Modelo de Liderança Autêntica: concepção teórica e evidências de validade do Authentic Leadership Questionnaire (ALQ) para o Brasil

  • Clarissa Socal Cervo Departamento de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Brasil.
  • Jean Carlos Natividade Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Lisete dos Santos Mendes Mónico Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Leonor Pais Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Nuno Rebelo dos Santos Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora, Portugal.
  • Claudio Simon Hutza Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Resumo

O modelo de Liderança Autêntica destaca-se entre as teorias positivas de liderança.
O instrumento mais utilizado para aferir a autenticidade do líder é o Authentic Leadership Questionnaire (ALQ). No Brasil, esta medida encontra-se validada, contudo, é ainda necessário reforçar as suas evidências de validade para este país. O objetivo desta investigação é apresentar evidências adicionais de validade do ALQ para o contexto brasileiro de trabalho. Participaram no estudo profissionais líderes (N = 437) e liderados (N = 1329), de organizações da região sul do país. O ALQ foi aplicado nas versões de auto e heteroavaliação. Análises Fatoriais Confirmatórias indicam a presença dos quatro fatores do modelo de Liderança Autêntica, e há confiabilidade e validade do ALQ para as amostras brasileiras estudadas. A natureza privada das organizações impacta na percepção de autenticidade na liderança, contudo os resultados não confirmam a importância das variáveis sociodemográficas (idade, sexo, escolaridade e renda pessoal) e da dimensão da organização. Discutem-se as limitações do estudo e apresentam-se sugestões para futuras investigações.

Palavras-chave

liderança autêntica, questionário de liderança autêntica, evidências de validade, confiabilidade da medida

  • Resumo visualizado = 164 vezes
  • PDF visualizado = 96 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
CERVO, Clarissa Socal et al. Modelo de Liderança Autêntica: concepção teórica e evidências de validade do Authentic Leadership Questionnaire (ALQ) para o Brasil. Psychologica, [S.l.], v. 61, n. 2, p. 7-28, dez. 2018. ISSN 1647-8606. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/6057>. Acesso em: 17 ago. 2019.
Secção
Artigos