Media & Jornalismo https://impactum-journals.uc.pt/mj <p class="p1"><span class="s1">Media &amp; Journalism is a pioneering scientific journal in Portugal in the field of media studies and journalism. The first issue was published in 2002 by the then CIMJ - Centro de Investigação Media &amp; Jornalismo// Center for Research Media &amp; Journalism, tackling a “diversity of the themes of its articles, methodologies and reflections” and being “a space that promotes qualified discussion, not only in the academic community, but also among all those interested in the media and journalism in contemporary societies.” The magazine is currently published by ICNOVA - NOVA Communication Institute, which has since merged with CIMJ. The journal is still published twice a year (April and October of each year), and is indexed in SCOPUS, Scielo and DOAJ databases, and it follows a rigorous scientific arbitration procedures. Moreover, all of its content is openly accessible and free of charge.&nbsp;</span></p> <p class="p1"><span class="s1">Media &amp; Journalism publishes top academic research and is a space for qualified discussions aimed at elucidating the social and political dynamics prompted by media and journalism in contemporary society. The reflections contribute to a more profound and critical knowledge of the various factors, time periods and impacts of the<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>complex phenomena of communication. It seeks to bring together a variety of issues and approaches, from history to sociology, from law to economics, from practices,<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>to technologies and uses, and constitutes an element of reflection and debate within a vast community looking at the peculiaries of the fields of media and journalism.</span></p> pt-PT <p>Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a>&nbsp;que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> icnova@fcsh.unl.pt (ICNOVA) patriciacontreiras@fcsh.unl.pt (Patrícia Contreiras) Qui, 27 Mar 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Portraying Turkey: A Content Analysis of News Headlines on Euronews Website https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16503 <p>The purpose of this study is to reveal how Euronews, established as a common channel of Europe, conveys news about Turkey between the years 2021 and 2025. In this context, the following research questions have been posed: Q1: How are Turkey's news framed on the Euronews online site? Q1a: How does Euronews portray Turkey politically, economically, environmentally, and socially? Q1b: How are Turkey's relations with Europe and other countries framed? Q1c: How is Turkey's position within the European identity presented? To answer these questions, the history of Euronews and the theoretical importance of news framing and headlines were initially outlined. The n: 729 news articles obtained from the research were coded under 7 categories and 23 subcategories and analyzed using content analysis. According to the findings, Euronews depicts Turkey as a country struggling with problems and positions it as "the other" of Europe in many respects.</p> Tugay Sarıkaya Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16503 Los cortometrajes documentales se convierten en un género periodístico más con contenidos habiDel cine al periodismo: el cortometraje documental feminista como género informativo From Film to Journalism: Feminist Documentary Shorts as a Form of News Media https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16494 <p class="p1">Os curtas-metragens documentais tornam-se mais um gênero jornalístico, com conteúdos habituais dos meios de comunicação. A quantidade excessiva de notícias diárias impede que temas fundamentais, como o feminismo, recebam a análise que merecem, razão pela qual o cinema também pode funcionar como um meio de comunicação de massa para alertar sobre injustiças e construir uma memória audiovisual. É o que acontece na categoria de Curta-Metragem Documental dos Prêmios Goya, com 30% das produções dos últimos cinco anos centradas na luta feminista — número que sobe para 40% em 2024 e 60% em 2025. Este trabalho de pesquisa concentra-se nos cinco documentários das edições dos Goya de 2024 e 2025. Em 2024, dois curtas-metragens documentais têm as mulheres e seus direitos como protagonistas: <em>Ava</em> (Mabel Lozano, 2022), vencedor do prêmio, sobre o crime cometido contra uma jovem com deficiência forçada à prostituição; e <em>Herederas</em> (Silvia Venegas, 2023), que percorre os direitos conquistados pelas mulheres ao longo do último século na Europa. Em 2025, os curtas são: <em>Sementes de Kivu</em> (<em>Semillas de Kivu</em>, Néstor López, 2024), sobre mulheres estupradas por guerrilheiros no Congo e vencedor daquela edição dos Prêmios da Academia; <em>As noivas do sul</em> (<em>Las novias del sur</em>, Elena López Riera, 2023), com mulheres resignadas aos seus casamentos nos anos 1960 e 1970; e <em>Os vazios</em> (<em>Los vacíos</em>, Sofía Esteve, 2024), sobre a repressão franquista através da história de um reformatório feminino.</p> Cristina San José-De la Rosa, Ana Cea-Navas, Alicia Cea-Navas, Jon Dornaleteche Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16494 PAYWALLS EM PERSPECTIVA: MODELOS, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA OS MEDIA E PARA A SOCIEDADE https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16484 <p>Este artigo explora as dinâmicas e tendências do modelo de subscrição de notícias pagas em Espanha e Portugal. O foco está na compreensão das preferências e comportamentos dos consumidores face às notícias pagas, analisando variáveis demográficas, económicas e de acesso à informação. Foi implementada uma metodologia quantitativa, utilizando questionários estruturados para recolher dados de mais de 2000 participantes em ambos os países para responder a questões de investigação centradas na identificação das motivações e barreiras que influenciam a decisão dos utilizadores de subscrever conteúdos pagos. Os resultados sugerem que existe um segmento da população mais propenso a investir em notícias de qualidade, especialmente entre os jovens e os indivíduos mais instruídos. Entre as conclusões, destacamos que, apesar dos desafios, existem oportunidades significativas para os meios de comunicação social oferecerem valor acrescentado e se diferenciarem num mercado saturado de conteúdos gratuitos. A personalização dos conteúdos e a criação de comunidades exclusivas para assinantes podem ser estratégias fundamentais para fomentar a lealdade e a vontade de pagar.</p> Ana Pinto-Martinho; Angel L. Rubio, Dimitrina J. Semova, Ignacio Moreno Segarra Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16484 English Media Ecologies of Brazilian Immigration https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16479 <p>Este artigo analisa a fragmentação da esfera pública digital em Portugal, investigando como a cobertura mediática da imigração brasileira é processada por comunidades distintas. Focando nos jornais <em>Público</em> e <em>Diário de Notícias</em> e nas suas respetivas secções de nicho para a diáspora (<em>Público Brasil</em>, <em>DN Brasil</em>), o estudo explora como estes veículos criam ecologias de debate paralelas para a sociedade de acolhimento e para a comunidade migrante. Argumenta-se que, para uma comunidade frequentemente marginalizada, os espaços de nicho funcionam como esferas públicas alternativas que oferecem validação e coesão, revelando a emergência de um 'público-solucionador' com notável capacitação técnica. Em contraste, os canais principais transformam a imigração numa "arena de conflito", onde se projetam as ansiedades e fraturas ideológicas da nação. Para desvendar estas dinâmicas, o estudo aplica a metodologia "BOA COGNIÇÃO", que, ao analisar posturas cognitivas, complexidade lexical e potencial propositivo, permite mapear as diferentes lógicas de pensamento que coexistem de forma estanque. Os resultados demonstram que a segmentação mediática não só reflete, mas aprofunda a divisão entre as experiências vividas pela diáspora e as narrativas simbólicas da sociedade de acolhimento, revelando os desafios e as novas configurações do debate público na era digital.</p> FERNANDO THOMPSON Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16479 Development of Military Journalism in the World: Specifics, Current Experience and Prospects https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16463 <p>The study explored the key features and evolution of military journalism, focusing on its importance in covering conflicts and geopolitical crises. It examined the historical development of the field and the impact of modern technologies, such as Open-Source Intelligence (OSINT), satellite imagery, and social media, on military reporting. While social media accelerates information dissemination, it also introduces challenges such as misinformation, raising concerns about journalistic ethics and credibility. The study highlighted that, in hybrid wars and information campaigns, journalists play a critical role in combating disinformation by delivering accurate, verified information. It emphasized that the future of military journalism depends on the continued development of technology and improved media literacy, enabling society to better navigate the information war and maintain trust in journalistic content.</p> Manarbek Karekenov, Amangeldy Shurentaev, Marat Azhgaliyev, Ainur Suleimenova, Aibarsha Zhaksylyk Direitos de Autor (c) https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/16463