https://impactum-journals.uc.pt/mj/issue/feed Media & Jornalismo 2019-07-03T15:34:27+01:00 Patrícia Contreiras patriciacontreiras@fcsh.unl.pt Open Journal Systems Media & Jornalismo, publicação do Centro de Investigação Media e Jornalismo, é uma revista científica que tem como objectivo constituir um espaço de debate e divulgação da pesquisa realizada sobre os media e o jornalismo dentro e fora do país. https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6721 The Impact of the purchase channel on unplanned purchases 2019-07-03T15:34:27+01:00 Inês Henriques ineshenriques73@gmail.com Ana Margarida Barreto ambarreto@fcsh.unl.pt <p>Esta investigação exploratória teve como objetivo observar se o canal de compra utilizado (online versus loja física) pode influenciar o número e o tipo de compras não planeadas numa situação de compra de supermercado. 64 participantes simularam uma compra no supermercado usando uma lista de compras e um orçamento pré-definido. Os participantes foram divididos em duas condições: simulação de compras online e de compras offline.<br>Os resultados mostram que os consumidores compram mais itens não planeados (e gastam mais dinheiro em compras não planeadas), bem como itens em promoção, quando compram nas lojas físicas. Além disso, tendem a gastar mais tempo no processo de tomada de decisão quando comparados com os participantes que usaram o online. Estes últimos gastam mais dinheiro em itens que estavam na sua lista de compras.<br>Estes resultados são importantes para a literatura, sugerindo que as reações do consumidor em relação às compras diferem de acordo com o canal. Anunciantes e web designers também podem beneficiar destas observações ao tomar melhores decisões em relação à publicidade online, especificamente no domínio do retalho. Sugestões para estudos futuros são fornecidas no final.</p> 2019-06-28T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6722 Violação das garantias processuais brasileira praticadas pela Mídia: uma análise do caso Escola Base/ 1994 2019-06-28T09:25:46+01:00 Thaís dos Santos Souza thaissouza4@yahoo.com <p>O propósito deste trabalho é analisar a violação das garantias processuais do Estado Democrático de Direito praticadas pelos meios de comunicação, com ênfase no Caso Escola Base, ocorrido no estado de São Paulo. Apresenta alguns princípios e garantias processuais e direitos que compõem o direito da personalidade assegurado pelo Estado Democrático de Direito inerente ao tema. Analisa a aplicação dos princípios processuais e dos direitos assegurados pela Dignidade da Pessoa Humana no Caso Escola Base. Retrata a influência da mídia nas decisões judiciais e administrativas, especificamente no sistema jurídico processual penal brasileiro e na atuação policial. A base para o estudo foi a doutrina que aborda o tema, além de reportagens publicadas na época.</p> 2019-06-28T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6723 Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro 2019-06-28T09:32:05+01:00 Mariana Carareto marianacarareto@gmail.com Renata Calonego rcalonego@gmail.com Roseane Andrelo roseane.andrelo@unesp.br <p>Em busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.</p> 2019-06-28T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6724 Embalagem: o elemento imagem do produto 2019-06-28T09:35:32+01:00 Madalena Sena emmesenn@gmail.com <p>A embalagem é um objeto completo e complexo que reúne em si mesma duas grandes funções: a de conter o produto e a de o anunciar. Embora antagónicas estas duas funções coexistem na embalagem que, por um lado esconde o produto e, por outro o faz aparecer. O produto é o conteúdo da embalagem, é aquilo que consumimos e, a embalagem é apenas o seu contentor, contudo, a embalagem confunde-se com o produto tornando-os praticamente indissociáveis. A embalagem envolve, protege e dá forma ao conteúdo porém, essa função estrutural essencial tem como desvantagem a ocultação do próprio produto.<br>Assim, se o conteúdo embalado fica oculto aos olhos do consumidor cabe à embalagem a tarefa de comunicar o que contém no seu interior. As imagens assumem assim o papel de anunciar o produto contido na embalagem de forma a torna-lo visível, mas também de o tornar apelativo ao ponto de influenciar a decisão de compra. As imagens são, portanto, o melhor património que o produto pode ter. </p> 2019-06-28T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6725 Hindman, M. (2018). The Internet Trap: How the Digital Economy Builds Monopolies and Undermines Democracy. Princeton, New Jersey: Princeton University Press. 2019-06-28T09:38:40+01:00 Eduardo Acquarone icnova@fcsh.unl.pt <p>https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_22</p> 2019-06-28T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement##