
  ARTIGOS | 131

A televisão no Portugal pós-revolucionário: 
instrumentalização, desregulação, demissão do Estado e 
debilitação do sector dos media 

Television in post-revolutionary Portugal: 
instrumentalization, deregulation, resignation of the State 
and weakening of the media sector 

https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_7

Francisco Rui Cádima
Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA
frcadima@fcsh.unl.pt

Resumo
Este estudo integra uma caracterização histórico-política do período de emer-

gência do bloco conservador-liberal da Aliança Democrática (1979-1983) e uma 
abordagem da informação e da programação televisiva, com particular destaque 
para o início dos anos 80, com o serviço público de televisão na dependência de 
uma maioria política. Esta análise histórica do período da abertura da televisão à 
iniciativa privada aborda ainda a questão da televisão da Igreja, que marca tam-
bém a década; a questão do Estado na sua relação com a televisão e o espectro 
radioeléctrico enquanto instrumentos do sistema político-partidário e de governo; 
o enquadramento do “cavaquismo” na sua relação com a TV; e finalmente, em con-
texto conclusivo, uma abordagem da emergência da TV privada em Portugal e das 
suas consequências, neste caso à luz dos estudos de Nelson Traquina referidos na 
bibliografia, procurando reequacionar a conhecimento sobre o período e o respec-
tivo estado da arte.

Palavras-chave
televisão; pós-revolução; democracia; regulação; liberalização

Abstract
This study integrates a historical-political characterization of the emergence of 

the Portuguese conservative-liberal bloc “Aliança Democrática” (1979-1983) with 
an analysis of the news and television programming, emphasizing the early 1980s 
and the television public service’s dependence on a political majority. This histori-
cal analysis of the opening of the Television to the private sector, also addresses 
the question of the Catholic Church’s channel, which also marks the decade, as 
well as the issue of the relationship of the State with the television sector and the 
radio spectrum as instruments of the political party system and government, the 
framework of the “cavaquismo” period in its relationship with TV, and finally, in a 



132 | MEDIA&JORNALISMO

conclusive mode, an approach to the emergence of private TV in Portugal and its 
consequences, in this case in the light of the studies by Nelson Traquina referred 
to in the bibliography, seeking to revisit the knowledge about the period and the re-
spective state of the art.

Keywords
television; post-revolution; democracy; regulation; liberalization

Introdução

A primeira fase de consolidação do regime democrático no Portugal pós-revo-
lucionário inicia-se, justamente, no início dos anos 80 com a emergência da Aliança 
Democrática (AD), após a conquista de uma maioria absoluta pelo líder do PPD-PSD, 
Francisco Sá Carneiro, que governará enquanto primeiro-ministro num curto período, 
apenas ao longo do ano de 1980. A progressiva normalização democrática e a institu-
cionalização do regime, logo após o período de governos de iniciativa presidencial ao 
tempo de Ramalho Eanes, deixava crer que o sistema de media ganharia progressiva-
mente a sua estabilidade, quer do ponto de vista regulatório e político-administrativo, 
quer do ponto de vista da indústria dos media, do pluralismo e da pluralidade de mercado.

Ora, enquanto a ideia de consolidação do novo regime democrático ganhava algu-
ma consistência e a sua própria legitimidade política, ao mesmo tempo iam crescen-
do os exemplos do forte viés que o regime criava no sector da comunicação social, 
dificultando a afirmação do pluralismo no campo mediático. Ir-se-ia assistir, portan-
to, a uma década fortemente marcada pela instrumentalização dos media, quer no 
período da AD, quer no período que ficou conhecido como do “bloco central”, lidera-
do por Mário Soares (PS), tendo Mota Pinto (PSD) como seu vice-primeiro-ministro, 
entre 1983 e 1985. Depois disso, após Novembro de 1985, o mesmo sucederá ao 
longo das duas legislaturas do PSD e de Cavaco Silva, que vieram a perpetuar um 
modelo de controlo dos media ao longo de uma década.

Uma breve caracterização histórico-cultural e política deste período, em Portugal, e 
em particular no que diz respeito ao sector dos media e às questões de âmbito regulató-
rio, político e discursivo, remete-nos, portanto, para o problema específico da televisão, 
que estará no centro das atenções do sistema político-partidário. Temos assim, desde 
início, uma luta política intensa em torno do controlo da RTP enquanto monopólio de 
Estado e único operador televisivo à época. No final dos anos 70, o serviço público de 
televisão em Portugal enquadra-se plenamente no paradigma emergente, em transi-
ção de um modelo “pedagógico” para um modelo “revolucionário” (Rezola, 2014, p. 24). 
Neste âmbito, como dizia Mário Mesquita, os conteúdos da televisão pública evidencia-
vam, em particular, toda uma área marxista muito focada na “ideologia e na propagan-
da política” (Mesquita, 1993, p. 361). Num segundo tempo, já em fase de consolidação 
do processo democrático, podemos destacar a tentativa da Igreja e do Patriarcado de 
Lisboa de obterem o direito às emissões televisivas, tal como acontecia já no domínio 
da Rádio. Por fim, abordaremos as questões que envolveram o contexto regulatório 
da televisão e toda a discussão pública e política que irá conduzir, na década seguin-
te, à liberalização da lei da TV e ao aparecimento dos canais privados em Portugal.



  ARTIGOS | 133

A inflexão conservadora-liberal

Importa referir, em bom rigor, que o regime “revolucionário-constitucional” só se 
extingue verdadeiramente em 1982, com a revisão constitucional promulgada a 30 
de Setembro. Esta vem retirar ao Conselho da Revolução os poderes que até então 
ainda lhe garantiam uma prerrogativa sobre o poder político, que aliás não viria a 
ter grande significado no período entre a vitória da AD, nos finais de 1979, e a pró-
pria revisão da Constituição em 1982. O governo da AD, liderado por Francisco Sá 
Carneiro, acabaria por atuar numa lógica de inflexão do sistema político-partidário, 
ambicionando a conquista do Estado e a reforma do regime segundo o modelo fre-
quentemente definido pelos sociais-democratas de “um Governo, um Presidente, uma 
Assembleia”, e, de certo modo, prevendo também uma transformação radical do sis-
tema económico-social que a “revolução dos cravos” havia inspirado. 

No que concerne à relação entre a comunicação social e o sistema político-parti-
dário, temos muito claros, logo no início da década de 80, os primeiros sinais de que 
o bloco conservador-liberal da Aliança Democrática sabia ao que vinha no campo 
dos media. É Vítor Cunha Rego, politicamente próximo da AD, quem abre as hostili-
dades já na qualidade de presidente da RTP que exercerá ao longo desse primeiro 
ano da década. A RTP, na sua perspectiva, deveria ser, necessariamente, um apare-
lho ideológico do Estado, não podendo escapar a esse vínculo e, por assim dizer, ao 
papel de transmissor do discurso do poder (Rego, 2018). Proença de Carvalho, que 
lhe sucederá – e que havia sido já o “ministro da propaganda” de Mota Pinto –, vai 
seguir à risca o mesmíssimo princípio político, para ele era impossível uma televi-
são do estado independente do poder político. Proença de Carvalho ficaria sobretu-
do conhecido como o “coveiro” de um projeto jornalístico absolutamente distinto e 
histórico da RTP – o Informação/2. Este havia sido um projeto marcante na história 
da RTP, vinha do tempo de João Soares Louro e de Fernando Lopes, mas Proença de 
Carvalho encarregar-se-á de esvaziar progressivamente este Informação/2, telejornal 
que aliás seria considerado o projeto mais conseguido ao longo de toda a história da 
RTP em termos de jornalismo televisivo. A própria programação, sobretudo a mais 
específica da missão de serviço público da RTP, não sairia incólume, isto é, não teria 
sido por acaso que foi ele, Proença de Carvalho, o escolhido para “desgonçalvizar” 
a informação e “controlar politicamente” aquilo que considerava ser uma “redacção 
vermelha” na RTP (Almeida, 2017, 10 de Setembro). 

Na área dos media, como então sugeriam Agee e Traquina (s/d: 27) “uma reca-
pitulação sintética da história do pós-25 de Abril mostra uma sucessão de governos 
de diferentes tonalidades políticas: todos eles estabeleceram a mesma relação hie-
rárquica e unívoca com os meios de comunicação social”. Mas, vendo à época, mais 
em particular, a especificidade da questão televisiva, e de acordo com a perspecti-
va do historiador António Reis, “o controlo da televisão pública e dos postos-chave 
do aparelho de Estado e do sector público empresarial contribuía igualmente para 
reduzir a margem de manobra da oposição, obrigada a centrar o seu discurso na 
mera denúncia da tentação totalitária” (Reis, 1993, p. 81). O quadro jurídico permitia 
também a continuação da televisão sob a alçada governamental. A Lei da Televisão 
75/79, de 29 de Novembro de 1979, e o estatuto da empresa (Decreto-Lei nº 321/80), 
de 22 de Agosto, mantinham o modelo de governamentalização da RTP (Carvalho, 



134 | MEDIA&JORNALISMO

2009, p. 273). Repare-se que cinco dos seis membros do Conselho de Gestão eram 
nomeados pelo governo e o sexto era nomeado pelos trabalhadores.

A morte de Sá Carneiro, no final de 1980, lança a AD numa crise profunda, o que 
dará origem ao governo do Bloco Central e a um acordo de regime entre os partidos da 
maioria, tendo por objectivo o fim da tutela militar na esfera política portuguesa. A ver-
dade é que este período de transição democrática – não já “para o socialismo”, como 
era norma referir nos pós-25 de Abril, corresponde agora ao final desse desígnio revo-
lucionário que progressivamente se vai esbatendo nos primeiros anos da década, ape-
sar da instabilidade e incipiente institucionalização do regime constitucional de então.

No que se refere do sistema de media, foi muito clara a tendência para uma pro-
gressiva instrumentalização e um controlo da RTP, modelo que aliás passa a ser 
enunciado segundo princípios ideológicos, como se o novo sistema político-parti-
dário procurasse uma nova legitimação no contexto da institucionalização e norma-
lização do regime. 

Por outro lado, fazendo jus ao modelo político e mediático do próprio bloco conser-
vador-liberal, emergem, em paralelo, a questão da fragmentação do sistema televisivo 
e das novas tecnologias de distribuição de sinal, e, fundamentalmente, a liberalização 
da Lei da Televisão, a par da necessidade da entrada de novos canais de televisão no 
sistema de media nacional onde pontuava ainda o monopólio da RTP. De facto, a pai-
sagem mediática estava em grande mudança na Europa com a emergência do cabo 
e do satélite, e em Portugal num contexto já de candidatura do país à Comunidade 
europeia – no nosso caso tratava-se, afinal, de uma das últimas democracias euro-
peias a manter o sistema de monopólio televisivo no audiovisual –, serão os próprios 
socialistas a aderirem progressivamente à causa da liberalização da lei da TV, inicia-
da pelos conservadores, tal como Mário Mesquita (1993) referiu. Mesquita invocava 
nomeadamente o pensamento jurídico de Adelino Amaro da Costa, que considerou 
que a própria Constituição não impediria soluções diversas, como, por exemplo, a sub-
concessão, ou outro tipo de colaborações em períodos de programação específicos, 
por exemplo. Ou, eventualmente, ainda, permitiria uma declinação do modelo público 
através de um novo canal destinado à educação (Carvalho, 2009, p. 69), tese aliás de-
fendida pelo próprio ministro da educação Fraústo da Silva em 1981.

A questão da televisão da Igreja não seria estranha a todo este movimento. 
Verificada a dificuldade do sistema político em encontrar uma solução rápida para a 
modernização do país nesta matéria, seriam as entidades confessionais a tentá-lo, 
de forma, aliás, muito insistente e persistente. Em relação a este ponto em concre-
to – o caso da televisão da Igreja em Portugal no pós-25 de Abril, desenvolvemos 
um estudo aprofundado (Cádima, 2013), onde concluímos que, de facto, este tema, 
e a concessão posterior de um canal de TV à Igreja Católica portuguesa foi, de fac-
to, mais uma originalidade portuguesa. Pode dizer-se neste caso, com toda a pro-
priedade, que o Estado português quis ser mais papista que o Papa, emergindo aqui 
claramente uma questão político-religiosa, não sob o ponto de vista de uma crise ou 
de um conflito entre o Estado e a Igreja, mas uma discriminação entre o Estado e 
a sociedade em geral, beneficiando aqui claramente uma entidade, confessional no 
caso, em desfavor de outras, religiosas ou laicas. Houve, portanto, neste caso, uma 
proximidade demasiado perigosa do sistema político relativamente à Igreja Católica. 
Tal como referimos então, “ao longo de toda a história da TVI/Quatro, parece ser sobre-



  ARTIGOS | 135

tudo evidente uma cumplicidade jurídico-política do Estado e do sistema político para 
com os objectivos mediáticos da Igreja Católica portuguesa” (Cádima, 2013, p. 136).

Para Warren Agee e Nelson Traquina, agora no contexto da análise da autono-
mia do campo jornalístico face ao poder político, a RTP foi, afinal, “um caso exemplar 
da condição ‘frustrada’ do Quarto Poder português” (s/d: 109). Quer no domínio da 
informação, com crescentes obstáculos à actividade dos conselhos de redação da 
RTP, quer no que se refere à programação do serviço público de televisão, Proença 
de Carvalho, enquanto presidente da RTP (1981-83) assumirá então, como vimos, a 
continuação do “desígnio” invocado por Cunha Rego. Ficou famoso o seu pensamen-
to nesta matéria em entrevista dada ao Expresso (17/4/1982): “Quando os consti-
tuintes decidiram da exclusividade das actividades de televisão por parte do Estado 
entendiam que o Estado devia controlar a televisão, e por isso não há que pensar 
numa RTP independente do Estado”. 

Curiosamente, na área socialista, havia quem se orientava pela mesma estraté-
gia. João Tito de Morais, membro da CA da RTP (1984-85), referiria algo semelhan-
te: “(…) As administrações deverão reflectir a mudança qualitativa que os resultados 
eleitorais expressam” (Agee e Traquina, s/d: 109-110). Os autores descrevem bem 
este período nesta sua obra: a confirmação da falta de independência e autonomia 
da TV pública, bem como das pressões governamentais e, inclusive, da administra-
ção, sobretudo na área da informação da RTP, viriam a ser comprovadas por uma 
comissão parlamentar de inquérito em Julho de 1985. Estávamos em vésperas das 
eleições de Outubro de 1985 e Cavaco Silva, líder emergente do PSD, acusava o go-
verno do “bloco central”, em plena campanha para as legislativas, de instrumentalizar 
a RTP. Logo que assume o poder, Cavaco demite a administração de Palma Carlos. 
O novo governo social-democrata fará depois uma primeira tentativa de alteração da 
Lei da Televisão, no sentido de possibilitar a concessão de um canal à Igreja, mas tal 
não viria a ser aprovado durante a curta duração do governo.

Tratou-se, de um modo geral, de mais um período negro na história da RTP, com 
vários episódios mais em destaque: Cunha Rego, para além de ficar conhecido pela 
sua defesa da RTP enquanto “aparelho ideológico do Estado”, foi também “censor” 
do Ano Camões: em plenas comemorações do IV centenário da morte de Camões, 
a 6 de Junho de 1980, Vítor Cunha Rego, nessa mesma qualidade de presidente do 
Conselho de Administração da RTP, dirige-se através da RTP ao país numa interven-
ção televisiva para justificar o injustificável – a censura televisiva ao Ano Camões, 
considerando que existia “um sistema de produção de filmes alheio aos interesses 
desta casa”, e daí o cancelamento de outras produções previstas no âmbito das co-
memorações na RTP. Mas outros episódios de tipo censório e persecutório ocor-
reram nesse período, para além da orientação geral da informação sob controlo e 
avessa ao pluralismo político-partidário; o impedimento da participação do Partido 
Comunista no programa Face a Face, o não tratamento do período eleitoral, a humi-
lhação da candidatura de Ramalho Eanes à Presidência (Cunha Rego havia saído da 
RTP para a Comissão de Honra de Soares Carneiro), a perseguição às cooperativas 
de produção (Cinequipa, Cinequanon, Centro Português de Cinema, Arca-Filmes e 
outras), que entretanto perdiam os seus contratos com a RTP no início da década, 
deixando toda a produção independente em Portugal numa situação de extrema 
precariedade e os melhores profissionais de cinema e televisão praticamente sem 



136 | MEDIA&JORNALISMO

trabalho. A própria crítica televisiva tomava posição pública por ocasião dos 25 anos 
da RTP (7/3/1982), tendo todos os críticos de televisão à época, dos diferentes qua-
drantes, onde se contavam, por exemplo, Mário Castrim (Diário de Lisboa), Jorge 
Leitão Ramos (Expresso), Orlando Neves (Diário de Notícias), Penha Coutinho (O Dia), 
Correia da Fonseca (Diário), e o próprio autor deste artigo (Portugal Hoje) publicado 
um comunicado conjunto onde alertavam a opinião pública nomeadamente para a 
“infração permanente a regras elementares de deontologia (…), falta de isenção e ob-
jectividade” da informação; e para a ausência dos “valores da cultura portuguesa” e 
a “banalidade da programação” subordinada a “obscuros interesses comerciais” na 
RTP. Era, pois, por de mais evidente, no início dos anos 80, que o serviço público de 
televisão estava ao serviço da maioria política emergente. 

A era da concorrência

A indefinição do sistema político-partidário após o fim da AD e a bipolarização ao 
centro, entre os actores políticos principais do Bloco Central na primeira metade dos 
anos 80, iria portanto conduzir à maioria absoluta do social-democrata Cavaco Silva, 
que assim reactivava a maioria de centro-direita da própria AD. Regressava também 
o modelo do aparelho ideológico de controlo dos media e em particular da televisão 
com o domínio dos tempos da informação televisiva quer pelo partido que suporta-
va o governo (PSD), quer pelo próprio governo (Cádima, 2010).

Ora, é precisamente num contexto um tanto paradoxal de controlo político da 
informação televisiva, por um lado, e de controlo “comercial” absoluto da programa-
ção do serviço público, que o governo de Cavaco Silva anuncia finalmente a abertu-
ra da televisão à iniciativa privada. Na prática, tratava-se de uma abertura legislativa 
com algum impudor de permeio, uma vez que o monopólio incumbente adoptava 
uma estratégia de “armadilhamento” do terreno no plano da programação televisiva 
criando de imediato barreiras à entrada, quer através dos exclusivos com a Globo, 
quer por via da aquisição excessiva de catálogos de programas nos mercados in-
ternacionais. Por outro lado, a RTP reforçava esta estratégia de antecipação da con-
corrência com a redefinição do modelo de programação da RTP2, que surgia agora 
de forma complementar à RTP1, libertando o primeiro canal para um descompro-
metimento com a missão de serviço público que lhe era inerente e para a guerra de 
audiências que estava próxima.

Este foi, à altura, um facto de ampla discussão e de crítica pública nos media, 
designadamente por parte dos oponentes ao concurso para os novos canais, que 
depois viria a ser atribuído a dois dos três projectos concorrentes, como se sabe. De 
um lado, a SIC, que iniciaria as emissões a 6 de Outubro de 1992, projecto do ex-pri-
meiro ministro Francisco Pinto Balsemão e, com início a 20 de Fevereiro de 1993, a 
TVI/Quatro, liderada pelo ex-ministro da Educação, Roberto Carneiro, com participa-
ção maioritária de organismos da Igreja Católica portuguesa. Pelo caminho ficava o 
projecto TV1 - Rede Independente, S.A., liderado pelo ex-presidente da RTP, Proença 
de Carvalho, projecto ligado ao grupo empresarial que detinha o jornal Correio da 
Manhã (Presselivre). Ficava então definitivamente fechado o longo ciclo do mono-
pólio do Estado na televisão com a assinatura do contrato de concessão do serviço 



  ARTIGOS | 137

público de televisão, entre a RTP e o governo liderado por Cavaco Silva, em Março 
de 1993. Através deste documento, com base na Lei da Televisão de Setembro de 
1990, o Estado pretendia garantir e responsabilizar o serviço público de televisão, 
por um lado, pelo cumprimento da sua missão, designadamente nos planos da in-
formação e da programação, e, por outro, garantindo as respectivas indemnizações 
compensatórias à concessionária. 

E tal como Nelson Traquina escrevia, após a liberalização da lei da televisão em 
Portugal: “There has been a considerable time lag in the development and implemen-
tation of media policy, a lack of coherence in the policy, and poor execution of the 
policy. In the case of Portugal, the lack of coherency in the objectives of policy un-
der the Social-Democratic government (1985-1995) obscures another, more impor-
tant, objective government control of the audiovisual sector” (Traquina, 1998, p.34). 
De facto, verificou-se uma certa displicência política e legislativa nesta matéria – e 
com a sua notória gravidade, como se viria a verificar posteriormente ao longo das 
décadas seguintes – por parte do governo de então. A primeira grande dificuldade, 
liminarmente colocada de parte pelo sistema político e de governo, dizia respeito à 
insuficiência do mercado da publicidade para suportar três operadores televisivos 
em concorrência, ao que se teria de juntar ainda o sector da rádio e da imprensa. 
Tal como foi discutido à época, para muitos observadores – e mesmo operadores 
do sector –, era evidente que não deveria haver mercado publicitário bastante em 
Portugal para um sistema de media em que entrassem de uma vez dois novos opera-
dores de televisão com os respectivos canais comerciais generalistas. Acrescia que 
as condições do concurso eram extremamente benévolas para os novos entrantes, 
ou seja, o governo, numa área de tão elevado impacto público, económico e socie-
tal, nem sequer impunha cadernos de encargos aos novos operadores. Como bem 
observou Nelson Traquina, “É precisamente na questão dos ‘cadernos de encargos’ 
que é possível encontrar uma das maiores brechas no edifício jurídico da paisagem 
audiovisual portuguesa” (1997, p.51).

Um dos principais nomes do jornalismo em Portugal no pós-25 de Abril, Vicente 
Jorge Silva, enunciou de forma muito clara a essência da questão, quando se referiu 
à “forma irresponsável e aventureira como se procedeu, num Governo chefiado por 
Cavaco Silva, ao licenciamento de dois canais televisivos privados” (Silva, 2006, 29 
de Março). Para o antigo director do Expresso e também fundador do Público, esta 
decisão “provocou a desregulação selvagem da paisagem audiovisual portuguesa”. 
Mas não só a paisagem audiovisual… Todo o sistema de media viria a sofrer grave-
mente com o impacto desta decisão. Vicente Jorge Silva referia ainda algo que nos 
parece de primordial importância na análise retrospectiva que merece ser feita de 
todo este período. É que da “concorrência feroz” a que então se passa a assistir resul-
ta não somente uma degradação da qualidade da oferta televisiva em geral, “numa 
espiral incontrolável de vulgaridade”, como também viria a própria imprensa “(não 
apenas a chamada ‘popular’, mas também a dita de ‘referência’), empurrando-a para 
uma sintonia, até por motivos de sobrevivência comercial, com o nivelamento por 
baixo do ‘modelo televisivo’” (Silva, 2006, 29 de Março). Outra era a questão dos mi-
metismos e as estratégias de contra-programação muito ‘igualizadas’ entre público e 
privado, como referia o crítico João Lopes: “rapidamente a nova oferta instalou uma 
sensação de repetição, primeiro, desilusão, depois, repulsa, às vezes” (1995, p. 11).



138 | MEDIA&JORNALISMO

Em matéria de degradação da informação as críticas e a avaliação negativa vi-
nham, inclusivamente, do interior da RTP e de alguns dos próprios jornalistas do ser-
viço público. Foi o caso de José Manuel Barata-Feyo, que considerava que o “telelixo 
informativo, o mais nocivo de todos, chegou a Portugal pela mão da RTP e dos seus 
Telejornais, em meados de 1991” (2002, p. 157). Para Barata-Feyo algo de substan-
tivo teria acontecido no serviço público nesta fase de transição para a concorrência, 
e essa teria sido uma mutação para opções de tipo comercial na esfera editorial da 
informação: “Em 1993, tive oportunidade de ver aplicar, na RTP o novo critério edi-
torial vigente: ‘isto vende ou isto não vende?’” (Barata-Feyo, 2002, p.29). Ou de anti-
gos jornalistas agora a trabalhar na TV comercial, como foi o caso de António Prata: 
“(…) optaram por manter a RTP numa rota indefinida, que cada um vai adaptando 
à vontade dos poderes e dos interesses de ocasião” (Prata, 2017, 14 de Fevereiro).

A evolução da concorrência televisiva virá a ser muito negativa para a RTP. De 
facto, o serviço público não consegue competir nesse espaço errado onde preten-
dia posicionar-se de um ponto de vista comercial. A SIC, por seu lado, rapidamente 
ganha o exclusivo das novelas com a Globo e esse factor vai ser decisivo para que o 
canal liderado por Pinto Balsemão passe a líder absoluto de audiência em Portugal 
a partir de 1995. Era da área política que vinha então a expressão mais crítica des-
te quadro de degradação progressiva da RTP. A afirmação era de Alberto Arons de 
Carvalho, deputado da oposição à altura: “Será só a lei a culpada do pesado e insus-
tentável silêncio da AACS sobre a forma como os dois canais da RTP desrespeitam 
o contrato de concessão do serviço público de televisão e fazem concorrência des-
leal aos canais privados?” (Carvalho, 1994, 15 de Março).

Nelson Traquina tinha assim razão quando reconhecia que a política social-de-
mocrata de “desregulação selvagem” (Traquina, 1997, p. 51; Traquina, 1998, p. 35) 
acabou por ter consequências inevitáveis nessa batalha praticamente sem limites 
pelas audiências na televisão portuguesa da era da concorrência. O que, inevitavel-
mente, viria a retirar capacidade ao serviço público para manter a sua missão, e so-
bretudo para defender a qualidade e a diversidade na sua programação, reenviando-
-o para a luta pelo mercado. Mais a mais com a agravante de lhe ser retirada a taxa 
televisiva e a rede de emissão – recorde-se a alienação da rede à Portugal Telecom 
por valores que se veio a verificar serem altamente penalizadores para o serviço pú-
blico, passando este a ter de alugar à PT a mesma operação que era a sua. Toda 
esta desregulação originaria, já no final de 1995, aquando do termo da gover-nação 
social-democrata, uma situação extremamente crítica para o serviço público de rádio 
e televisão, mergulhado agora numa “tremenda dívida económica e numa profunda 
crise de identidade” (Traquina, 1998, p. 36).

Conclusão

O “quarto equívoco” (Mesquita, 2003) ou o “quarto poder frustrado” (Agee e 
Traquina, s/d) são designações utilizadas, portanto, por Mário Mesquita e por Nelson 
Traquina e Warren Agee nas suas obras em referência, para procurar definir de forma 
assertiva e sintética toda uma história complexa do período revolucionário e pós-re-
volucionário em Portugal após o 25 de Abril. É um facto que a instrumentalização e 



  ARTIGOS | 139

as relações do sistema político com o sistema de media em Portugal ao longo des-
se período foram, por assim dizer, “assintomáticas”, isto é, integravam o “vírus” des-
te sistema de facilitações mútuas e sobretudo de controlo ou “sequestro” dos media 
pelo sistema político, sem que esse conúbio fosse em boa parte das vezes detecta-
do pela opinião pública, ou denunciado pelos próprios agentes no terreno (Chaves, 
2003, 25 de Abril), os próprios responsáveis editoriais dos meios de comunicação à 
época, envolvidos nas lutas político-partidárias e no controlo das redações.

Por outro lado, no plano legal e jurídico-administrativo, a continuada intervenção 
do Estado neste processo de desregulação conduziria a uma rápida desagregação 
sectorial transformando os principais media e grupos de comunicação em empresas 
regularmente deficitárias, acumulando os principais meios tradicionais do sector, nos 
primeiros anos do novo século – e após a década de ouro dos anos 90, em maté-
ria de investimento publicitário – uma dívida superior a mil milhões de euros. Nada 
de substancialmente diferente se alterou desde então, tendo-se agravado o quadro 
geral da comunicação social em Portugal, nomeadamente no sector da imprensa, 
em resultado da complexa situação entretanto surgida com a Internet e a migração 
dos media para o digital.

Se é um facto que a bolha “dotcom”, no final dos anos 90, teve já os seus impactos 
no contexto do mercado português da comunicação social, tendo levado à falência as 
primeiras experiências de portais de grupos de comunicação em Portugal, a verdade 
é que a debilidade do sector dos media começa, paradoxalmente, na década de maior 
investimento publicitário no pós-25 de Abril (anos 90) e portanto, antes ainda dos pri-
meiros efeitos da era digital neste negócio, que depois se foi consolidando, embora 
com diversíssimas fragilidades, mais para o final na primeira década deste novo século. 

 Da demissão do Estado e da “desregulação selvagem” de que falava Nelson 
Traquina ainda hoje se sentem os impactos. E, muito provavelmente, se irão continuar 
a sentir, pelo menos enquanto o digital – e o seu potencial tecnológico auto-regula-
tório e de desintermediação – não vier anular por completo os erros, manipulações e 
enviesamentos criados pelo sistema político-partidário português designadamente 
nos anos 80 e 90. Dir-se-ia que o sector dos media em Portugal nunca mais recuperou 
dos vários ciclos desse conúbio e da regular gestão político-partidária e de interesses 
que foram sendo habituais ao longo de décadas após o 25 de Abril. As consequên-
cias mais visíveis de tudo isso verificam-se hoje, de modo, aliás, bastante crítico, mui-
to em particular no plano da precariedade do campo jornalístico, que é justamente o 
ponto mais sensível no que diz respeito quer à defesa do sistema democrático, quer 
à consolidação do princípio constitucional da liberdade de imprensa e da independên-
cia dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.

Referências bibliográficas

Agee, W. K., e Traquina, N.  (s/d). O Quarto Poder Frustrado. Os meios de comunicação social no 
Portugal pós-revolucionário. Lisboa: Vega. 

Almeida, N. R. (2017, 10 de setembro). Proença de Carvalho. Um homem de sorriso de aço. Sol 
online. Disponível em https://sol.sapo.pt/artigo/579860/proenca-de-carvalho-um-homem-
-de-sorriso-de-aco-



140 | MEDIA&JORNALISMO

Barata-Feyo, J. M. (2002). RTP: O Fim Anunciado. Lisboa: Oficina do Livro.
Braumann. P. J.,  e Cádima, F. R. (1990). Televisão - Oásis ou miragem. Marketing & Publicida-

de, 40, 32-37. 
Cádima, F. R. (2013). A questão da Televisão da Igreja em Portugal: do laicismo às cumplici-

dades jurídico-políticas do Estado. In F. R. Cádima,  História, Média, Poder (pp.131-221). 
Lisboa: Media XXI. 

---------- (2010). Media e Democracia em Portugal. Verso e Reverso, 24(55), 11-17. doi: 10.4013/
ver.2010.24.55.02

---------- (2002). A Comunicação Social em Portugal no Século XX - Fragmentos para a História de 
um Servidor de dois Amos. In F. Pernes (Coord.), Panorama da Cultura Portuguesa (pp. 179-
207). Porto: Afrontamento e Fundação de Serralves.

Carvalho, A. A. (1994, 15 de março). Uma Alta Autoridade para Quê?. Público, p. 14.
---------- (2009). A RTP e o Serviço Público de Televisão. Coimbra: Almedina.
Chaves, A. R. (2003, 25 de abril). Jornalistas sem direito à palavra (Carta a um cidadão demo-

craticamente amordaçado). Incensuráveis. Disponível em 
https://sites.google.com/site/incensuraveis/jornalistas-sem-direito-a-palavra-carta-a-um-cida-

dao-democraticamente-amordacado
Lopes, J. (1995). Teleditadura – Diário de um Telespectador. Lisboa: Quetzal Editores.
Mesquita, M. (2003). O Quarto Equívoco - O poder dos media na sociedade contemporânea. 

Coimbra: Minerva.
---------- (1993). Os Meios de Comunicação Social. In Reis, A. (Coord.), Portugal – 20 Anos de 

Democracia. Lisboa: Círculo de Leitores.
Prata A. (2017, 14 de fevereiro). TV privada, TV pública: 25 anos de enganos. TVI24 online. 

Disponível em https://tvi24.iol.pt/opiniao/televisao/antonio-prata-tv-privada-tv-publica-25-
-anos-de-enganos

Rego, V. C. (2018). Na Prática a Teoria é Outra. Escritos 1957-99. Lisboa: D. Quixote. 
Reis, A. (1993). O Poder Central. In A. Reis, 20 Anos de Democracia. Lisboa: Círculo de Leitores.
Rezola, M. I., e Gomes, P. M. (2014). A revolução nos média. Lisboa: Tinta da China.
Silva, V. J. (2006, 29 de março). Ordem e desordem jornalística. Diário de Notícias. Disponível em 

https://www.dn.pt/arquivo/2006/ordem-e-desordem-jornalistica-638267.html
Traquina, N. (1995). Portuguese television: the politics of savage deregulation. Media, Culture & 

Society, 17(2), 223–238. doi:10.1177/016344395017002004
Traquina, N. (1997). Big Show Media. Viagem pelo mundo do audiovisual português. Lisboa: 

Editorial Notícias.
Traquina, N. (1998). Western European Broadcasting, Deregulation, and Public Television: The 

Portuguese Experience. Journalism & Mass Communication Monographs, 167.

Nota: O autor escreve ao abrigo do antigo acordo ortográfico

Nota biográfica

Francisco Rui Cádima é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comuni-
cação da NOVA FCSH. Investigador Responsável do ICNOVA – Instituto de Comunicação da 
NOVA, é  diretor da revista Media & Jornalismo.

Ciência ID: 231F-D7BA-F635



  ARTIGOS | 141

ORCID iD:0000-0002-5449-8831
Scopus Author ID: 57063529500
Email: frcadima@fcsh.unl.pt
Morada institucional: Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Comunicação da NOVA, Av. 

de Berna, 26-C – Lisboa 069-061, Portugal

* Submetido| Received: 2020.04.24
* Aceite | Accepted: 2020.06.02






