
jornal, também elas próximas ou militantes socialistas, como veremos. Os esforços de 
afirmação de independência e isenção jornalística terão, portanto, resultado em vão.

Grande parte oriunda do República e, depois, do Jornal do Caso República (20 dos 
24 jornalistas que compunham o seu corpo redatorial), a redação d’A Luta é composta 
inicialmente por 27 jornalistas19. Criara-se uma redação onde convivem jornalistas já 

15  Entrevista a João Grego Esteves, Lisboa, 2017.
16  Entrevista a Francisco Belard, Lisboa, 2017.
17  A Luta, 25 de setembro de 1975.
18  A Luta, 25 de setembro de 1975.
19  Redação inicial d’A Luta: Raul Rêgo (diretor), Vítor Direito (diretor-adjunto), João Gomes 

(chefe de redação), Rui Camacho (chefe de redação adjunto), Helena Marques, Vítor Baltasar, 
José Pedro Castanheira, Júlio Valente (economia/social), Carlos Soares, Marcelino Mesquita, 
Jorge Morais, F. Sales Lopes (província), João Grego Esteves, Eduardo Paz Ferreira, Rocha Viei-



124 | MEDIA&JORNALISMO

com ampla experiência e outros ainda a dar os primeiros passos. Entre os primeiros, 
encontramos os nomes incontornáveis de Raul Rêgo (diretor), que passara por títulos 
como Seara Nova, Jornal do Comércio e Diário de Lisboa, além de ter dirigido e ence-
tado uma renovação no República antes de 1974 e ter sido Ministro da Comunicação 
Social do I Governo Provisório (1974), Vítor Direito (diretor adjunto) e João Gomes (che-
fe de redação), ambos jornalistas no Diário de Lisboa e República, ou Álvaro Guerra, 
escritor com várias obras publicadas e jornalista no República, entre outros. 

Quanto aos mais jovens, ali iniciaram a sua carreira jornalistas que vêm a dar 
cartas mais tarde: José Pedro Castanheira, Eduardo Paz Ferreira (prosseguindo de-
pois a carreira académica chegando a Professor Catedrático de Direito) ou Miguel 
Sousa Tavares, entre outros. Finalmente, refira-se ainda o facto de haver, na redação, 
quatro mulheres jornalistas, todas com considerável experiência na profissão. Maria 
Antónia Palla (Diário Popular, Vida Mundial e que se mantém, simultaneamente, n’O 
Século Ilustrado,), Antónia de Sousa (A Capital e República), Helena Marques (Diário 
de Notícias do Funchal, A Capital e República) e Maria Augusta Silva (imprensa an-
golana), que integraram secções como Educação, Economia/Social e Reportagem. 
Esta última fazendo chegar aos leitores temas pouco explorados numa imprensa 
diária dominada pelos acontecimentos políticos do dia-a-dia.

A redação d’A Luta, organizada de forma clássica – por secções, obedecendo a uma 
hierarquia – vivia, no entanto, um momento de grande agitação, tentando acompanhar o 
ritmo dos acontecimentos que ocorriam nos vários sectores da sociedade. Entre as pa-
redes do apartamento da Rua do Loreto o reflexo desse contexto é evidente. O ambiente 
era de “criatividade permanente, desorganização permanente, conflitos ocasionais e ao 
fim do dia havia jornal”, descreve João Grego Esteves20. João Gomes corrobora a opi-
nião do colega, acrescentando: “Estávamos constantemente ao telefone, a saber tudo 
o que havia para que o jornal saísse o mais forte possível. No seu conjunto [pretendia-
-se] que fosse um jornal de opinião mas que também fosse um jornal informativo”21.

Não são reveladas, nem pelo próprio jornal, as suas tiragens. Porém, segundo Pe-
dro Foyos, a tiragem inicial d’A Luta fora de 40 000 exemplares (Foyos, 2016, p. 104), 
enquanto Jean Seaton e Ben Pimlott avançam que a mesma se situava nos 80 000 
exemplares, em outubro de 1975 (Pimlott e Seaton, 1983, p. 107).

A opinião no jornal

São três as colunas de opinião d’A Luta: “Momento”, “Ponto Crítico” e “De vez em quan-
do”. Sob a pena de jornalistas da “casa”, tratam-se, essencialmente, de textos escritos 
no “calor” do momento sobre os assuntos do momento. A política nacional domina as 

ra (política nacional), Francisco José Oliveira (áfrica), José Gabriel Viegas, Nuno Coutinho, Mi-
guel Sousa Tavares (estrangeiro), Álvaro Guerra, Francisco Belard (cultura/espetáculos), Manuel 
Arons de Carvalho, Ilídio Trindade (desporto), Manuel Giraldes, Maria Augusta Silva (educação), 
Antónia de Sousa e Maria Antónia Palla (reportagem). Secretariado de redação: Artur Alpedri-
nha, Vasco A. Fernandes e António Xavier e Alda Mafra. Juntam-se, depois, nomes como Fer-
nando Dacosta e Martinho de Castro, entre outros.

20  Entrevista a João Grego Esteves, Lisboa, 2017.
21  Entrevista a João Gomes, Lisboa, 2017.



  ARTIGOS | 125

atenções dos cronistas, ainda que, por vezes, outras temáticas se sobreponham. Os au-
tores dos textos são três nomes fortes do jornal: Raul Rêgo, Vítor Direito e Álvaro Guerra.

Sendo o diretor do jornal, é Raul Rêgo o autor dos editoriais diários. Chama-lhes 
“Momento”, o mesmo nome que havia dado aos editoriais que escrevera no Repú-
blica. De conteúdo político, destacamos, desde logo, editoriais que se enquadram 
em três temas caros ao jornal e que revelam a sua orientação editorial. Em primeiro 
lugar, a defesa da via eleitoral:

Só a vontade do povo conta e não há que iludi-la sob pena de estarmos 
a fazer divisionismo. A vontade do MFA e do governo não pode ser outra senão 
a do Povo. Este é quem mais ordena e nas únicas eleições realizadas votou, 
sem dúvida, pelo MFA de 25 de Abril de 1974 e não pela sua 5ª Divisão ou por 
outros grupos que o queiram manipular em proveito de um grupo apenas22.

Depois, as críticas à ação de Vasco Gonçalves enquanto Primeiro-ministro:

Durante mais de um ano o general Vasco Gonçalves esteve à frente do 
governo e não se pode dizer que o seu contributo tenha sido dos melhores. 
Conseguiu dividir a sociedade mais do que já estava e mostrou-se o servidor 
fiel apenas de um partido que nem sequer é dos que mereceu mais confian-
ça ao povo nas eleições23.

O terceiro, o apoio ao governo de Pinheiro de Azevedo (VI governo provisório):

Impopular a obra que o VI governo tem de realizar? Com certeza; mas 
é obra de construção que alguns parecem apostados em comprometer com 
incêndios, acusações e desordens, o conjunto atiçado pelo «verbalismo pseu-
do revolucionário de certa informação»24.

Quanto ao “Ponto Crítico” de Álvaro Guerra, também ele vinha do República, ten-
do sido então “inspirado na tradição do “billet” no jornalismo grande referência em 
Robert Escarpit (no Monde), essa breve anotação traduzia-se num animado esgri-
ma, jogado nas entrelinhas, com vista a “driblar” o censor de serviço”, recorda Mário 
Mesquita25. N’A Luta, a fina ironia do jornalista e escritor mantém-se, assim como 
o recurso a analogias e metáforas. É, porém, o tom crítico – como o próprio título 
da coluna sugere – o aspeto mais saliente destes textos. Tal é notório, por exemplo, 
quando se refere à governação de Vasco Gonçalves:

O V [governo] foi um pesadelo, transitório, de passagem, mas carrega-
do de fantasmas e tão agarrado à cadeira como o defunto lente de Coimbra 
que só abalou quando, de podre, a cadeira cedeu. Tenho cá para mim que São 

22  A Luta, 27 de agosto de 1975.
23  A Luta, 1 de setembro de 1975.
24  A Luta, 15 de outubro de 1975.
25  Público, 21 de abril de 2002.



126 | MEDIA&JORNALISMO

Bento tem feitiço, assim como jazigo de família de onde só se sai ao fim de 
muito tempo, só ossos e pó, e já sem rasto de saudades26.

Por fim, refira-se a terceira coluna, “De vez em quando”. Era composta por tex-
tos curtos, maioritariamente escritos por Vítor Direito, sobre situações ou aconteci-
mentos da atualidade. O jornal publicava ainda, todos os dias, na capa uma carica-
tura da autoria de Pedro Massano, referindo-se ao assunto e/ou figura em destaque 
nessa edição. 

Além dos jornalistas que assinavam colunas regulares, há um nome que se des-
taca entre o núcleo de figuras que escreve textos de opinião n’A Luta. Trata-se de 
Natália Correia, poeta, oposicionista à ditadura, figura polémica da sociedade por-
tuguesa, que colaborara em diversos jornais. Nos seus textos é revelada uma certa 
desilusão relativamente ao rumo que a revolução tomara e, sobretudo, quanto à ação 
de alguns militares, particularmente de Vasco Gonçalves. 

Ainda que não tão frequentemente como Natália Correia, outros escrevem arti-
gos de opinião n’A Luta. Em 1975, o Partido Socialista domina, com alguns destaca-
dos militantes a assinarem textos, casos de Manuel Alegre, Salgado Zenha, Marcelo 
Curto, Mário Sottomayor Cardia ou Vasco da Gama Fernandes. Outros, de áreas di-
versas – que vão da Literatura à História, passando pelo Jornalismo e pela Filosofia 
– comentam igualmente a atualidade nacional (e outros temas). Fernando Namora, 
Eduardo Lourenço, Oliveira Marques ou Norberto Lopes são alguns desses nomes. 

A política no centro do jornal

A tónica dominante desde o início d’A Luta era, de facto, constituir-se como uma 
alternativa, sendo defensor da denominada “legalidade democrática” (por contrapon-
to à “legitimidade revolucionária”). Isso é visível quer nos artigos de opinião, quer nos 
textos de cariz informativo e os próprios jornalistas reforçam esta constatação. João 
Gomes é um dos acérrimos defensores da posição do vespertino: 

Era a luta pela democracia. Nós vivíamos constantemente com receio 
de que o Partido Comunista pudesse vencer. Foi uma luta em que se puseram 
em confronto várias posições e nós situávamo-nos do lado de quem estava 
a defender a democracia. (…) No fundo, o espírito que dominava era esse es-
pírito contra o «Gonçalvismo» e contra o que ele representava27. 

 
Maria Antónia Palla dá conta do ambiente então vivido na redação, em torno dos 

mesmos ideais: “Gostávamos do que fazíamos e sentíamos que estávamos a lutar 
contra as tendências totalitaristas que não paravam de se manifestar” (Palla, 2014, 
p. 167).

26  A Luta, 26 de agosto de 1975.
27  Entrevista a João Gomes, Lisboa, 2017. Também Francisco Belard corrobora esta posi-

ção. Para o jornalista, A Luta “era um jornal que se inseria no combate ao que se chama o «Gon-
çalvismo». Isso é evidente”. Entrevista a Francisco Belard, Lisboa, 2017.



  ARTIGOS | 127

Depois das eleições para a Assembleia Constituinte (25 de abril de 1975) – 
em que o PS sai vitorioso com 37,9% e com o PCP (12,5%) a ficar atrás do PPD 
(Partido Popular Democrático, 26,9%) – o PS vai sentir-se “legitimado para de-
sempenhar um papel determinante na defesa de uma via democrático-pluralista 
contra a hegemonização da revolução por uma aliança entre o MFA e o Partido 
Comunista” (Reis, 1999:56). No contexto da queda do IV governo provisório, PS 
e PPD opunham-se à permanência de Vasco Gonçalves e recusam-se a integrar 
o V governo. Os militares moderados assumem posição idêntica e acabará por 
ser constituído um Executivo frágil e com manifesta falta de apoios, mas nova-
mente liderado por Vasco Gonçalves (Telo, pp. 149-151). “O confronto entre a 
via revolucionária e a via eleitoral, protagonizado em termos políticos pelo PCP 
e seus aliados e o PS” (Ferreira, 2001, p. 170) sobe de tom e A Luta posiciona-se 
a favor da segunda via.

No que diz respeito à análise do conteúdo do periódico nesses primeiros tem-
pos de vida, é, desde logo, notório que o jornal se opõe terminantemente a Vasco 
Gonçalves, ansiando pelo seu afastamento. O país vivia a “maior crise política de-
pois do 25 de Abril” e o periódico atribuía a culpa a Vasco Gonçalves, já que este 
se “tornou ponto de discórdia entre os portugueses e verdadeiro símbolo de uma 
das fações”, segundo Raul Rêgo28. Analisando a produtividade do mesmo gover-
no, Eduardo Paz Ferreira acaba por concluir que este acabou por agravar os pro-
blemas já existentes:

Se é possível tirar alguma lição da experiência deste V governo provi-
sório talvez ela seja a de que muitas reuniões não são forçosamente sinal de 
operatividade e de que as medidas que merecem títulos de imprensa segui-
dista nem sempre são as que resolvem os problemas do povo português e até 
por isso a história poderá vir a demonstrar que o V governo provisório mais 
não fez do que avolumar os problemas que afligem o país e para os quais é 
necessária uma resposta rápida29.

A substituição de Vasco Gonçalves por Pinheiro de Azevedo vai levar A Luta a 
mudar radicalmente o tom das suas notícias acerca do governo. Quando o novo Exe-
cutivo (o VI) toma posse, a reação do diário não poderia ser mais positiva. “Perante 
os problemas do país, governo de esperança”, lia-se numa manchete. Descrevendo 
o ato de posse, A Luta refere:

O próprio ambiente reinante no Palácio de Belém, visto e sentido do lado 
de cá das câmaras televisivas, dava a sensação de que se começara já a viver 
novo período da Revolução portuguesa. A ponderação, o bom senso, o sentido 
das realidades pareciam ter descido àquele cenário tão conhecido da maioria 
dos portugueses, particularmente depois do 25 de Abril. No rosto de civis e 
militares, dominava a circunspeção, a dignidade, o peso da responsabilidade30.

28  A Luta, 27 de agosto de 1975.
29  A Luta, 27 de agosto de 1975.
30  A Luta, 20 de setembro de 1975.



128 | MEDIA&JORNALISMO

Se o objetivo era marcar uma posição de inequívoca identificação com o projeto 
que significava o Executivo liderado por Pinheiro de Azevedo, dando-lhe cobertura e 
contribuindo para criar uma imagem de “salvador” do país, então os esforços do jor-
nal são conseguidos. É exatamente com essa sensação que o leitor fica ao folhear 
as suas páginas e ao ler artigos que, fazendo as piores críticas ao V governo, enal-
tecem o novo Executivo, numa clara estratégia de o elevar ao estatuto de principal 
alternativa aos “excessos” a que se tinha vindo a assistir nos últimos tempos. Um 
outro artigo, desta feita escrito por João Gomes, é disso um dos melhores exemplos. 
Vejamos o que diz sobre o V governo (embora sem o mencionar):

O país acaba de libertar-se de enorme pesadelo, de tremenda embria-
guez coletiva. Cometeram-se erros, alguns com sabor a tragédia. Foi tempo de 
mediocridade, de demagogia, de oportunismo. Nunca num país tão pequeno 
tantos pensaram trazer no bolso a panaceia revolucionária (…) Com sobran-
ceira pseudorrevolucionária os pistoleiros da verborreia quase iam atirando 
o país para a vala comum das nações perdidas31.

E sobre o VI governo:

Nunca é tarde para recomeçar a construção do socialismo, sem en-
jeitar o bom senso e o realismo que só a vontade da maioria pode servir de 
aferidor e de guia. Com o VI governo e o programa que por ele nos é aponta-
do teremos ultrapassado um dos cabos mais significativos da nossa Histó-
ria, agora que o território nacional se circunscreve ao retângulo europeu e às 
portuguesas ilhas do Atlântico32.

Dois governos, duas posições distintas d’A Luta, não restando dúvidas do apoio 
do jornal ao VI governo provisório, constituído tendo em consideração a representa-
ção partidária da Assembleia Constituinte. Portanto, respeitando os resultados das 
primeiras eleições livres e por sufrágio direto e universal que se realizaram em Por-
tugal. Efetivamente, a luta política não baixava de intensidade e o jornal assumia cla-
ramente o seu papel de ator político no processo. 

Relativamente às fontes privilegiadas pelo jornal, salienta-se, desde logo, e sem 
surpresas, o PS. As fontes relacionadas com o partido constituíam, de facto, uma 
peça relevante no quotidiano da redação d’A Luta, já que muitos dos contactos e in-
formações que obtinha em primeira mão vinham por essa via. “Nós através do Partido 
Socialista tínhamos todos os contactos políticos e tínhamos todas as informações”, 
recorda João Gomes33. Ele próprio, inserido na estrutura do partido, tinha, natural-
mente, muitas informações exclusivas. Quanto a outros partidos, nomeadamente 
os “de direita”, conta Grego Esteves: “eles próprios é que nos procuravam”34, dado 
que não encontravam espaço nem protagonismo em muitos dos outros periódicos.

31  A Luta, 23 de setembro de 1975. 
32  A Luta, 23 de setembro de 1975.
33  Entrevista a João Gomes, Lisboa, 2017.
34  Entrevista a João Grego Esteves, Lisboa, 2017.



  ARTIGOS | 129

A par das fontes partidárias, o jornal de Raul Rêgo tinha ainda contactos concre-
tos com forças militares. Neste caso, diziam respeito a uma fação particular do MFA: 
o Grupo dos Nove. Como recorda Francisco Belard, o “Grupo dos Nove foi fonte para 
A Luta, para o semanário O Jornal, foi fonte para o Jornal Novo… Eram jornais através 
dos quais o Grupo dos Nove atuava porque tinha lá pessoas que conhecia”35. Tratava-
-se, de um grupo de militares de esquerda, partidário da via da democracia represen-
tativa (Rezola, 2006, pp. 349-353), tal como o jornal da Rua do Loreto. 

Finalmente, refira-se que, talvez devido ao facto de assumir o seu posiciona-
mento desde que fora criado, A Luta é, desde o início, alvo de algumas ameaças. 
Logo no primeiro número, o periódico dá conta de que fora montado, na madrugada 
anterior, um dispositivo de segurança da Polícia de Segurança Pública e COPCON, 
pois haviam sido informados de que “brigadas civis ligadas a agrupamentos polí-
ticos de extrema-esquerda planeavam assaltos a vários jornais (A Luta, Expresso, 
Jornal Novo e O Jornal)”36. Noutros momentos, ocorreram outro tipo de situações, 
como “caixas deixadas na escada para obrigar a chamar a polícia” ou “ameaças 
físicas às instalações e às pessoas”, recorda Grego Esteves37. O ambiente turbu-
lento permanecerá até ao 25 de Novembro de 1975, consensualmente considera-
do o fim do PREC.

Considerações finais

Durante o processo revolucionário, o jornalismo – e, particularmente, o jornalis-
mo político – esteve completamente afastado da tendência para a neutralidade que 
caracteriza a profissão, o que, em parte, se poderá dever ao facto de muitos jornalis-
tas serem, simultaneamente, militantes partidários. O que acontece n’A Luta não se 
afasta desta tendência, até porque tanto o seu diretor como o chefe de redação eram 
fundadores do Partido Socialista e deputados à Assembleia Constituinte. São eviden-
tes as ligações e a sintonia, a nível político-ideológico, do jornal ao PS. O seu líder, Mário 
Soares, foi, aliás, uma figura determinante na criação e recolha de apoios para o perió-
dico. Essa “colagem” ao partido ficou sempre como um aspeto marcante deste projeto,

Se era propósito deste trabalho aferir os objetivos e envolvimento do jornal nas 
lutas políticas de 1975, é possível concluir que, de facto, esse envolvimento é notório 
e o periódico posicionou-se, de forma clara, contra a permanência de Vasco Gon-
çalves na chefia do V governo, apoiando, por outro lado, o VI governo provisório de 
Pinheiro de Azevedo e a ação dos militares moderados. Tal é visível nos conteúdos 
informativos, mas também nas colunas de opinião, que, fundamentalmente, refletem 
também o posicionamento do próprio jornal: a legitimidade democrática é defendida 
em muitos destes textos, direta ou indiretamente. 

Perante dois governos provisórios (o V e o VI), o periódico adota duas posições 
distintas, podendo concluir-se que, num momento particularmente “quente” da revo-
lução, em que o país esteve à beira de uma guerra civil, o novo projeto jornalístico de 

35  Entrevista a Francisco Belard, Lisboa, 2017.
36  A Luta, 25 de agosto de 1975.
37  Entrevista a João Grego Esteves, Lisboa, 2017.



130 | MEDIA&JORNALISMO

Raul Rêgo teve como dois dos seus principais objetivos opor-se ao chamado “gon-
çalvismo”, tal como autores como Mário Mesquita e António Telo avançam sem ex-
plorar a questão em detalhe, e defender uma democracia representativa e pluralista 
para Portugal. Depois de analisado o periódico nestes meses de 1975, parece-nos 
claro que foi mais uma voz que se fez ouvir nesse sentido.

Em suma, A Luta é um ator político que deixa bem patente qual a via política que 
defende para o país e, nesse sentido, constitui-se, efetivamente, como um contra-
ponto a alguma da imprensa estatizada, numa altura de particular complexidade do 
processo revolucionário.

Referências Bibliográficas

Borrat, H. (1989). El periódico, ator político. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Cádima, F. R. (2001). Os «Media» na Revolução (1974-1976). In Brito, J. M. Brandão (Coord.),  

O País em Revolução. Lisboa: Editorial Notícias.
Ferreira, J. M. (2001). Portugal em Transe. In Mattoso, J. (Dir.), História de Portugal, Vol. VIII. 

Lisboa: Editorial Estampa.
Figueira, J. (2007). Os Jornais como Atores Políticos – O Diário de Notícias, Expresso e Jornal 

Novo no Verão Quente de 1975. Coimbra: Minerva Coimbra.
Foyos, P. (2016). O Caso do Jornal Assaltado. Lisboa: Prelo.
Gomes, P. M. (2014). Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias no Verão Quente de 1975. 

Lisboa: Alêtheia Editores.
Gomes, P. M. (2018). Jornais, Jornalistas e Poder: A imprensa que nasce na Revolução e as lu-

tas políticas de 1975. (Tese de Doutoramento em História Contemporânea. NOVA-FCSH, 
Portugal).

Lima, H. (2012). A Imprensa portuense e os desafios da modernização. Lisboa: Livros Horizonte.
Mesquita, M. (1994a). Os Meios de Comunicação Social. In Reis, A. (Dir.) Portugal 20 Anos de 

Democracia. Lisboa: Círculo de Leitores.
Mesquita, M. (1994b). O Caso República. Um incidente crítico. Revista de História das Ideias, 

16: 507-554.
Palla, M. A. & Reis, P. (2014). Viver pela Liberdade. Lisboa: Matéria-Prima.
Rebelo, J. (1994). Imagens de um Pretérito Imperfeito. In Rebelo, J. e Mesquita, M. (Orgs.), O 25 

de Abril nos media internacionais. Porto: Afrontamento.
Reis, A. (1993). A Revolução de 25 de Abril de 1974, o MFA e o processo de democratização”. In 

Reis, A. (Dir.), Portugal Contemporâneo. (Vol. 3). Lisboa: Publicações Alfa.
Reis, A. (1999). O Partido Socialista e a defesa da democracia representativa pluralista. In Ro-

sas, F. (Coord.), Portugal e a Transição para a Democracia (1974-1976). Lisboa: Colibri.
Rezola, M. I. (2006). Os militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição 

para a Democracia em Portugal. Lisboa: Campo da Comunicação. 
Rezola, M. I. (2014). A RTP no PREC (1974-1975): «sem recuos nem tibiezas em ordem à lim-

peza radical». In Rezola, M. I. e Gomes, P. M. (Coords.), A Revolução nos Media. Lisboa: 
Tinta da china. 

Ribeiro, N. (2002). A Rádio Renascença e o 25 de Abril. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
Santos, R. (2017). A Emissora Nacional e as mudanças políticas (1968-1975). Coimbra: Mi-

nervaCoimbra.



  ARTIGOS | 131

Seaton, J. & Pimlott, B. (1983). The Portuguese media in transition. In Maxwell, K. (Ed.), The Press 
and the Rebirth of Iberian Democracy. Connecticut: Greenwood Press.

Telo, A. J. (2007). História Contemporânea de Portugal. Do 25 de Abril à atualidade, (Vol. I). 
Lisboa: Presença.

Nota biográfica

Pedro Marques Gomes é Doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Ciên-
cias Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, é investigador integrado do Institu-
to de História Contemporânea da mesma universidade. Docente na Escola Superior de Comu-
nicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Autor do livro Os Saneamentos Políticos no 
Diário de Notícias no Verão Quente de 1975 (Alêtheia, 2014).

ORCID ID: 0000-0002-3189-3388
Email: pedromarquesgomes@gmail.com 
Morada: Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Campus 

de Benfica do IPL, 1549-014 Lisboa, Portugal; Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Histó-
ria Contemporânea, Av. de Berna 26, 1050-099 Lisboa, Portugal

*Submetido: 2019.01.11
*Aceite: 2019.06.03


	9. “Recomeçar a construção do socialismo”: o jornal A Luta na revolução de Abril



