Se o coração pensasse, pararia? – Desenvolvimento de um Instrumento de Avaliação da Inteligência Emocional Grupal

  • Ana Cármen Correia Universidade de Coimbra
  • Isabel Dórdio Dimas Universidade de Aveiro
  • Paulo Renato Lourenço Universidade de Coimbra

Resumo

O modelo de Inteligência Emocional Grupal de Druskat e Wolff (2001a; 2001b) apresenta seis dimensões caracterizadoras da Inteligência Emocional, situadas a três níveis de análise, e constituídas por normas que, teoricamente, despertam e regulam as emoções nos grupos/equipas. No presente estudo, foi adaptado para a língua portuguesa o Group Emotional Intelligence Questionnaire (Hamme, 2003), questionário ancorado no modelo referido e que comporta cinco dimensões (Regulação dos Membros sobre o Grupo, Auto-Consciência do Grupo, Auto-Regulação do Grupo, Consciência Social do Grupo, e Competências Sociais do Grupo). Contando com uma amostra de 333 indivíduos pertencentes a 74 grupos, foi testada a validade de constructo do Questionário de Inteligência Emocional Grupal (QIEG), através de uma Análise em Componentes Principais (ACP). Os resultados evidenciaram a emergência de quatro dimensões interpretáveis, em vez das cinco previstas com base no instrumento original. As dimensões avaliadas no QIEG – Regulação dos Membros sobre o Grupo, Auto-Consciência do Grupo, Auto-Regulação do Grupo, e Consciência/Competências Sociais do Grupo – apresentaram valores de consistência interna satisfatórios, apontando para um bom nível de fiabilidade do instrumento.
  • Resumo visualizado = 55 vezes
  • PDF visualizado = 36 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-07-01
Como Citar
CORREIA, Ana Cármen; DIMAS, Isabel Dórdio; LOURENÇO, Paulo Renato. Se o coração pensasse, pararia? – Desenvolvimento de um Instrumento de Avaliação da Inteligência Emocional Grupal. Psychologica, [S.l.], n. 55, p. p. 115-143, jul. 2011. ISSN 1647-8606. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1124>. Acesso em: 18 ago. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Inteligência Emocional Grupal; grupos/equipas; instrumento de avaliação; análise em componentes principais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)